PROCON ALERTA SOBRE GOLPES
Novo golpe desvia dinheiro através do Pix “copia e cola”

Criminosos começaram a aplicar um novo golpe que rouba dinheiro de vitimas quando realizam compras on-line e optam pelo pagamento por PIX, na modalidade “copia e cola”. De acordo com informações, esse esquema fraudulento tem sido bem-sucedido devido ao fato de os golpistas conseguirem previamente instalar um tipo de software malicioso, conhecido como Malware, nos computadores ou notebooks das pessoas afetadas.
Em resumo, os criminosos exploram a vulnerabilidade dos sistemas de computadores para realizar esse tipo de fraude, alertando assim os consumidores sobre a importância de manter seus dispositivos protegidos contra malware e adotar medidas de segurança ao realizar transações on-line, especialmente quando se utiliza o PIX como forma de pagamento.
A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon/MT), vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), alerta consumidores sobre o golpe que modifica o código do PIX a ser copiado para a realização de pagamentos. Na ação criminosa, é inserido um vírus que modifica o código e altera a conta de destino.
Marcia Santos, secretária adjunta do Procon-MT, explicou que o órgão tem recebido muitas reclamações sobre o assunto.
“Vários consumidores sofrem golpes no momento de pagar contas, e a de energia elétrica é uma delas. Em Mato Grosso, alguns usuários relataram que transações por meio do PIX pelo aplicativo da rede distribuidora de energia no estado vêm sofrendo com a fraude. A população da Capital e do interior do estado, que usa essa função do PIX, enfrenta o problema atualmente”.
Os golpistas utilizam a internet e produzem anúncios falsos para modificar o código do PIX, gerado para transação on-line, quando selecionada essa forma de pagamento.
Márcia recomenda que os consumidores deem mais atenção ao ato de realizar o pagamento por meio do PIX ou mesmo na hora de realizar pagamento de alguma conta ou de fazer compras pelo computador.
“É indicado que o consumidor fique muito atento quando for fazer pagamento dos seus boletos e confira a informação do nome do recebedor. Então, se está pagando uma conta de energia elétrica, é preciso verificar se o nome do recebedor é o da concessionária de energia elétrica. Porque se for um nome desconhecido ou nome de terceiros, é recomendável cancelar o pagamento, para realizá-lo de outra forma“.
A secretária adjunta do Procon-MT orienta aos consumidores que, ao perceberem que sofreram um golpe, primeiro tentem resolver o problema com a empresa fornecedora do serviço. Caso não seja possível uma solução junto ao fornecedor, a recomendação é de que a vítima registre o problema pelo site www.consumidor.gov.br ou pelo atendimento do Procon via WhatsApp (65) 99228-3098. Além disso, a pessoa pode ainda registrar um boletim de ocorrência.
Golpe
O golpe tem início a partir do momento que o usuário da internet clica em anúncios falsos disseminados em redes sociais e em plataformas de busca. A partir daí, o aparelho eletrônico, seja celular ou computador, é automaticamente infectado pelo malware “GoPIX”, que coleta os dados do usuário e passa a espioná-lo.
Assim, no momento em que a pessoa fizer uma compra on-line ou for fazer um pagamento de conta, e selecionar como modo PIX copia/cola, o malware entre em ação.
O código para pagamento do PIX gerado pela loja ou empresa vendedora de serviços é interceptado pelo malware, que insere a chave PIX do criminoso. Com isso, quando a transação é realizada, o dinheiro vai para a conta do golpista e não da empresa ou loja.
Como funciona o novo golpe
– Infecção por meio de anúncios maliciosos: A infecção pelo vírus chamado GoPIX começa com anúncios maliciosos no Google, conforme identificado pela Kaspersky.
– Uso de termos com erros de ortografia: Os criminosos compram espaço de anúncio no mecanismo de busca e utilizam termos com erros de ortografia, como “WhatsApp Web” e até “Correios”, para enganar as potenciais vítimas.
– Clique nos anúncios: Quando uma pessoa clica em um desses anúncios acreditando ser legítimo, seu computador é infectado pelo GoPIX.
– Espionagem da vítima: O vírus começa a espionar a vítima, monitorando suas atividades, especialmente quando ela realiza uma compra online e escolhe o pagamento por PIX.
– Manipulação do código de pagamento: Quando a vítima chega à tela de pagamento, o cliente normalmente copia um código e o cola no sistema PIX para concluir o pagamento. No entanto, o malware entra em ação nesse momento.
– Substituição do código de pagamento: O malware intercepta o código de pagamento e o modifica, substituindo-o pela chave PIX do criminoso no lugar da chave da loja legítima.
Algumas dicas para ajudar as pessoas a se protegerem de golpes:
– Ao realizar uma transferência via PIX, certifique-se de verificar cuidadosamente as informações da pessoa que receberá o dinheiro, como nome e conta, conforme indicado pelo aplicativo. Sempre confira essas informações antes de confirmar a transação.
– Antes de clicar em links, especialmente em mensagens suspeitas, é aconselhável fazer uma pesquisa no Google para verificar se o nome associado a esses links é legítimo e correto.
– Para aumentar a segurança, é recomendável utilizar um antivírus tanto no seu celular quanto no seu computador, a fim de proteger seus dispositivos contra ameaças cibernéticas.
– Caso suspeite que um PIX foi desviado indevidamente, é importante realizar uma varredura minuciosa no seu computador e celular para identificar possíveis problemas de segurança e tomar as medidas necessárias para resolvê-los.

ECONOMIA
Pesquisa aborda a perspectiva de compra do consumidor para o Natal

Mais de R$ 2,05 bilhões. Esse é o valor que as compras de Natal devem injetar na economia mato-grossense em 2023. Com objetivo de analisar as perspectivas de compra para o Natal deste ano, o Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL Cuiabá), realizou mais uma pesquisa, que contou com a participação de 407 pessoas de todo o Estado.
Os dados foram coletados no período de 26 de outubro a 09 de novembro com 60,7% homens e 39,3% mulheres, que tem em média 40 anos e 53% tendo o ensino médio e renda de R$ 6.672,81.
Análise
A constatação positiva dos consumidores em relação à sua situação financeira, acompanhada de um menor otimismo em relação à economia, sugere um comportamento de cautela dos consumidores, evidenciado pela propensão da maioria em pagar suas compras à vista, de gastar menos do que gastou no ano passado, de quitar dívidas em atraso com recurso do 13º salário e de poupar, entre outras pistas indicadas pela pesquisa.
A pesquisa
De acordo com a pesquisa, 79,6% pretendem realizar compras para este período e os presentes mais desejados na hora da compra são: roupas e calçados (47,8%), brinquedos/pelúcia (16,1%), produtos de beleza (15,7%), celulares/smartphone (4,9%), artigos esportivos (3,5%), eletrodomésticos (3,4%), móveis em geral (2,5%), acessórios (2,1%), itens para decoração de casa (1,2%), viagens (0,5%), itens para decoração (0,5%), livros (0,4%) e outros (1,4%). A média de presentes apresentada ficou em 4 itens.
Os principais presenteados nesta data serão os familiares, sendo filhos (23,9%), esposo(a) (20,4%), mãe (18,2%), pai (13,6%), sobrinho(s) (5,5%), irmão(ã) (3,8%), seguidos por namorado(a) (1,8%), amigos (1,7%) e outros (11,1%).
Para 34,6% dos entrevistados, o gasto médio nos presentes será maior do que em 2022. Nesse ano o valor médio dos gastos com presentes será de R$ 1.252,59, além disso, para 57,6%, a principal forma de pagamento ocorrerá pelo meio parcelado, com destaque para: cartão de crédito (80,9%), crediário (13,7%) e boleto (5,4%). E para quem optou por pagar à vista os destaques são: cartão de débito (35,8%), dinheiro (32,1%) e PIX/transferência (32,1%).
O local preferido de compras ficou como destaque o comércio de rua localizado no centro da cidade com 45,1%, seguido pela internet/sites on-line (22,1%), shopping center (13,5%), lojas próximas nos bairros onde mora (9,9%), mídias sociais (2,3%) e outros (7,1%).
Outro dado que a pesquisa apresenta é se participará de confraternizações no fim do ano, 66,1% disseram que vão participar, destas, 88,5% disseram que comemorarão na sua cidade. Além disso, outra ação que promete movimentar as vendas é a participação em brincadeiras como o amigo oculto, já que 43% relataram que trocarão presentes nestes tipos de brincadeiras.
A pesquisa também procurou saber se os mato-grossenses viajarão no fim do ano, 24,6% falaram que sim, sendo 78,5% para outros estados do Brasil, 19,1% dentro de Mato Grosso e 2,4% para outros países.
Sobre o planejamento para comprar, 72,9% dos entrevistados ainda não começaram a pesquisar seus presentes e sobre quando pretendem comprar, 73,2% pretendem na semana do natal, somente 25,1% comprarão antes da última semana da principal data do varejo brasileiro.
Conforme o superintendente da CDL Cuiabá e responsável pelo núcleo, Fábio Granja, após analisar todos os dados apresentados pela pesquisa, ficou constatado que a expectativa de vendas terá alta próxima a 14,86%, descontada a inflação de 2023, e quando comparada com o mesmo período do ano passado.
“Nesse ano o valor médio gasto nos presentes obteve alta de 24,93%. Com mais de 1,64 milhão de pessoas percorrendo pelos corredores comerciais do Estado, a estimativa é termos um movimento de mais de 2,05 bilhões de reais em gastos, o que faz do período natalino o principal em vendas do ano“, afirmou ele.
Granja também destacou ser importante pontuar que “no ano passado não conseguimos atingir as expectativas de vendas devido as eleições e a copa do mundo que ocorreram no fim do ano, o movimento no comércio foi muito afetado com esses dois eventos, porém, agora em 2023 o foco está sendo total no período natalino e com isso poderemos ter o melhor natal dos últimos cinco anos, tanto para o comércio, quanto para o turismo e entretenimento“, disse ele, reforçando que “tivemos incremento nas vendas em todas as datas comemorativas de 2023 e com o natal não será diferente, ainda mais com os dados apresentados pela pesquisa, a expectativa torna-se ainda maior. Além disso, campanhas como a do Natal Premiado CDL estimula e muito, as compras no comércio local, já que quase 70% dos consumidores do Estado gostam de participar de campanhas como essa para concorrerem a prêmios“.
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