Artigo
Como a IA está otimizando processos em diversas áreas
Autor: Jorge Barreto*
Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tem saído dos laboratórios e ambientes de pesquisa e aparecido cada vez mais no dia a dia das pessoas. Hoje percebemos que com a IA podemos otimizar processos e trazer ganhos significativos em eficiência e redução de custos, em diversas áreas como saúde, educação e negócios.
Na saúde por exemplo, a IA tem sido utilizada para melhorar diagnósticos e tratamentos, como é o caso da utilização de algoritmos de aprendizado de máquina em imagens de ressonância magnética para detectar lesões cerebrais de forma mais precisa. Esse processo, demorado e trabalhoso se realizado por um profissional, pode ser feito de forma mais rápida e eficiente pela IA permitindo que o tratamento adequado seja iniciado o mais rápido possível.
Em processos empresariais, a IA pode ser aplicada para analisar dados de comportamento de consumo para segmentar melhor o público e personalizar campanhas publicitárias, o que pode levar a um aumento nas vendas. Além disso, a IA pode ser usada para otimizar processos logísticos, como a programação de rotas de entrega, reduzindo os custos de transporte e aumentando a eficiência.
Na educação, a IA tem sido aplicada para personalizar o aprendizado dos alunos, adaptando o conteúdo às necessidades individuais de cada um. Um exemplo disso é o uso de plataformas de aprendizado que utilizam IA para criar um plano de estudos personalizado para cada aluno, levando em consideração seu nível de conhecimento e sua forma de aprendizado.
Temos também o Chat GPT, uma IA que é capaz de responder a perguntas de forma rápida e segura, dessa forma podendo ser usado para auxiliar os alunos como uma fonte de pesquisa, fornecendo respostas para suas dúvidas. Para o professor, o Chat GPT pode ser usado para auxiliar na construção de aulas e questões, diminuindo o tempo gasto nessas tarefas.
A IA tem se mostrado cada vez mais presente em nosso dia a dia, transformando a maneira como trabalhamos e vivemos. Com seu potencial de otimização de processos, essa tecnologia promete revolucionar diversas áreas, trazendo mais eficiência e redução de custos para empresas e uma melhor qualidade de vida para as pessoas.
*Jorge Barreto é Mestre em Computação Aplicada e professor das disciplinas de Inteligência Artificial e Programação Estruturada do curso de Sistemas de Informação da Rede UniFTC.
Artigos
TEMPOS DE ÓDIO E RADICALISMO
Autor: Juacy da Silva* –
O que podemos fazer para superar esta bestialidade humana tão presente na história ao longo de séculos e milênios?
“O amor é a forma mais alta e mais nobre de relação dos seres humanos entre si. Consequentemente, o amor deverá animar todos os setores da vida humana, estendendo-se também à ordem internacional. Só uma humanidade onde reine a civilização do amor poderá gozar de uma paz autêntica e duradoura.” Vaticano, 8 de dezembro de 2003, na Mensagem do Papa João Paulo II para a Celebração do 37º Dia Mundial da Paz, oficialmente celebrado em 01 de janeiro de 2004.
A cada dia que passa, a intolerância, o ódio, o radicalismo e a violência, em todas as dimensões, espaços e territórios, estão se intensificando, demonstrando que estamos vivendo em uma civilização doentia, a caminho de sua autodestruição.
A violência, seja ela psicológica, financeira, física, sexual, econômica, religiosa e, também, política e internacional, parece ser o fio condutor de nossa história e, contra isso, há décadas ou séculos, diversos líderes humanistas, pensadores e expoentes religiosos têm demonstrado preocupação, pois a violência jamais constrói algo de positivo, mas sim é a demonstração do lado obscuro, maligno do coração e da mente humana.
A culminância deste processo deletério e nefasto são os conflitos armados, as guerras civis e as guerras entre nações, que têm ceifado dezenas ou centenas de milhões de vidas inocentes, principalmente crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos, além da destruição total ou parcial da infraestrutura física e da economia das nações, impondo sofrimento e morte generalizada, apenas para regozijo de alguns líderes mundiais, verdadeiros doentes mentais com seus projetos megalomaníacos de poder, alimentados por um complexo industrial militar totalmente insano, cujo objetivo maior sempre são os lucros imediatos.
Contra tudo isto, neste momento cruel e triste da história humana, o Papa Leão XIV, seguindo os passos de seus antecessores São João Paulo II e Francisco, principalmente, tem erguido sua voz, não se calando em condenar todas as formas e métodos de violência, principalmente as guerras e conflitos armados, cujos objetivos têm sido o poder, o domínio e a opressão.
Esta sanha destruidora e opressora, enfim, esta violência sem paralelo, tem sido potencializada ainda mais com o advento das parafernálias do avanço científico e tecnológico, principalmente nesta “era da inteligência artificial”, muito mais a serviço do mal, da dominação, da prepotência, do medo, da ganância econômica e financeira, do que suas aplicações para o bem comum, principalmente para a paz “desarmada e desarmante” e a felicidade da humanidade.
Como antídoto a esta onda de bestialidade humana, da violência, é fundamental desenvolvermos a cultura da paz, alicerce para a construção da civilização do amor, onde não existe lugar para qualquer forma ou tipo de violência, seja na família, nas comunidades, no ambiente do trabalho, nos espaços educacionais, na vida política, nas igrejas e religiões, nas instâncias culturais e, principalmente, nas relações internacionais.
Para desenvolvermos a cultura da paz, fundamento da civilização do amor, precisamos cultivar alguns princípios como diálogo, compreensão, justiça verdadeira, perdão, empatia, respeito à dignidade das pessoas, fraternidade/solidariedade, cordialidade, esperança e respeito às diferenças e divergências, desde a mais tenra idade até a vida adulta.
Cristo, ao responder a um questionamento que lhe indagava qual era o maior mandamento (da Lei), nos deixou uma mensagem que sintetiza muito bem este caminho ao dizer que: o primeiro, “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento“, este é o primeiro e grande mandamento, e o segundo, semelhante a este, “ama o teu próximo como a ti mesmo”. Evangelho de São Mateus 22:37-39.
Assim, a cultura da paz e a civilização do amor são os únicos caminhos que nos conduzirão a um mundo de paz verdadeira, desde as nossas famílias até a complexidade das relações internacionais, substituindo a lógica perversa da exclusão, do ódio, de todos os tipos de violência, pela lógica do diálogo e do respeito pleno pela dignidade humana.
Enquanto o radicalismo se alimenta do medo, da ignorância, da mentira (atualmente denominada, eufemisticamente, de “fake news”), da desumanização e da eliminação física da outra pessoa, essas duas dimensões propõem ações concretas que desarmam os espíritos e os discursos de ódio na raiz.
O extremismo e a violência quase sempre florescem em ambientes de desigualdade, de exclusão e de injustiça. A civilização do amor atua nas estruturas social, política e econômica, promovendo a solidariedade e a distribuição justa de renda e de recursos, o que esvazia este processo de exclusão e violência.
A cultura da paz e a civilização do amor exigem também uma pedagogia da paz e do diálogo, ou seja, o desafio de saber educar as novas gerações para a tolerância, para cultivarem o entendimento, a reciprocidade, o pensamento crítico e a comunicação não violenta, impedindo que o ódio seja replicado no futuro.
Esta pedagogia da paz, do diálogo, do entendimento e do respeito e amor ao próximo não é uma tarefa apenas dos sistemas de ensino, mas algo presente em todas as dimensões e instâncias das sociedades e nações, principalmente nas famílias, nas escolas e nas Igrejas, bases da formação e socialização das novas gerações.
Mas é preciso também fortalecer esta pedagogia da paz e do diálogo em nossas relações como adultos, seja nas nossas relações de vizinhança, nas comunidades, em nosso ambiente de trabalho e, também, nos ambientes públicos e nas relações políticas, respeitando os direitos humanos e os princípios da justiça social, justiça econômica, justiça intergeracional, justiça ambiental e justiça de gênero.
Sem este esforço coletivo, dificilmente iremos superar este tempo de intolerância, de racismo, de feminicídio, de preconceitos, de ódio e de violência.
Apenas medidas legais e repressão, como temos assistido, não têm conseguido solucionar este grave e complexo problema em todos os países, inclusive no Brasil e no mundo em geral.
Gostaria de concluir esta reflexão citando a síntese do pensamento do Papa Leão XIV, em sua primeira Encíclica Magnifica Humanitas, sobre a salvaguarda da pessoa humana na era da inteligência artificial, onde enfatiza a importância da cultura da paz e da civilização do amor, ao dizer:
“A civilização do amor não é uma utopia ingênua, mas um projeto exigente. Nessa civilização, o amor deve ser o único princípio orientador da vida econômica, social, política e cultural.“
*Juacy da Silva, professor fundador, titular e aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso, sociólogo, mestre em sociologia, ambientalista, articulador da Pastoral da Ecologia Integral.
E-mail: [email protected]
WhatsApp: 65 9 9272 0052
Instagram: @profjuacy
-
Artigos4 dias atrásQuem cuida de quem cuida? A saúde mental da enfermagem precisa ser prioridade
-
ESPORTES5 dias atrásJoão Godoy representa Mato Grosso no Pan-Americano de Beach Tennis em Cuiabá
-
Artigos3 dias atrás80 anos de compromisso com as pessoas e com o futuro
-
Política4 dias atrásPesquisas: Pivetta continua avançando; tá chegando a hora, debates na TV
-
Artigos5 dias atrásDuas incógnitas e uma eleição – Reforma tributária
-
Artigos3 dias atrásO amor romântico não existe
-
Artigos4 dias atrásToró eleitoral
-
Artigos2 dias atrásTreze anos depois: o Judiciário está reescrevendo a Lei do Ato Médico?

