REGISTROS DO CORONAVÍRUS

“Covid-19”; Mato Grosso registra 1.271 casos e 37 óbitos

Publicados

em

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta sexta-feira (22), 1.271 casos confirmados da “Covid-19” em Mato Grosso, sendo registrados 37 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Os últimos três óbitos envolveram residentes de Juína, Várzea Grande e Curvelândia. De acordo com o Boletim Informativo da SES, 691 pacientes estão em isolamento domiciliar, 99 hospitalizados e 444 já estão recuperados

Os casos confirmados estão em Cuiabá (400), Várzea Grande (113), Rondonópolis (103), Barra do Garças (61), Primavera do Leste (56), Tangará da Serra (48), Lucas do Rio Verde (42), Sinop (34), Sorriso (34), Rosário Oeste (31), Confresa (28), Jaciara (24), Peixoto de Azevedo (21), Cáceres (19), Nova Mutum (18), Pontes e Lacerda (17), Querência (15), Alta Floresta (12), Mirassol D’Oeste (10), Tapurah (9), Jangada (7), Chapada dos Guimarães (7), Campo Verde (7), Alto Araguaia (7), Vila Rica (6), São Pedro da Cipa (6), São José dos Quatro Marcos (6), Sapezal (5), Nova Ubiratã (5), Juína (5), Aripuanã (5), Pontal do Araguaia (4), Matupá (4), Guarantã do Norte (4), Curvelândia (4), Rio Branco (3), Poconé (3), Nova Lacerda (3), Ipiranga do Norte (3), Nossa Senhora do Livramento (3), Ipiranga do Norte (3), Conquista D’Oeste (3), Campo Novo do Parecis (3), Água Boa (3), Acorizal (3), Vila Bela da Santíssima Trindade (2), Vale de São Domingos (2), Rondolândia (2), Ribeirão Cascalheira (2), Poxoréo (2), Juscimeira (2), Dom Aquino (2), Cotriguaçu (2), Canarana (2), Bom Jesus do Araguaia (1), União do Sul (1), Terra Nova do Norte (1), Sapezal (1), São José do Xingu (1), São José do Povo (1), São Felix do Araguaia (1), Santo Antônio de Leverger (1), Santa Rita do Trivelato (1), Porto Alegre do Norte (1), Ponte Branca (1), Pedra Preta (1), Novo Mundo (1), Nova Xavantina (1), Nova Olímpia (1), Nova Monte Verde (1), Nobres (1), Luciara (1), Lambari D’Oeste (1), Jauru (1), Colíder (1), Campos de Júlio (1), Alto Paraguai (1), Alto Garças (1), Alto Boa Vista (1), e residentes de outros Estados (24).

Nas últimas 24 horas, surgiram 84 novas confirmações. Em Cuiabá (20), Rondonópolis (3), Várzea Grande (5), Primavera do Leste (9), Tangará da Serra (5), Peixoto de Azevedo (1), Jaciara (4), Mirassol D’Oeste (1), Alta Floresta (2), Bom Jesus do Araguaia (1), Confresa (2), Guarantã do Norte (1), Juína (5), Lucas do Rio Verde (1), Luciara (1), Nossa Senhora do Livramento (2), Nova Mutum (1), Pontes e Lacerda (9), Querência (1), Ribeirão Cascalheira (1), Sapezal (4), Sinop (2), Sorriso (3) e Terra Nova do Norte (1).

Dos 1.271 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 691 estão em isolamento domiciliar e 444 estão recuperados. Há ainda 99 pacientes hospitalizados, sendo 54 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 44 em enfermaria.

No boletim, a SES também divulga que a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, atualmente, de 269 leitos de UTI e 881 leitos de enfermaria especificamente para pacientes com coronavírus no Estado, sendo que esses dados já incluem os novos leitos do Hospital Metropolitano.

Considerando o número total de casos em Mato Grosso, 50,2% dos diagnosticados são do sexo feminino e 49,8% masculino; além disso, 373 pacientes têm faixa-etária entre 31 a 40 anos. O documento ainda aponta que um total de 4.697 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 218 amostras em análise laboratorial.

Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios. Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada diariamente pela SES disponível neste link, a partir das 17h.

Cenário nacional

Até a última quinta-feira (21), o Governo Federal confirmou 310.087 casos da Covid-19 no Brasil e 20.047 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, divulgado pelo Ministério da Saúde, o país contabilizava 18.859 mortes e 291.579 casos confirmados de pessoas infectadas pelo Coronavírus. Até o fechamento deste material, não foram atualizados os números desta sexta-feira (22).

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo Coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam “pânico” e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo Coronavírus.

Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Bastidores do recuo de Fábio; Jayme fica liberado para apoiar reeleição de Emanuel e Emanuelzinho?
Propaganda

Destaques

Oito nomes é um destino; “A cadeira numero 1 da Prefeitura de Cuiabá”

Publicados

em

Encerrado nesta ultima quarta-feira (16) o prazo previsto no calendário eleitoral para que os partidos se reúnam e indiquem os rumos políticos para a eleição de novembro.

Na capital Cuiabá, segundo informações ate o momento, pelo menos 8 nomes estão sendo apresentados para aprovação popular neste mês de novembro.

O nono nome viria do Partido Democrata (DEM), Fabio Paulino Garcia que desistiu de ultima hora de disputar a cadeira numero 1 de Cuiabá.

– Gisela Simona Viana de Souza foi apresentada pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS) à Prefeitura de Cuiabá, com o Maestro Fabrício Carvalho do Partido Democrático Trabalhista (PDT) como vice que desistiu de ser o nome da sigla para a disputa eleitoral.

– Paulo Henrique Grando, do Partido Novo acabou sendo oficializado em convenção. E terá como seu vice o Alvani Laurindo também, da mesma sigla partidária.

– Aécio Rodrigues do Partido Social Liberal (PSL) foi lançado durante convenção partidária para a disputar a Prefeitura de Cuiabá. O candidato a vice será Luiz Antônio de Carvalho, do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), partido do General Mourão.

Já o Patriota apresentou o nome do apresentador do Programa Resumo do Dia, Roberto França Auad, e terá como vice em sua chapa o vereador do Partido Democrata (DEM), Marcelo Bussick. França vem buscando ampliar sua aliança.

– O vereador do Podemos Abílio Jacques Brunini Moumer, o Abilio Junior, foi oficializado pela sigla como candidato a Prefeito de Cuiabá tendo como vice me sua chapa o companheiro de parlamento o vereador Felipe Wellaton do Partido Cidadania.

– O ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva será o candidato a prefeito do Partido dos Trabalhadores (PT) em Cuiabá. Seu nome foi apresentado e oficializado em convenção. O PT vai para a disputa com chapa pura. A vice é Vera Bertoline, que também é filiada ao Partido dos Trabalhadores na capital. Julier vai para a disputa tendo o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) e o ex-presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva como cabos eleitorais.

– Por meio de plataforma virtual em convenção partidária, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) apresentou a candidatura de Gilberto Lopes Filho para disputar à Prefeitura de Cuiabá. Na reunião, a legenda também confirmou a Itei Daltro como vice-prefeita da chapa, que é de composição pura.

– De ultima hora, Emanuel Pinheiro (MDB) comunicou como sempre, através de redes sociais, que vai disputar a reeleição em Cuiabá com o presidente estadual do Partido Verde (PV), o ex-secretário de Serviços Urbanos de Cuiabá, José Roberto Stopa como vice e segundo o próprio Emanuel Pinheiro, vira acompanhado de 13 siglas partidárias que estarão dando apoio para a sua campanha.

Veja abaixo as datas do calendário eleitoral deste ano:

a partir de 11 de agosto: emissoras ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena de cancelamento do registro do beneficiário;
31 de agosto a 16 de setembro: período destinado às convenções partidárias e à definição sobre coligações;
– 26 de setembro: prazo para registro das candidaturas;
– a partir de 26 de setembro: prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e representantes das emissoras de Rádio e TV para elaborarem plano de mídia;
– após 26 de setembro: início da propaganda eleitoral, também na internet;
– 27 de outubro: prazo para partidos políticos, coligações e candidatos divulgarem relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados;
– 15 de novembro: primeiro turno da eleição;
– 29 de novembro: segundo turno da eleição;
– até 15 de dezembro: para o encaminhamento à Justiça Eleitoral do conjunto das prestações de contas de campanha dos candidatos e dos partidos políticos, relativamente ao primeiro turno e, onde houver, ao segundo turno das eleições;
– até 18 de dezembro: será realizada a diplomação dos candidatos eleitos em todo o país, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Em convenção do PT, Barranco é confirmado candidato ao Senado
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA