FORÇA-TAREFA

Idosos a partir de 70 anos serão vacinados nesta quarta-feira (31)

Publicados

em

Uma força-tarefa foi montada para aplicar a vacina contra a Covid-19 em 3 mil idosos por dia, a partir desta quarta-feira (31), no polo de vacinação que funciona no Centro de Eventos do Pantanal. Nesta segunda-feira (29), 1.125 idosos acima de 75 anos foram vacinados com a primeira dose da Coronavac.

Para os dias 30 e 31 de março (terça e quarta-feiras) e 1º de abril (quinta-feira), estão sendo liberadas 1,5 mil vagas para primeira dose de idosos entre 75 a 79 anos e 1,5 mil vagas para segundo dose dos idosos acima de 80 anos de idade.

Idosos de 70 a 74 anos podem se agendar a partir desta terça-feira (30)

O cadastro e agendamento da vacina contra a Covid-19 para idosos de 70 a 74 anos de idade que vivem em Cuiabá estará liberado a partir desta terça-feira (30), sempre às 13 horas, no site da campanhaVacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar. A vacinação das pessoas nessa faixa etária começará na quarta-feira (31).

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica e da campanha de vacinação, Valéria de Oliveira, explica que o aumento no número de atendimentos ocorre visando acelerar o processo de imunização dos grupos prioritários, principalmente de idosos, cuja população vai aumentando conforme reduz a faixa etária.

Na faixa de 70 a 74 anos, temos mais de 13 mil pessoas residentes em Cuiabá, que precisam ser vacinadas, conforme o Plano Nacional de Imunização. Ainda não recebemos doses suficientes para todos eles, mas já vamos iniciar de uma forma que possamos atender ao máximo possível, com a maior organização. A equipe está muito empenhada e disposta a dar continuidade a essa campanha histórica, afirma a coordenadora.

Valéria alerta para que as pessoas que vão tomar a segunda dose da vacina verifiquem em suas cadernetas de vacinação a data que está marcada a data da segunda aplicação, para que agendem apenas na véspera. Ela destaca ainda que quem se vacinou do dia 17 de março para cá, já saiu do polo de vacinação com a segunda dose agendada no site.

Para que o idoso saiba se já está agendado no sistema ou não, basta consultar o cadastro no site Vacina Cuiabá, colocando o CPF e verificando o cadastro“, explica.

Sexta-feira Santa

Por conta do feriado da Paixão de Cristo, que ocorre a sexta-feira (2), o polo de vacinação não irá funcionar neste dia, retornando as atividades no sábado (3), também com 1,5 mil vagas para primeira dose de idosos entre 70 e 79 anos de idade e 1,5 mil vagas para segunda dose de idosos acima de 80 anos. Para se vacinar no sábado, as pessoas deverão fazer o agendamento no site da campanha na quinta-feira (1º). Aos domingos, o polo de vacinação não funciona, então, a vacinação de quem pretende de vacinar na segunda-feira (5), deve se agendar no sábado (3).

CONFIRA O PASSO A PASSO DO AGENDAMENTO DOS IDOSOS:

-Entre no endereço eletrônico vacina.cuiaba.mt.gov.br;
-Clique em PRÉ CADASTRO;
-Clique em ACEITAR E CONTINUAR;
-No campo TIPO DE DOSE escolha PRIMEIRA DOSE e clique em PRÓXIMO PASSO;
-No campo GRUPO DE RISCO escolher IDOSOS (selecione a faixa etára correta) e clique em PRÓXIMO PASSO;
-Preencha todos os dados que estão marcados com * (no campo INFORME SUA PROFISSÃO, pode escrever a profissão que desempenhava ou escrever aposentado/aposentada);
-Não precisa preencher os campos INFORME O ESTABELECIMENTO/LOCAL DE SAÚDE e INFORME SEU SETOR DE TRABALHO;
-Clique em enviar cadastro;
-No campo AGENDAR SUA TRIAGEM selecione a data e o horário e clique em SOLICITAR AGENDA;
-Os idosos não precisam imprimir o QR CODE. Ao se dirigirem ao Centro de Eventos devem levar documento com foto, número do cartão SUS e comprovante de residência. Caso o idoso não tenha comprovante de residência, é preciso trazer o comprovante do filho ou do familiar com quem ele mora e um documento que prove o parentesco.

IMPORTANTE:

Em caso de erro durante o agendamento, a pessoa deve mandar um email para o endereço [email protected] pedindo o cancelamento do agendamento. Após receber o e-mail com a confirmação do cancelamento, a pessoa poderá fazer um novo agendamento.

OBSERVAÇÃO:

No ato de agendamento, caso não apareça a data e o horário na tela AGENDAR SUA TRIAGEM é porque a agenda do dia já está lotada. Neste caso é necessário fazer o agendamento no dia seguinte.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Barreiras sanitárias para enfrentamento da "Covid-19" em Leverger
Propaganda

Geral

Cuiabá lança campanha de vacinação contra Influenza nesta segunda-feira (19)

Publicados

em

Após o surto dos vírus Zika, Dengue e Chikungunya pelo mosquito Aedes Aegypti, o centro das atenções passou a ser novamente a gripe Influenza A (H1N1). Ela já é bem conhecida pelos médicos e pela população mundial, após o surto da doença que ocorreu em 2009 e 2010. Por ser uma mutação da gripe comum, ela possui sintomas parecidos, além da alta taxa de transmissão.

Prevenção

A Influenza A (H1N1) tem sua transmissão feita assim como qualquer outra gripe, e por isso segue as mesmas diretrizes de prevenção, porém deve ter sua atenção redobrada. É preciso lavar sempre as mãos com água e sabão, e evitar o contato com olhos, boca e outras mucosas; não compartilhar itens de uso pessoal como toalhas, copos, talheres e escovas de dentes, e evitar contato próximo com pessoas que estejam doentes.

Tratamento

O tratamento para a gripe (H1N1) é feito através de remédios via oral, que são indicados por um médico e regulamentados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para combate especifico da doença. Outras medidas como repouso, reposição de líquidos e boa alimentação podem ajudar na recuperação do paciente.

Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde vai lançar nesta segunda-feira (19) a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O lançamento será realizado na UBS Parque Ohara, às 9h. Neste ano a Prefeitura de Cuiabá decidiu atrasar em uma semana o começo da campanha em decorrência da abertura dos novos polos de vacinação contra o coronavírus.

Neste primeiro momento a campanha de vacinação da Influenza contemplará os seguintes grupos: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas. A previsão é que a campanha aconteça até o dia 9 de julho.

Nesta segunda faremos o lançamento na UBS do parque Ohara, mas a campanha começará em todos os postos de saúde a partir desta terça-feira (20), com exceção de alguns locais onde não há condições de fazer a separação entre os pacientes de COVID e os que vão ser vacinados”, revela Valéria de Oliveira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Pelo fato das campanhas de vacinação contra a Influenza e contra o Coronavírus estarem sendo realizadas ao mesmo tempo, a vacinação contra o Coronavírus deve ter prioridade.

O Informe Técnico da Influenza alerta para a importância da priorização da vacina COVID-19, para pessoas contempladas no grupo prioritário para a Influenza e que ainda não foram vacinadas contra a COVID-19. Nestas situações, deve-se agendar a vacina Influenza, respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas, explica a coordenadora.

A partir de terça-feira (20) todos os postos de saúde realizarão a vacinação contra a Influenza a partir das 7h, com exceção das seguintes unidades: PSF Osmar Cabral / Liberdade, PSF Nova Esperança, PSF Pedra 90 lll e lV e PSF São Gonçalo, na região Sul; PSF Novo Horizonte e CS Ana Poupina, na região Leste; PSF Santa Amália /Jd. Araçá, PSF Santa Isabel I e II e PSF Santa Isabel III, na região Oeste.

Em todo Brasil foram disponibilizadas 75 milhões de doses e o objetivo é atingir 90% de cada um dos grupos prioritários. A vacina previne contra três tipos de Influenza: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Estudantes com o FIES já podem suspender parcelas na Caixa
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA