Search
Close this search box.

Geral

229 kg de pescado são apreendidos pelo Juvam de Rondonópolis

Publicados

em

O Juizado Volante Ambiental (Juvam) da cidade de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), do Poder Judiciário de Mato Grosso, em conjunto com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e Polícia Militar de Proteção Ambiental de Rondonópolis, apreendeu 229 quilos de pescado irregular proveniente de pesca predatória.

A denúncia anônima foi recebida na Unidade Descentralizada da Sema, em Rondonópolis, e o mandado de Vistoria, Constatação e Busca e Apreensão foi expedido pela juíza Milene Aparecida Pereira Beltramini, responsável pelo Juizado Volante Ambiental de Rondonópolis. O mandado foi cumprido pelo Juvam em uma residência localizada no bairro Residencial Maria José Fernandes de Souza (Dona Fiuca), em Rondonópolis.

Na residência foi encontrado um freezer contendo pescado irregular das espécies Cachara, Dourado e Pacu. Além do pescado, foram apreendidos duas redes de pesca malhas 14 e 26 e o freezer utilizado para armazenamento irregular dos peixes.

O responsável pelo pescado não foi encontrado no local, pois o imóvel estava fechado. Conforme a denúncia recebida pela Sema, a casa era utilizada apenas para o comércio de peixes. O caso foi encaminhado à delegacia local para apuração dos fatos.

Leia Também:  Produtos da Pascoa fica 50% mais caro para população

O pescado apreendido foi doado para as entidades filantrópicas de Rondonópolis, Casa do Adolescente Sagrada Família e Associação Divina Providência.

O período de defeso da Piracema teve início em primeiro de outubro de 2017 e prossegue até 31 de janeiro de 2018. Durante esse período a pesca é restrita, para garantir a reprodução das espécies. E com o objetivo de combater a pesca predatória, a fiscalização nos rios da região Sul de Mato Grosso é intensificada pelos órgãos competentes durante essa época.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Geral

Hospital Geral de Cuiabá faz apelo por doação de leite materno para UTI Neonatal

Publicados

em

O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG) fez um apelo urgente à população diante da queda significativa no estoque do banco de leite humano. A unidade precisa de doações para garantir a alimentação de recém-nascidos internados na UTI Neonatal, muitos deles prematuros e em estado delicado.

O alerta ocorre em maio, mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno, o que reforça a necessidade de mobilização da sociedade.

De acordo com o coordenador do Banco de Leite Humano do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG), Marcus Vinicius de Carvalho, o leite humano é essencial para a recuperação e o desenvolvimento dos bebês internados, especialmente aqueles que ainda não conseguem se alimentar diretamente no peito.

Pedimos que mulheres que estejam amamentando e tenham produção excedente procurem o banco de leite. Cada frasco doado pode alimentar vários bebês. Para esses recém-nascidos, o leite materno é como um ‘ouro líquido’: protege contra infecções, auxilia no desenvolvimento intestinal e pode reduzir o tempo de internação“, explica.

Como doar

Para se tornar doadora, é necessário estar em fase de amamentação, ter boa saúde e não fazer uso de medicamentos contraindicados. A coleta pode ser realizada em casa, com recipientes esterilizados fornecidos pelo hospital. A equipe também orienta as mães sobre a forma correta de ordenha e armazenamento.

Leia Também:  Atendendo decisão judicial, Prefeitura de Cuiabá elabora plano para o transporte público

O banco de leite do Banco de Leite Humano do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG) funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua 13 de Junho, 2101 – 2º andar, região central de Cuiabá.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (65) 3363-7035 ou WhatsApp: (65) 99601-1802.

Não é preciso doar grandes quantidades. Cerca de 300 mililitros por semana já fazem diferença. É um gesto simples, gratuito e que pode salvar vidas“, reforça o coordenador.

Maio: mês de incentivo ao aleitamento

A mobilização acontece em sintonia com as campanhas nacionais de incentivo ao aleitamento materno. De acordo com o Ministério da Saúde, o leite humano pode reduzir em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis. Apesar do aumento na procura por bancos de leite em Mato Grosso, o volume de doações ainda não acompanha a demanda.

Referência no atendimento a gestantes e recém-nascidos de alto risco, o Hospital Geral atende pacientes de toda a região metropolitana de Cuiabá. Atualmente, os 16 leitos da UTI Neonatal estão ocupados, o que aumenta a preocupação da equipe.

Leia Também:  Produtos da Pascoa fica 50% mais caro para população

Com o estoque em nível crítico, a direção da unidade não descarta a possibilidade de racionamento do leite humano nos próximos dias, caso não haja reforço nas doações.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA