Search
Close this search box.

CUIABÁ EM COMPLETO ABANDONO

“Vamos melhorar Cuiabá e recuperar a autoestima do povo cuiabano”

Publicados

em

Parque das Águas, Aquário Municipal e Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HMC). Estas foram os locais vistoriados considerados estratégicos e como um dos pontos importantes para a população cuiabana pelo governador Mauro Mendes e o Prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL). E conforme as declarações do chefe do Executivo Estadual, o estado irá trabalhar em parceria com a Prefeitura para “melhorar Cuiabá e recuperar a autoestima do cuiabano”.

Seguramente nos próximos dias, meses e anos, enquanto eu estiver como governador, vamos construir algumas políticas conjuntas para melhorar a resposta a esse grande caos que Cuiabá foi mergulhada“, relatou.

Durante a vistoria com Abilio Brunini, Mauro Mendes lembrou que o Parque das Águas foi construído e entregue durante sua gestão na Prefeitura de Cuiabá, em 2016, e agora está “em completo abandono”.

O Parque das Águas foi um parque que nós fizemos a época no peito, na raça, porque tínhamos pouco dinheiro para investir. E o Parque das Águas, depois disso, piorou muito. A fonte não funciona, o túnel das águas não funciona, a dança das águas ali em frente aos bares não funciona e os banheiros estão deteriorados. Quer dizer, houve uma precarização daquele que é talvez um dos bons pontos turísticos na cidade de Cuiabá. Então nós vamos conversar com o prefeito e ver o que poderemos fazer juntos para ajudar a recuperar o local“, destacou.

Aquário Municipal

O governador Mauro Mendes e o Prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, também estiveram visitando o Aquário Municipal. A obra foi iniciada na gestão de Mauro Mendes quando a frente da Prefeitura de Cuiabá, e deixou a estrutura na fase final, mas só foi entregue de forma inacabada quase 8 anos depois.

Vamos trabalhar para que nós possamos melhorar a imagem da cidade, recuperar a autoestima do cuiabano e fazer com que Cuiabá possa brilhar como Mato Grosso está brilhando. Tenho certeza que isso será possível com trabalho sério e honestidade. Vamos colocar de novo Cuiabá como uma capital que vai dar orgulho aos cuiabanos e a todos nós, mato-grossenses, registrou Mauro.

Já o prefeito cuiabano Abílio Brunini, disse que Cuiabá perdeu muito na área de Turismo, de lazer para população, assim como no desenvolvimento da cidade.

Imagina se esse Aquário tivesse sido concluído e inaugurado no início da gestão que sucedeu o Mauro Mendes. Olha o quanto Cuiabá perdeu no Turismo, no lazer e no desenvolvimento“, pontuou Abílio.

Hospital Municipal de Cuiabá

Os gestores ainda inspecionaram a situação do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), onde se depararam com instalações precárias e pacientes aguardando cirurgias ortopédicas por falta de insumos básicos.

Leia Também:  Estratégia da base do Palácio Paiaguás na reta final: "voto casado"

O chefe do Executivo Municipal, Abílio Brunini, ressaltou que a antiga gestão não fez a licitação para compra de diversos materiais ao Hospital Municipal de Cuiabá, além de atrasar o pagamento a empresas fornecedoras.

Eu fico grato porque o governador já conseguiu viabilizar alternativas para sanar o problema. Vamos também melhorar o relacionamento entre a Secretaria de Saúde do Estado com a do município para a gente ter soluções mais dinâmicas e transparentes para a saúde da população“, pontuou o prefeito.

Abilio Brunini anunciou ainda um importante projeto, a expansão do Hospital Municipal de Cuiabá por meio da incorporação do antigo Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o antigo PS.

O HMC é uma obra importante. Temos um projeto de expandi-lo, trazendo o antigo Pronto-Socorro para complementar as operações do hospital. Esse é um passo muito significativo para a saúde pública de Cuiabá e para todo o Estado de Mato Grosso”.

Problemas do HMC era à falta de repasses do Governo do Estado

O liberal mencionou ainda que a antiga administração frequentemente atribuía problemas do Hospital Municipal de Cuiabá à falta de repasses do Governo do Estado. No entanto, segundo Abílio essa narrativa desconsiderava questões de má gestão e corrupção. O Prefeito da Capital de todos os mato-grossenses, constatou ainda que a situação do local é realmente preocupante.

Podemos verificar que a maioria dos setores do hospital estão lotados com pacientes que aguardam por cirurgias simples, porque as empresas contratadas pela antiga gestão não conseguem realizar nem mesmo as cirurgias de menor custo”.

O governador Mauro Mendes disse que já nos próximos dias será realizada a compra dos itens que faltam para a realização das cirurgias no Hospital Municipal de Cuiabá.

Vamos arrumar esses pinos, chamados OPMX, que são os parafusinhos para fazer as cirurgias ortopédicas, e aí destravar essa fila de cirurgia aqui, porque aqui temos bons profissionais, boa sala de cirurgia, mas por falta deste pequeno detalhe, por incompetência da administração anterior, não foi feito. E no início da semana nós vamos resolver isso: se Deus quiser essas pessoas vão ter suas dores aliviadas, completou.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Destaques

Polêmica eleição para nova Diretoria da Associação dos Camelôs do Shopping Popular de Cuiabá

Publicados

em

A eleição que definiria a nova Diretoria da Associação dos Camelôs do Shopping Popular de Cuiabá estava suspensa pela Justiça. O Juiz Pierro de Faria Mendes, da 5ª Vara Cível da Capital em sua decisão, acatou pedido de uma das associadas, Benedita Florência da Silva, alegando falta de transparência nas contas e violação do estatuto da entidade.

Marcado para a próxima segunda-feira (28), o pleito foi interrompido após denúncias de má gestão financeira, especialmente no período pós-incêndio que destruiu o centro comercial, em julho de 2024. De acordo com Benedita, a atual diretoria, comandada por Misael Galvão, que busca a reeleição, não prestou contas nem apresentou seguro patrimonial, mesmo com uma arrecadação mensal que ultrapassava os R$ 950 mil, pagos por cerca de 625 lojistas.

Outro ponto crítico apontado na ação era a cobrança de mais de R$ 1,1 milhão em caráter emergencial, repassado aos associados após o incêndio, sem aprovação em assembleia, o que fere o estatuto da entidade. A cobrança deveria ser quitada em apenas oito dias, com previsão de novos reajustes.

Diante dos indícios de irregularidades, o juiz entendeu que seguir com o processo eleitoral poderia causar prejuízo irreversível aos comerciantes e determinou a suspensão imediata da votação. O caso foi encaminhado ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) para tentativa de conciliação entre as partes.

Sem um acordo entre as partes, a Associação dos Camelôs do Shopping Popular de Cuiabá, teria até 15 dias úteis, contados após a audiência ou sua dispensa, para apresentar defesa. A falta de manifestação poderia resultar em revelia e acelerar a tramitação do processo.

Leia Também:  PSD, MDB e PSDB de braços abertos para receber Júlio, Dilmar e Lucimar

A crise no Shopping Popular escancara a insatisfação dos lojistas, que enfrentam prejuízos acumulados e agora cobram respostas sobre a gestão dos recursos e o futuro da entidade. A decisão judicial reacende o debate sobre a transparência e o papel das associações na defesa dos direitos dos pequenos comerciantes.

Eleição mantida

A decisão que havia determinado o cancelamento da eleição da Associação dos Camelôs do Shopping Popular de Cuiabá, suspensa pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), foi derrubada na noite desta sexta-feira (25) pelo desembargador Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro, em decisão liminar. Com isso, a eleição, marcada para a próxima segunda-feira (28), foi mantida. O magistrado entendeu que, embora existam questionamentos sobre a ausência de prestação de contas da gestão, isso não impede que a eleição aconteça. No entanto, a nova decisão judicial entendeu que os requisitos legais para a realização da eleição foram atendidos e liberou a continuidade do processo.

De acordo com o desembargador, suspender a eleição colocaria em risco a continuidade administrativa da entidade, já que o mandato da atual diretoria se encerra no dia 6 de maio. Para ele, o processo eleitoral respeita o princípio democrático e evita que a associação fique sem comando, especialmente no momento de reconstrução do shopping, destruído por um incêndio em 2024.

Em sua decisão o magistrado diz:

Não se pode olvidar que a suspensão da eleição, ao impedir o regular exercício da democracia interna, fragiliza a governança associativa, expondo a entidade a um vácuo de poder, sem previsão estatutária para prorrogação automática de mandatos, o que, por si só, justifica a intervenção deste Tribunal para assegurar a manutenção da estabilidade institucional”.

O desembargador Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro, também destacou que, segundo o estatuto da Associação dos Camelôs do Shopping Popular de Cuiabá, a prestação de contas deve ocorrer apenas no final do mandato, e não há regra que condicione a realização da eleição à aprovação dessas contas.

Leia Também:  Sintep-MT aprova em Assembleia Geral calendário de mobilização em defesa das pautas prioritárias

A Justiça determinou o cumprimento imediato da decisão para garantir que a eleição aconteça conforme o edital já publicado, e comunicou o juízo de origem para ciência e providências necessárias.

A eleição no Shopping Popular de Cuiabá foi convocada para a escolha da nova Diretoria da Associação dos Camelôs do Shopping Popular. A votação definirá os permissionários que irão administrar o espaço pelos próximos anos, sendo responsáveis pela gestão financeira, organização interna e representação dos interesses dos comerciantes junto ao poder público.

Segundo a decisão judicial que liberou a realização da eleição, o objetivo do pleito é assegurar a continuidade da gestão administrativa da associação, evitando a vacância de cargos e o prejuízo à coletividade dos permissionários.

A Justiça entendeu que, apesar de questionamentos sobre o edital de convocação, o processo eleitoral respeita os requisitos legais e deve ocorrer de forma regular, garantindo o direito dos associados de escolher seus representantes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA