Search
Close this search box.

Política

Ribeirinho Cidadão IX é lançado em Santo Antônio de Leverger

Publicados

em

O Ribeirinho Cidadão IX foi lançado na manhã desta sexta-feira (12), em Santo Antônio de Leverger, com a presença massiva das autoridades parceiras do projeto, que neste ano terá duração de 17 dias, pelos quais cerca de 70 comunidades serão atendidas. A expedição, cujo intuito é prestar assistência jurídica e social de forma integral e gratuita à população, conta com mais de 60 profissionais das mais diversas áreas.

ribeirinho cidadao 2016Para o Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, o momento era de alegria, nostalgia e despedida. "A alegria é reflexo da satisfação que vemos no rosto de cada ribeirinho atendido pelo projeto, que aguarda com ansiedade por cada nova edição. Nostalgia pelo fato de, em 2009, quando fui Defensor-Geral pela primeira vez, ter lançado a segunda edição do Ribeirinho Cidadão neste município. Já a despedida se deve ao fato de neste ano eu encerrar meu mandato. Essa feliz coincidência tem um sabor especial".

O Defensor-Geral também destacou o trabalho desempenhado pelo coordenador do projeto, Defensor Público Air Praeiro. "Essa expedição veio de uma mente pantaneira, conhecedora dessas terras e incansável em sua luta diária, que conduz com maestria essa expedição. Além disso, esse projeto não seria coroado de êxito se não fosse a soma de esforços de todos os parceiros. Juntos somos verdadeiros agendes de transformação social".

Já o Governador do Estado, Pedro Taques, ressaltou a importância da ação de cidadania. "Nada mais importante na República que o título de cidadão, que esse projeto traz em seu nome. Muitas vezes o que mais vale na vida não são as grandes ações, mas a simplicidade de coisas pequenas, a exemplo de uma pessoa que não via a presença do Estado e graças ao projeto se tornou cidadã. Eu acredito em ações como essa, ação conjunta de homens e mulheres de bem".

Leia Também:  417 servidores da Câmara de Cuiabá que ocupam cargos comissionados serão exonerados

O Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Paulo da Cunha, por sua vez, destacou a parceria da Marinha do Brasil, que pela primeira vez participa do projeto, e do que considera o papel fundamental da Defensoria Pública para agregar parceiros.

Por fim, Air Praeiro relembrou casos das edições anteriores do Ribeirinho e ponderou sobre a importância de cada membro que compõe a equipe. "Nós fazemos a gota d´agua do oceano, tal qual a necessidade desse povo. Com essa ideologia, vontade e sensibilidade de todos os parceiros concebemos, realizamos e estamos lançando mais uma edição do projeto".

Também marcaram presença na solenidade de abertura, marcada pela entrega de moções aos coordenadores Air Praeiro e José Antônio Bezerra Filho pela Assembleia Legislativa, o Chefe da Casa Civil, Paulo Taques, o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Prado, Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB), Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Beatriz Theodoro, a Vice-presidente do Tribunal de Justiça, Clarice Claudino da Silva, Corregedora-Geral de Justiça, Maria Erotides Kneip, o Prefeito de Santo Antônio de Leverger, Valdir Castro Filho, além de representantes da Marinha do Brasil, da Defensoria Pública, do Executivo e Legislativo Estadual e Municipal, do Poder Judiciário.

Logo após o evento, as embarcações que compõe o expedição já desceram o Rio Cuiabá para os primeiros atendimentos, que nesta sexta-feira são realizados nas comunidades de Praia do Poço, Barranco Alto, São José da Boa Vista, Santa Clara e Barranco Alto 2, além de Barra do Aricá. 

Leia Também:  "A Prefeitura terá que realizar um "pente-fino" nos pagamentos do adicional de insalubridade dos servidores da Saúde"

O Ribeirinho

A primeira etapa do Ribeirinho Cidadão terá duração de dez dias, quando as embarcações com a equipe que conta com defensores, juízes, médicos, promotor de Justiça, oftalmologistas, dentistas, assistentes sociais e outros profissionais aptos a solucionar questões jurídicas e sociais, irão navegar as águas que banham as comunidades de Santo Antônio de Leverger a Poconé, passando por Barão de Melgaço. Já na segunda parte, com duração de sete dias, o atendimento será prestado por via terrestre na região de Santo Antônio de Leverger e Juscimeira.

Durante todo Ribeirinho serão emitidos documentos como Identidade Civil, Carteira de Trabalho e CPF e doados óculos, medicamentos, brinquedos e peças de vestuários, estas cedidas pela Receita Federal e distribuídas à população mediante entrega de lixo retirado das margens dos rios. Também serão realizadas dinâmicas de educação ambiental.

Idealizado pela Defensoria, o Ribeirinho é realizado em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, com apoio do Governo do Estado, Tribunal Regional do Trabalho, Ministério Público Estadual, Juizado Volante Ambiental de Cuiabá, INSS, Marinha do Brasil, Assembleia Legislativa, Ministério do Trabalho e Emprego, Receita Federal, Incra, Secretaria Estadual de Segurança Pública e de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, SAMU, Sesc Pantanal, Funasa, Prefeituras de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Juscimeira e Poconé, Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Leverger, Comando-Geral da Polícia Militar do Estado, Universidade Federal de Mato Grosso, Doctor Master Medicamentos Odontológicos, Comércio de Medicamentos DMC, distribuidoras de medicamentos Mega Farma e Quality Farma, Colônia de Pescadores Z5, AMEC e médicos voluntários.

