NOVAS CONTRATAÇÕES

Sindimed-MT discute concurso e horário estendido dos médicos nas Unidades Básicas

Publicados

em

O Sindicato dos Médicos de Mato Grosso(SIndimed-MT) se reuniu nesta última segunda-feira (17) com gestores da Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS) para cobrar o concurso público e também discutir como vai funcionar as contratações emergenciais e a regulamentação do trabalho médico em razão do horário estendido nas Unidades básicas de saúde, conforme definido no Decreto Municipal n. 8930/2022.

Segundo a SMS, o processo do concurso está em andamento e aguarda os apontamentos da Secretaria de Gestão, para posterior análise da Comissão de Elaboração do Edital do Concurso.

Ainda nesse concurso serão definidas questões relativas ao novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da classe médica, com o objetivo de ser previamente aprovado antes da publicação do edital do certame.

O sindicato ponderou que nesse momento em que existe um aumento do número de casos de Covid-19 e surge uma epidemia de síndrome gripal, não há tempo hábil para o Município aguardar a realização do processo seletivo, já que o aumento pela procura dos serviços de saúde, somado a carência de profissionais, sobrecarregam as equipes de saúde, muitas delas desfalcadas de seus componentes que se encontram afastados por doenças e pela rotatividade médica nas Unidades de Saúde do Município de Cuiabá.

Há a necessidade urgente da contratação temporária de profissionais para incrementar o atendimento dos pacientes com sintomas respiratórios e aliviar o desgaste das equipes de saúde, que lutam há dois anos contra o avanço da Covid-19“, disse o presidente do Sindimed-MT Adeíldo Lucena.

Na reunião ficou acertado ainda que para regulamentar o descanso e as horas extras dos médicos será editada uma portaria concedendo uma hora de descanso ao médico de plantão na unidade.

Leia Também:  "Retorno das aulas presenciais não será tão breve"

Nesse período poderá sair da unidade para realizar suas refeições. Ficou assegurado o pagamento das horas extraordinárias enquanto perdurar esse regime de trabalho.

Sabemos que essas contratações temporárias nesse momento são cruciais, mas é necessária a expansão do atendimento com criação de equipes de triagem em vários pontos da cidade, visando melhorar o acesso dos pacientes e aliviar as equipes de saúde da família, UPAS e Policlínicas“, lembrou Adeíldo.

Outro ponto colocado foi a aquisição de insumos e medicamentos pela SMS para dar suporte necessário aos atendimentos.

Nesse sentido, como a situação exige, o sindicato dos médicos anota a necessidade da retomada dos trabalhos pelo Estado na Arena Pantanal, ampliando assim a assistência à população nesse momento de crise.

O Sindimed-MT seguirá acompanhando os trabalhos da secretaria e tão logo se realizem as discussões em torno do novo PCCS manterá a categoria informada“, disse o assessor jurídico do Sindicato Bruno Álvares do Escritório Vaucher e Álvares.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

Fecomércio-MT vai incluir jovens no mercado de trabalho

Publicados

em

O sonho de toda mãe é conseguir para os filhos uma vaga como jovem aprendiz ou estagiário, mas sabe que a realidade entre distribuir currículos e conseguir uma oportunidade é uma tarefa difícil.

O Sistema Fecomércio-MT/Sesc/Senac/IPF-MT dará início, na semana do dia 6 a 10 de junho, ao ‘Programa Empregar’, que busca qualificar jovens de 16 a 20 anos para o mercado de trabalho. A ação é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo link na BIO do Instagram da federação (@fecomercio_mt).

Esta é uma grande oportunidade para jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho. É importante destacar que o Brasil vive hoje uma de suas piores crises econômicas na história. Milhões de desempregados, mas ao mesmo tempo milhares de postos de trabalhos em aberto, e então por que a conta não fecha? Empresas hoje não têm mais tempo para treinamento, preferem aqueles que já estejam qualificados e prontos para começarem a trabalhar. Para os adolescentes, a cobrança é ainda mais dura. 

Leia Também:  Empresa frigorífica lança liquido preto no Rio Cuiabá

Durante a programação do Sistema Fecomércio-MT/Sesc/Senac/IPF-MT, serão apresentadas palestras de capacitação aos jovens, com técnicas de comportamento, marketing pessoal e empreendedorismo. Também serão realizados testes vocacionais e de aptidão visando atender às demandas dos empresários do comércio.

Para o presidente da federação, José Wenceslau de Souza Júnior, a ideia do programa é contribuir para a capacitação dos jovens e atender as empresas dos setores do comércio e serviços.

Muitas empresas de varejo que atuam na região estão sempre em busca de profissionais qualificados, o que nem sempre é possível no mercado atual. Por isso, queremos fazer essa “ponte” para auxiliar tanto a empresa quanto o colaborador, afirmou.

O superintendente da entidade, Igor Cunha, disse que o programa, já realizado anteriormente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção de Mato Grosso (Sindcomac-MT), possibilitou a inserção de dezenas de jovens no mercado de trabalho.

Esta ação possibilitará atender aos diversos segmentos filiados à Fecomércio-MT, colocando os jovens no mercado de trabalho e melhorando a situação econômica da região e de suas famílias”.

As atividades serão promovidas na sede da Fecomércio-MT, no período da tarde, das 14h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3648-1400.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA