Search
Close this search box.

ENTREGA DE UM REGISTRO HISTÓRICO DE UMA JORNADA

Álbum de Figurinhas da Taça das Favelas em Mato Grosso

Publicados

em

A Central Única das Favelas (Cufa) em Mato Grosso promoveu neste último sábado (27), de forma inédita, a entrega do álbum produzido para a Taça das Favelas 2025. O campeonato é a maior competição de futebol entre favelas do mundo e contou com a participação de mais de 550 pessoas em Mato Grosso, entre jogadores, técnicos, líderes de favelas e árbitros.

Muito mais que um registro esportivo, o álbum de figurinhas da Taça das Favelas Mato Grosso é um símbolo de pertencimento e reconhecimento, que cumpre a missão de eternizar a trajetória de jovens que, muitas vezes, são invisibilizados pela sociedade.

Ao verem seus rostos estampados no papel, os mais de 550 atletas distribuídos entre 16 seleções masculinas e 8 femininas  deixam de ser apenas jogadores para se tornarem referências em suas comunidades. O projeto une esporte, cultura e a valorização da identidade periférica.

A solenidade emocionou os participantes, que puderam ver suas fotos publicadas no álbum, além de ganhar um presente simbólico que representa o sentimento de pertencimento, trabalho em equipe e muito esforço de cada um.

Tenho muito orgulho de ter participado da Taça das Favelas, inclusive ter minha foto no álbum como uma das jogadoras participantes, foi uma experiência extraordinária, maravilhosa“, relata Jocineia Priscila, da favela Dr. Fábio, que conquistou o segundo lugar no feminino.

O adolescente Gabriel Ferraz, de 17 anos, também estava muito feliz ao folhear o álbum e ver sua imagem estampada na capa do material.

É muito legal ter uma foto sua na capa de um livro tão importante como esse. Gostei bastante“, expressou.

A favela Pascoal Ramos tem como líder o técnico Jocinei Gomes há três anos, onde ele desenvolve o projeto “Amigos do Nei”. Ele afirma que o álbum é mais um incentivo para todos os jogadores e equipes técnicas.

É um bairro carente, onde nós juntamos jovens e fazemos uma peneira para disputar uma competição, vendo eles terem a oportunidade de aparecer em um álbum, de forma inédita, isso é muito bom, afirma Jocinei.

Um gol para toda a vida

Nas páginas que foram entregues, não há apenas fotos de atletas. São os rostos de sonhadores, a identidade de cada comunidade e o registro histórico de uma jornada que prova que, na favela, o talento é regra, não exceção, destaca o produtor operacional do projeto, Edilson Proença.

Cada figurinha colada representa o suor, a disciplina e a esperança de jovens que enxergam no esporte um caminho de dignidade e oportunidades. Como diz o nosso lema: este é ‘Um gol para toda a vida‘, ressalta.

Realização:

A edição 2025 da Taça das Favelas de Mato Grosso é uma realização da CUFA-MT, Associação de Desenvolvimento Social das Favelas, com promoção da TV Centro América, produção Zanovello Produções e ERP Company, além de parcerias do Liceu Cuiabano, Em Cena Escola de Artes de Cuiabá e 9 Atos Cultura e Entretenimento. Além do apoio da Prefeitura de Várzea Grande e agência Roots.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Ex-piloto Ingo Hoffmann vai ministrar palestra no lançamento da 7ª edição do IVG
Propaganda

ESPORTES

Quatro partidas serão realizadas ao longo desta quarta-feira

Publicados

em

O começo da “última dança” de Cristiano Ronaldo por Portugal e o duelo entre Inglaterra e Croácia são os destaques do sétimo dia de Copa do Mundo. Quatro partidas serão realizadas ao longo desta quarta-feira (17), a partir das 14h (de Brasília), com intervalo de três horas entre cada uma.

Portugal x RD Congo – 14h

Portugal e República Democrática do Congo se enfrentam nesta quarta-feira (17), às 14h (de Brasília), no NRG Stadium, em Houston, nos Estados Unidos, pela primeira rodada do Grupo K.

Campeã da Liga das Nações e dona de uma das gerações mais talentosas de sua história, a seleção portuguesa desembarca na América do Norte cercada pela expectativa de finalmente transformar todo o potencial no título mundial inédito.

Por outro lado, os congoleses participam do Mundial pela primeira vez desde 1974, quando ainda competiam sob o nome de Zaire, coroando a evolução que já havia dado sinais com a disputa da semifinal da Copa Africana de Nações.

Inglaterra x Croácia – 17h

Inglaterra e Croácia se enfrentam nesta quarta-feira (17), às 17h (de Brasília), no AT&T Stadium, em Arlington, nos Estados Unidos, pela primeira rodada do Grupo L.

Leia Também:  Cresce número de escolas de idiomas na região Centro-Oeste

Na reedição da semifinal da Copa de 2018, a Campeã Mundial de 1966 chega com a mesma dúvida que a acompanha há seis décadas: será finalmente a hora de voltar ao topo? Já a seleção balcânica, vice em 2018 e terceira colocada em 2022, tenta repetir o protagonismo das últimas edições.

Gana x Panamá – 20h

Gana e Panamá se enfrentam nesta quarta-feira (17), às 20h (de Brasília), no BMO Field, em Toronto, no Canadá, pela primeira rodada do Grupo L.

A seleção ganesa inicia sua caminhada para tentar reviver os melhores momentos de sua história em Copas do Mundo, carregando na lembrança a campanha memorável de 2010, na África do Sul, quando alcançou as quartas de final.

Do outro lado, o Panamá disputa apenas seu segundo Mundial, oito anos depois da participação inédita na Rússia.

Uzbequistão x Colômbia – 23h

Uzbequistão e Colômbia se enfrentam nesta quarta-feira (17), às 23h (de Brasília), no Estádio Azteca, na Cidade do México, pela primeira rodada do Grupo K.

Leia Também:  Parada Criativa reúne mais de 25 artesãos

O Uzbequistão faz sua estreia em uma Copa do Mundo embalada pela oportunidade de surpreender logo de cara, diante de uma das equipes mais tradicionais da América do Sul.

A seleção colombiana, por sua vez, chega com expectativa pelo ciclo consistente, que culminou na terceira colocação nas Eliminatórias.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA