Destaques
Valtenir Pereira vence Fábio Garcia na Justiça e volta a comandar o diretório estadual do PSB
O deputado federal Valtenir Pereira está de volta à presidência do Diretório Estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Mato Grosso, depois de ter sido destituído do cargo e ver o seu companheiro de partido e parlamento, o deputado federal Fábio Garcia ter sido reconduzido à função. A decisão é do juiz da 5ª Vara Cível de Brasília (DF), Wagner Pessoa Vieira que a nulidade da decisão anterior.
Fábio Garcia havia conquistado o direito de reassumir o cargo, que foi deposto pela Executiva Nacional do PSB no dia17 de junho. Sua permanência, entretanto, não durou dez dias. Nesta quarta-feira ele viu a Justiça decretar a nulidade de sua posse, que havia sido garantida pelo juiz Luiz Pereira Cajando, da 8ª Vara Cível de Cuiabá.
O magistrado reconheceu invalidade absoluta em decisão proferida pela Justiça de Mato Grosso e restabelece a decisão da Direção Nacional do PSB e reconduz o deputado federal Valtenir Pereira à presidência do partido em Mato Grosso.
O juiz federal esclarece também em sua decisão, que o retorno da comissão foi proferida sem que as pessoas que estavam no exercício destes cargos integrassem a relação processual. “O que enseja a sua revogação por vício de invalidade absoluta”.
De acordo com a decisão publicada nesta quarta-feira (26), a deliberação "que determinou o retorno dos autores aos cargos ocupados na Comissão Provisória Estadual do PSB/MT, foi proferida sem que as pessoas, que estavam no exercício destes cargos por ocasião daquela decisão, integrasse a relação processual, na qualidade de litisconsortes passivos necessários, nos termos do art. art. 114 do CPC, o que enseja a sua revogação por vício de invalidade absoluta, nos termos do art. 115, inciso I, do CPC, que aplico à espécie por analogia".
Além de declarar a nulidade da recondução da antiga comissão, o magistrado determinou ainda a anulação de todos os atos já promovidos pelos reconduzidos. Além disso, determinou que fossem incluídos no polo passivo da ação todos nomes completos e respectivos endereços de todos que integram a diretoria do partido. São eles: o deputado federal Fábio Garcia e os deputados estaduais Oscar Bezerra, o Secretario de Trabalho e Assistencia Social do Estado de Mato Grosso (SETAS/MT), Max Russi e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (AL/MT), Eduardo Botelho.
O magistrado determinou ainda que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) seja oficiado sobre a decisão e solicitou que inclua nos sistemas informatizados que os deputados estão inabilitados para o exercício dos cargos na diretoria.
O imbróglio no PSB começou após uma decisão do deputado federal Fábio Garcia de ir contra a determinação da executiva do partido de votar contra a Reforma Trabalhista. A rebeldia do parlamentar mato-grossense o levou a ser destituído da condição de presidente estadual do PSB bem como a decisão de destituir toda a sua diretoria.
Após uma decisão unanime da Comissão Executiva Nacional do partido, o deputado Valtenir retornou para a presidência do PSB-MT no dia 14 de junho deste ano, fato gerador de desgosto nos "poderosos" que ocupavam a sigla em Mato Grosso e que recorreram à Justiça mato-grossense para permanecerem na direção sem aceitarem a decisão superior do presidente, Carlos Siqueira.
Valtenir já havia se pronunciado em relação ao caso na semana passada, comentando sobre como o juiz de Cuiabá, Luiz Pereira Cajando, da 8ª Vara Cível de Cuiabá, foi induzido ao erro pelos autores do processo.
Após ser notificado da decisão vindo de Brasília, Valtenir afirmou que seguirá levantando demandas e necessidades da população, ouvindo quem tem voz e precisa ser escutado.
"As coisas foram colocadas nos seus devidos lugares. O juiz Wagner Pessoa Vieira, da 5ª Vara Cível de Brasília, reparou o equívoco da decisão de Cuiabá. A gente retoma os trabalhos de organização do partido por que está uma bagunça e com garra e determinação para recuperar o tempo perdido. Vamos continuar dialogando com a base do partido e com os movimentos sociais que é através dos seguimentos do partido é que vamos fazer um PSB forte em Mato Grosso", declarou.
Destaques
Seca e focos de queimadas elevam a migração de animais peçonhentos para residências urbanas em Várzea Grande
A mudança desordenada do ambiente e o uso indiscriminado de venenos podem favorecer a proliferação de animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e cobras. Quando o ambiente natural é alterado, esses animais perdem seus abrigos e passam a buscar refúgio em áreas urbanas, residências e quintais. O uso de venenos sem orientação técnica elimina predadores naturais e presas, como insetos, desequilibrando o ecossistema.
Esse desequilíbrio faz com que os animais peçonhentos se espalhem com mais facilidade e apareçam com maior frequência. A melhor forma de prevenção é o controle ambiental: limpeza, eliminação de entulhos, manejo correto do lixo e orientação adequada da população.
As condições climáticas adversas observadas no município de Várzea Grande, caracterizadas pelo período de estiagem severa e pelo aumento dos focos de queimadas, estão forçando espécies peçonhentas, como escorpiões, aranhas, serpentes, abelhas e lacraias, a migrarem de seus habitats naturais rumo a perímetros urbanizados em busca de abrigo, água e alimento.
Os moradores de todas as regiões da cidade, com especial atenção aos residentes de bairros periféricos e de áreas próximas a terrenos baldios ou com acúmulo de entulhos, encontram-se expostos a essa aproximação sinantrópica, que exige maior rigor nas medidas preventivas cotidianas dentro e fora das habitações.
O fenômeno atinge sua cúpula epidemiológica no período de estiagem de 2026, com dados coletados entre janeiro e agosto demonstrando a ocorrência sistemática de acidentes, sob a liderança dos escorpiões, que computaram 60 notificações no município durante os primeiros oito meses deste exercício.
A migração massiva fundamenta-se na destruição e degradação dos ecossistemas nativos pelo fogo, somadas às temperaturas extremas, dinâmica que compele os espécimes a buscarem ambientes sombreados, úmidos e com oferta abundante de presas, como as baratas urbanas.

Para conter a proliferação e o ingresso desses animais, o Centro de Controle de Zoonoses de Várzea Grande (CCZ-VG) recomenda a aplicação rigorosa da “técnica dos quatro As” (eliminação de abrigo, acesso, alimento e água), aliada à vedação de ralos, eliminação de entulhos e manutenção de quintais limpos.
Embora os registros ocorram em todo o território municipal, a Região 1 desponta como o epicentro das notificações, englobando localidades densamente povoadas como Grande Cristo Rei, Parque do Lago, Uniparque, Santa Clara, Aurília Curvo, Manga e trechos do Ponte Nova.
Diante do surgimento recorrente de espécimes, o CCZ-VG disponibiliza vistorias técnicas e orientações preventivas por meio do canal oficial de atendimento via WhatsApp, no número (65) 98476-5719, desaconselhando terminantemente o uso indiscriminado de pesticidas químicos.
Em eventuais casos de picadas ou ferimentos, o munícipe deve dirigir-se imediatamente ao Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande, Unidade de Saúde dotada de estrutura técnica e insumos específicos, incluindo soros antiveneno para avaliação médica criteriosa.
A preocupação das autoridades de saúde justifica-se pela elevada vulnerabilidade de crianças e idosos, grupos nos quais a toxicidade dos venenos pode acarretar complicações clínicas graves, independentemente do porte ou da coloração do animal envolvido na ocorrência.
Atuam na linha de frente desse trabalho de conscientização e monitoramento os biólogos e técnicos do Centro de Controle de Zoonoses de Várzea Grande (CCZ-VG), a exemplo da especialista Thayse Oliveira, que mapeiam a presença de espécies de relevância médica nacional, como o Tityus serrulatus e o Tityus bahiensis, para orientar a população local.

-
Artigos7 dias atrásRequer tempo
-
Artigos5 dias atrásAutoliderança: o que você faz quando ninguém cobra
-
Artigos7 dias atrásNinguém mais quer trabalhar
-
ESPORTES7 dias atrásFábio brilha nos pênaltis, e Fluminense supera o Rivadavia
-
Política5 dias atrásJustiça Eleitoral mantém, por ora, candidatura de Pivetta e preserva acesso a recursos de campanha
-
Artigos4 dias atrásA epidemia da ansiedade e a hipnoterapia como contenção
-
Artigos3 dias atrásMenopausa: quando o silêncio se torna um problema de saúde pública
-
ESPORTES6 dias atrásCuiabá reencontra a vitória superando o Operário (PR)




Você precisa estar logado para postar um comentário Login