OPÇÃO DO ELEITOR POR MUDANÇA

“Nosso partido está empenhado em ajudar o Abílio vencer a eleição”

Publicados

em

Tendo no currículo um mandato de vereador na Câmara Municipal de Cuiabá, o candidato Abílio Jacques Brunini Moumer da Coligação “Cuiabá para Pessoas” do Podemos está em busca do comando do Poder Executivo do Município de Cuiabá. Indo para a disputa do segundo turno com o candidato Emanuel Pinheiro (MDB) com a chapa “A Mudança Merece Continuar”, Abílio Junior deu a largada para conquistar apoio dos candidatos que não chegaram à segunda etapa das eleições e que tenham um perfil parecido com sua campanha, sinalizando uma possível integração de votos.

No primeiro turno, Abílio Junior foi o candidato mais votado da cidade, que alcançou 90.631 votos, 33,72% da intenção de votos dos cuiabanos.

E com apenas três anos de existência, o Podemos disputa o segundo turno das eleições para prefeito em Cuiabá e mais duas capitais brasileiras, Manaus (AM) e São Luís (MA).

Em Cuiabá, Abílio Júnior terminou o primeiro turno à frente dos adversários. O segundo turno das eleições acontece no próximo dia 29 de novembro.

A consolidação de Abílio Junior em primeiro lugar personifica a opção do eleitor por mudança e por uma agenda intransigente de combate à corrupção, fim dos privilégios, defesa da ética, redução da máquina pública e melhorias na saúde e educação.

Abílio e seu candidato a vice-prefeito, o vereador Felipe Wellaton (Cidadania), já demonstraram que estão preparados para administrar Cuiabá e vão ganhar essa eleição. O primeiro grande desafio desta dupla é varrer a turma do Paletó da Prefeitura de Cuiabá, disse o deputado federal José Medeiros.

Medeiros, que é vice-líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara Federal, reafirma o compromisso da direção estadual e nacional do Podemos com a candidatura e futura gestão de Abílio.

Nosso partido está empenhado em ajudar o Abílio vencer a eleição. Eleito prefeito, Abílio e Wellaton terão o apoio no Podemos no estado e também dos nove senadores e dos 11 deputados federais do partido. Além do apoio do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Todos estão empenhados em ajudar o Abílio e Cuiabá, frisa o deputado federal.

Para o presidente do Podemos de Mato Grosso e vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro, a população já deu um duro recado nas urnas ao deixar o atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) em segundo lugar, mesmo com a campanha milionária que ele fez no primeiro turno das eleições.

O momento é de mudança! Vamos mudar com a certeza que estamos elegendo duas pessoas comprometidas e preparadas para gerir a nossa cidade. A rapaziada já demonstrou seu compromisso com Cuiabá na Câmara Municipal, fiscalizando e denunciando as mazelas do atual prefeito, destaca Niuan.

No primeiro turno das eleições, o Podemos de Cuiabá elegeu dois vereadores, Dilemário Alencar e Wilson Kero Kero.

Tínhamos uma chapa aguerrida e muito comprometida com Cuiabá. Temos certeza que o nosso partido está crescendo com qualidade em Cuiabá e, em todo o estado, finaliza o presidente do Podemos de Mato Grosso.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Gisela Simona: "Agora não é mais 90. É 19!"
Propaganda

Política

Pesquisa IBOPE aponta vitória de Abílio no segundo turno

Publicados

em

Certamente uma das melhores traduções empíricas de expectativa de vitória são os resultados de surveys de intenção de voto. Assim como o tema de financiamento eleitoral, as pesquisas de intenção de voto são tratadas majoritariamente a partir dos seus possíveis efeitos eleitorais (neste caso, na relação entre divulgação de pesquisas e voto).

Trabalhos já trataram do tema buscando, sobretudo, verificar se as divulgações têm capacidade de alterar as expectativas, preferências e comportamentos dos eleitores. Os efeitos encontrados são majoritariamente de Bandwagon, quando as opiniões são alteradas em movimento pró-maioria, e em alguns casos de Underdog, normalmente relacionado a comportamentos cínicos, ou de protesto, alterações de opinião pró-candidato secundário.

A Pandemia de Coronavírus tem afastado mais eleitores das urnas, um cenário que tende se repetir nas eleições municipais neste próximo dia 29 de novembro onde estaremos escolhendo no segundo turno a pessoa que vai sentar na cadeira numero 1 do município por 4 anos. Como o voto é obrigatório no Brasil, cientistas políticos não preveem um patamar tão alto de abstenção por aqui neste segundo turno.

A TV Centro América, afiliada da Rede Globo de Televisão, divulgou nesta segunda-feira (23), a primeira Pesquisa Ibope para o segundo turno das eleições municipais em Cuiabá, que acontece neste domingo (29).

A pesquisa apresentada mostra uma diferença mínima entre o candidato do MDB, Emanuel Pinheiro, da Coligação “A Mudança Merece Continuar, e o candidato Abilio Jacques Brunini Moumer, o Abílio Junior, da Coligação “Cuiabá para Pessoas do Podemos.

Conforme a Pesquisa IBOPE, que foi realizada com 602 entrevistados no período de 21 a 23 de novembro, tanto o candidato do Podemos, Abílio Junior como o candidato do MDB, Emanuel Pinheiro estão tecnicamente empatados no limite da margem de erro.

A pesquisa é quantitativa e realizada em entrevistas por meio de telefones. O intervalo de confiança é de 95%, e foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o Número MT-07435/2020.

Abílio Júnior (Podemos) aparece em primeiro lugar 54% dos votos válidos
Emanuel Pinheiro (MDB) aparece com 46%.

Na modalidade estimulada

Abílio Júnior (Podemos) tem 48%
Emanuel Pinheiro (MDB), com 40%.

Brancos e nulos são 7%, e 6% das pessoas que foram entrevistadas não souberam ou não responderam. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na ultima pesquisa realizada e apresentada para a população cuiabana, no primeiro turno das eleições no dia 12 de novembro, quando havia 8 candidatos pleiteando a vaga de prefeito da capital, Abílio Junior aparecia na época com 32% das intenções de voto e Emanuel Pinheiro, com 31%.

Considerando a margem de erro, os resultados poderiam chegar a 36% para Abílio Júnior e 35% para Emanuel Pinheiro. Nas urnas, o resultado foi de 33,72% para Abílio Junior, e para Emanuel Pinheiro, 30,64%.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Fecomércio-MT destaca importância da renovação na Câmara Municipal de Cuiabá
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA