Search
Close this search box.

FUMAR O CACHIMBO DA PAZ

MDB e Mendes começará caminhada rumo ao Palácio Paiaguas

Publicados

em

Nesta segunda-feira dia 19, poderemos testemunhar o início da ascensão do governador Mauro Mendes (DEM) ou do Prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) para o pleito eleitoral de 2022.

Mas tenham calma, espera a segundona chegar, respira fundo, toma uma água, estica o pescoço para o lado, afrouxa o colarinho para sorver mais ar puro da cidade de Chapada dos Guimarães, mais precisamente na Pousada Penhasco.

A quem interessar o encontro, agradeça a sigla emedebista que “inventou” esta “loucura” e antes de concluir o nervosismo pense: “eu tenho que sentar nessa cadeira”, no final cumprimenta os militantes. A imprensa estará atenta as movimentações, não se esqueçam.

Nenel Pinheiro

Emanuel Pinheiro é uma pessoa que sempre esteve com Mauro Mendes.

O alcaide cuiabano conhecido e tantas vezes sintonizado por suas posições é uma das figuras por quem Mauro Mendes Ferreira (DEM) tem admiração na política, além do seu padrinho Blairo Borges Maggi, do Partido Progressista (PP), e do Senador do Partido Democrata (DEM), Jayme Veríssimo de Campos.

Sabemos que atualmente Pinheiro não está morrendo de amores pelo governo, que ajudara a viabilizar (foi coordenador da campanha de Mauro para o governo em 2018).

Tarde de primavera

Era uma tarde de setembro na sala do Palácio Paiaguas, com o celular nas mãos, o número 1, fez o seguinte comentário sobre o poder: não imaginava que o poder era tão grande. Achei que era menor. Mas eu lhe garanto, jamais me deixarei subir na minha cabeça, vou trabalhar para o povo, disse numa tarde de setembro.

Leia Também:  Politec alega que faltam técnicos em necropsia e equipamentos

Felizmente Mauro Mendes, tem dado demonstrações de caráter e de que vai continuar a fazer uma boa administração.

E nos bastidores

Nos bastidores, o Blog do Valdemir percebe é que existe alguns deputados estaduais que estão desesperados com este evento que vai acontecer nesta segunda-feira na cidade de Chapada dos Guimarães, cidade localizada cerca de 60 Km da Capital Cuiabá. Reunião bem longe né.

Ele já me disse que não vai mandar indireta e muito menos deixar de cumprimentar o governador Mauro Mendes“, disse um interlocutor emedebista.

Mas cá entre nós: você acha que Nenel Pinheiro não tem um plano?

Ele tem: na emergência, Emanuel tem sim um plano.

Reunião pode amadurecer apoio a Mendes

A reunião será uma etapa importante da caminhada para o Palácio Paiaguas, representa, fundamentalmente, a possibilidade concreta de apoio do partido do MDB a reeleição de Mendes ao Governo do Estado na próxima eleição.

Aí haverá “alguns” que dirá: não é nada disso, é “Fake News. Não caia nessa lorota. Vai cair? Então passa o sábado e domingo com essa:

Mauro é uma liderança importante e caminhará conosco, Pinheiro precisa entender que não é hora de olhar para o passado e as rivalidades. Pinheiro e Mendes sempre estiveram juntos nos pleitos eleitorais. Hoje eles precisam deixar isso em uma página virada, em busca de trazer para Mato Grosso a união que o Estado precisa, pontuou um militante emedebista.

MDB

Leia Também:  MT e SP lideram movimento para o fortalecimento das Assembleias

O Diretório Regional do MDB, dá sinais evidentes que não vai desembarcar do governo Mauro Mendes, é só prestarem atenção na reunião desta segunda-feira que foi convocada pelo presidente e cacique da sigla Carlos Gomes Bezerra para todos os filiados da Executiva.

E o cacique Carlos Bezerra já avisou que esse encontro não será um ringue, mas será um local de discussão política.

Nas últimas 36 horas os Diretórios Municipais, conforme apuração da equipe de reportagem do Blog do Valdemir, sinalizavam que seus integrantes querem apoiar o governador Mauro Mendes a reeleição.

Precisamos informar aos internautas que uma eventual saída do MDB, também preocupa o governador Mauro, devido a possibilidade de um “efeito dominó”, entre outros partidos da base aliada, com reflexos numa candidatura de Emanuel Pinheiro.

Nos bastidores da política apontam que o partido deve se reunir para ‘fumar o cachimbo da paz’. Parece que os ânimos estão se acalmando pelas bandas do MDB. Além de ter maior bancada, é um dos partidos com mais estrutura.

Para finalizar: Mauro Mendes vai para reunião porque foi convidado, não sabe a finalidade do encontro com prefeitos e vice-prefeitos do partido.

Já Bezerra diz que será para alinhar os emedebistas para as próximas Eleições em 2022.

Eu acredito que a reunião seja para conhecer a cidade de Chapada dos Guimarães e seus pontos turísticos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Sem noção e sem proposta: besteirol sem limites em busca de votos

Publicados

em

Discretamente começam a surgir adesivos em carros lançando pré-candidatos a vereador. É claro que ninguém se assume por enquanto, até porque a legislação não permite, mas já se vê por aí “Fulana pela Educação” ou “Beltrano da Justiça Social”, “Sicrano eu apoio”. Quem olha distraidamente se entusiasma: as questões que afligem a população estão aí, contempladas, há quem se ocupe com elas.

Muita gente não sabe, mas as novas regras eleitorais estão afunilando essa coisa de candidaturas. Antigamente cada partido lançava chapa completa, era uma festa, chovia candidato nos programas eleitorais. Agora, não. Segundo as novas regras, cada partido pode lançar só 100% mais um candidato do total de vagas disponíveis nas Câmaras Municipais.

Aqui na capital de todos os mato-grossenses, por exemplo, cada partido pode lançar de 1 a 40 candidatos a vereador. Antes, a regra cravava 150%, ou 33 postulantes. Uma farra em que nomes inexpressivos, folclóricos ou histriônicos, divertiam o eleitor na tela da tevê. Tudo indica que parte da diversão vai acabar. Afinal, o número de candidaturas vai encolher.

Folclóricos e o uso de nomes de famosos

Alguns são folclóricos e outros buscam confundir com nomes semelhantes a artistas, jogadores ou políticos. De tudo, tem um pouco de profissões e outras atividades. São candidatos padre, reverendo, apóstolo, bispo, pastor, motoboy, bombeiro, lava rápido, cabo, coronel, sargento, tenente, capitão, policial, corretor, repórter, podóloga e muitos outros.

Leia Também:  Em Mato Grosso, carros com gás natural poderão ser isentos de IPVA

Mas quem ganha disparado são os classificados como Prof., Profª e Professor(a) em suas aparições. Em seguida, os advogados registrados com as siglas de Dr. e Dra. também aparecem. De um modo ou de outro, esses candidatos tentam marcar os nomes e números na memória dos eleitores. Usam até a linguagem subliminar para ser lembrado na hora do voto. Sem noção e sem proposta: besteirol sem limites em busca de votos.

Tem vereador candidato a reeleição e aqueles que estão pretendendo sentar em uma das 27 cadeiras da Câmara Municipal de Cuiabá, que já empunharam suas bandeiras em busca de votos, como é o caso do buracos na Capital de todos os mato-grossenses que são muitos, outros usam de sua bandeira ligado a Saúde Municipal, já para alguns, sua bandeira é a cassação do Prefeito de Cuiabá, o emedebista Emanuel Pinheiro, alguns já cassados e voltaram a sentar na cadeira da Casa de Leis, por força da Justiça, querem se aparecer diante de seus eleitores pedindo cassação do presidente da Casa de Leis.

Bom…, agora fica a escolha direta do eleitor cuiabano. Será que esses vereadores assim como os demais não sabem para que vieram na Câmara de Cuiabá merecem seu voto? E a proposta de seu vereador, você conhece? já leu? já viu?

Leia Também:  Justiça mantém candidatura de Neri e rejeita pedido de Procuradoria

Isso, no entanto, não vem inibindo quem já distribui seus adesivos entre amigos, ou cabos eleitorais tentando firmar-se desde já na memória do eleitor. O fato é que a fantasia da vereança, com todos os seus privilégios ainda faz a cabeça de muita gente.

A maioria sai das eleições endividada e frustrada, enganada por eleitores ardilosos. Há quem prometa voto para qualquer postulante que aparecer.

Daqui da minha casa ninguém sai triste. Prometo voto pra todo mundo”, confidenciou-me, certa vez, um eleitor.

Nesta semana, as redes sociais estavam cheias de vídeos e fotos de candidatos interessados na cadeira da Câmara de Cuiabá fazendo visitas, comendo pastel, abraços, beijos e aperto de mão depois de 4 anos sumidos.

Muito aspirante a político acredita nessas conversas. Político matreiro, porém, costuma desconfiar dessas manifestações de amizade mais exaltadas. Quase sempre o sorriso e o aperto de mão, firme, são ciladas. Convém ter atenção, não se entusiasmar nem mesmo com o sucesso dos adesivos nos vidros dos carros.

Aqui em Cuiabá, em 2020, alguns inconformados foram procurar a Polícia Federal, reclamar que seus votos “sumiram”. O gesto, patético, incorporou-se ao anedotário político local. Era ano de pandemia, a Covid-19 matando a torto e a direito.

Em 2024 o País ensaia uma normalidade e, talvez, gestos do gênero, caso se repitam, divirtam mais que no passado recente, denso e pesado.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA