ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA
Defensoria Pública vai realizar mutirão de atendimento jurídico gratuito no Terminal de Ônibus do CPA I

Na próxima terça-feira (17), das 6h às 10h, ocorrerá o mutirão Defensoria Até Você, no Terminal de Ônibus do CPA I, em Cuiabá. A Defensoria Pública vai oferecer à população assistência jurídica gratuita em ações de divórcio, pensão alimentícia, declaração para obtenção da segunda via de documentos e orientação na área da saúde.
O evento acontecerá na Semana da Defensoria Pública, instituída pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) em dezembro de 2019, em todo o estado, na terceira semana de maio, em alusão ao Dia do Defensor Público, celebrado no dia 19 de maio.
Localizado na região norte de Cuiabá, o Terminal Urbano do CPA 1 foi construído em 1995 e é responsável por mais de 15 linhas de ônibus que cruzam toda a capital. Diariamente, cerca de 30 mil pessoas passam pelo local.
Todo cidadão com renda mensal individual de até três salários mínimos ou rendimento familiar de até cinco salários mínimos pode receber assistência jurídica gratuita da Defensoria Pública.
Para participar, os interessados devem levar os documentos pessoais, como certidão de nascimento, RG e CPF dos filhos, certidão de casamento atualizada etc.
Confira abaixo a relação de documentos necessários para cada caso:

Destaques
“Convocamos à população para mais esse importante trabalho de prevenção à saúde”

Além do desafio de conter a disseminação da Covid-19, enfrentamos também o desafio de vacinar o maior número possível de pessoas contra a gripe.
A vacina é a principal forma de proteção contra a Gripe. Mas ela precisa ser recebida todos os anos. É importante deixar claro que muita gente chama de “gripe” o que na verdade é o “resfriado comum”. Gripe é a infecção causada por um vírus do grupo Influenza, como o H1N1m e H3N2.
A proteção da Vacina contra a Gripe começa de 2 a 3 semanas após sua administração e dura por no máximo 1 ano. Sua maior proteção é nos 4 primeiros meses. Por isso a vacinação deve ser feita pouco antes do período de maior circulação do vírus.
Além disso, os vírus podem sofrer mutações de um ano ao outro o que pode comprometer a proteção, mesmo em pessoas com boa resposta à vacina. Existe um monitoramento dos tipos de vírus circulando a cada ano e em caso de grande mutações virais, há um ajuste da vacina.
A principio, ter a doença uma vez causa imunidade para toda a vida. Mas, a proteção é específica para aquela cepa, portanto, a pessoa ainda precisa se vacinar todos os anos para se proteger dos outros vírus que estão na vacina. Além disso, caso o vírus pelo qual a pessoa se infectou sofra uma mutação e mude a cepa, a pessoa também não estará protegida contra o novo vírus.
Vacinas disponíveis
O Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), reforçou mais uma vez o alerta à toda população cuiabana para imunização contra a Influenza. As vacinas estão disponíveis para o público em geral, a partir dos seis meses de vida.
O chamado foi reforçado durante a live semanal desta terça-feira (28), mesmo dia em que começou a ampliação da cobertura vacinal. A vacina protege contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Não é preciso fazer intervalo caso a pessoa tenha se vacinado contra a Covid.
“Convocamos à população para mais esse importante trabalho de prevenção à saúde. Todas as unidades tiveram os estoques reforçados, a fim de atender o maior número de pessoas, principalmente os idosos e crianças”, declarou o chefe do Executivo Municipal, Emanuel Pinheiro.
Mesmo com a prorrogação da campanha contra Influenza até do dia 24 de junho, a cobertura vacinal continua muito baixa.
“Nosso público alvo inicial da campanha é de cerca de 158 mil pessoas e conseguimos vacinar somente 31% desse grupo. Com a liberação para toda a população, estamos trabalhando para aumentar esse percentual da vacinação contra a gripe”, finalizou Pinheiro.
-
Destaques7 dias atrás
Cepesca diz que pesca do pintado não está proibida em MT
-
Política4 dias atrás
Jahjah Neves diz que existem emendas “falcatrueiras de deputados
-
Política5 dias atrás
Daqui a 98 dias, mais de 2,4 milhões de eleitores de Mato Grosso vão as urnas
-
Política2 dias atrás
Audiência Pública debate Projeto de Lei e impactos que afrouxa proteção do Pantanal
-
Geral4 dias atrás
Baixa procura pela vacina contra Covid-19 na rede pública desestimula venda nas clínicas da rede privada
-
Destaques3 dias atrás
UTIs voltam ficar lotadas em MT
-
Artigos7 dias atrás
TSE será intolerante com as Fake News
-
Artigos3 dias atrás
São muitos os brasis