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Flávia Moretti desafia crise no PL, mantém filiação e consolida apoio a Pivetta

Publicados

em

A Prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), afirmou nesta quinta-feira (24) que não pretende deixar voluntariamente o Partido Liberal (PL), apesar do conflito com a direção estadual da legenda provocado por seu apoio à candidatura do governador Otaviano Pivetta (Republicanos) à reeleição em Mato Grosso. Durante um ato político da campanha do republicano, a Prefeita da Cidade Industrial declarou que permanecerá filiada ao PL e que somente deixará a sigla caso seja expulsa. A manifestação ocorreu em meio ao avanço de sua aproximação pública com Pivetta.

A posição de Flávia Moretti ocorre após ela contrariar a orientação política de seu próprio partido e declarar apoio a Pivetta na disputa pelo Governo de Mato Grosso. O PL lançou o Senador Wellington Fagundes como candidato ao Palácio Paiaguás, o que colocou a prefeita várzea-grandense em uma situação de divergência com a direção estadual da legenda. O episódio ampliou o debate sobre a permanência de lideranças municipais do partido que decidiram apoiar uma candidatura adversária.

Apesar do desgaste partidário, Flávia voltou a demonstrar publicamente sua proximidade com Pivetta durante o evento realizado em Cuiabá. A prefeita participou da mobilização eleitoral e foi registrada dançando ao som do jingle “Bora Pivetar”, gesto que reforçou visualmente seu alinhamento com a campanha do governador. A participação ocorreu mesmo com sua permanência formal no PL e com Wellington Fagundes concorrendo ao Governo pelo mesmo partido.

Questionado sobre a situação partidária da prefeita, Pivetta evitou tratar de um eventual convite para que ela se filie ao Republicanos. O governador destacou a relação administrativa entre o Estado e o Município de Várzea Grande e afirmou, segundo relatos publicados sobre o episódio, que Flávia não precisaria discutir uma eventual mudança partidária neste momento. A declaração deslocou o foco da disputa interna do PL para a parceria entre as duas administrações.

Leia Também:  Riva diz que suspensão da RGA é jogo combinado entre governo e TCE

A aproximação entre Flávia e Pivetta também está relacionada a demandas consideradas prioritárias para Várzea Grande. Entre elas está o abastecimento de água, tema que passou a integrar uma atuação conjunta entre o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura Municipal. A própria prefeita já havia associado seu apoio político ao governador ao auxílio recebido pelo município para enfrentar problemas estruturais, especialmente aqueles relacionados ao fornecimento de água.

A crise entre Flávia e o PL Estadual não começou com o ato desta quinta-feira. Nos dias anteriores, a prefeita havia admitido que recebeu convites de diferentes partidos, inclusive do Republicanos, mas também afirmou que sua eventual saída da legenda ainda estava em avaliação. A mudança de postura apresentada agora indica que, ao menos neste momento, sua intenção é permanecer formalmente no PL, mesmo mantendo o apoio eleitoral a Pivetta.

O conflito ganhou dimensão maior depois que a Direção Estadual do PL anunciou procedimentos internos para analisar a situação de prefeitos que declararam apoio a Pivetta. Flávia está entre os gestores que passaram a integrar o grupo de prefeitos ligados ao PL que apoiam o governador, ao lado de outros administradores municipais que também se afastaram da orientação eleitoral da legenda. A possibilidade de medidas disciplinares passou, desde então, a fazer parte da discussão política.

Leia Também:  417 servidores da Câmara de Cuiabá que ocupam cargos comissionados serão exonerados

A situação também evidencia uma divergência entre a orientação partidária e as prioridades defendidas por algumas administrações municipais. Enquanto a direção do PL sustenta a candidatura de Wellington Fagundes ao Governo, prefeitos filiados à legenda têm manifestado apoio a Pivetta, justificando suas escolhas, em diferentes momentos, por questões relacionadas às necessidades de seus municípios. Wellington, por sua vez, afirmou anteriormente não defender a expulsão de prefeitos que optaram por apoiar o adversário.

No caso específico de Várzea Grande, a questão do abastecimento de água ganhou peso na aproximação entre a Prefeitura e o Governo do Estado. A cooperação administrativa passou a ser apresentada como um dos elementos que explicam a posição política de Flávia. Em paralelo, a disputa eleitoral transformou a relação institucional entre Estado e Município em um dos pontos de destaque do embate político que envolve Pivetta, Wellington e diferentes lideranças do PL em Mato Grosso.

Com a declaração desta quinta-feira, Flávia Moretti mantém, portanto, uma posição política definida em favor de Otaviano Pivetta, mas continua oficialmente filiada ao PL. A prefeita não anunciou desfiliação e afirmou que não pretende deixar a legenda por iniciativa própria. O cenário mantém aberta a possibilidade de novos desdobramentos entre a gestora, a direção estadual do partido e o grupo político do governador, enquanto a campanha eleitoral avança em Mato Grosso.

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA