Search
Close this search box.

VOLTA DA CULTURA CUIABANA

Projeto “Rua do Rasqueado” está de volta

Publicados

em

Um projeto que existe há quase 30 anos é é uma espécie de “Happy Hour” dançante, que surgiu com a proposta de resgatar a tradicional dança popular esta de volta. O projeto “Rua do Rasqueado”, que a partir desta quinta-feira (26), começou em um novo local, o Museu do Rio Cuiabá “Hid Alfredo Scaff”, sede da Secretaria Municipal de Turismo, no bairro do Porto.

O Projeto “Rua do Rasqueado” é uma realização da Associação Mato-grossense de Cultura (AMC), com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) e Secretaria Municipal de Turismo de Cuiabá (SMT). A programação segue aberta até o próximo dia 10 de fevereiro, com apresentações musicais toda quinta-feira e também às sextas-feiras, das 18h às 22h, no local.

O Trio Pescuma foi a principal atração na primeira noite de retomada do Projeto “Rasqueado de Rua”, celebrado no Museu do Rio Cuiabá “Hid Alfredo Scaff”, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (SMT).

Leia Também:  Santuário de Elefantes em Chapada dos Guimarães se prepara para receber nova hóspede

Criado há mais de três décadas pelo músico, compositor e mestre da cultura popular mato-grossense, Milton Pereira de Pinho, o popular “Guapo”, as festividades eram realizadas, anteriormente, em praças públicas, no entanto, em razão da Pandemia da Covid-19, teve seu modelo reformulado pelo atual, oferecendo assim, um pouco mais de conforto e comodidade aos frequentadores, mantendo viva e em evidência as tradições cuiabanas.

A titular da Secretaria Municipal de Turismo (SMT), Nilza Taques, externou que a gestão Emanuel Pinheiro se sente lisonjeada em recepcionar essa grande festa de valorização das manifestações culturais.

Estamos muito contentes em ver essa grande festa e poder prestigiar de perto. A nossa casa está de portas abertas para receber a comunidade com todo amor e carinho, uma opção de entretenimento à disposição de todos“, comentou.

“Guapo”, revelou que em razão da pandemia, os calendários precisam ser suspensos. Entretanto, é reaberto em grande estilo e com total segurança, à disposição da sociedade.

São muitas gerações que pertencem ao programa. Tivemos uma pequena pausa, mas, agora tudo volta ao normal, com muita música boa e o melhor do rasqueado e lambadão“, completou.

Para os próximos dias, já confirmaram presença as bandas Scort Som, Mega Boys e Lambadeiros de Elite, João Eloy, Os Originais, entre outras.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

“O xadrez ensina o aluno a lidar com pressão, frustrações e desafios”

Publicados

em

O xadrez tem contribuído para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Clênia Rosalina, em Cuiabá. Concentração, raciocínio lógico, disciplina e tomada de decisões estão entre as competências estimuladas pela modalidade, que integra a proposta pedagógica das escolas de tempo integral vocacionadas ao esporte da rede estadual.

O trabalho é conduzido desde 2021 pelo professor de Educação Física, João Paulo da Silva Louzada. Na avaliação dele, o esporte cumpre um papel importante na escola ao ajudar os estudantes a desenvolver disciplina, convivência e responsabilidade, principalmente quando é trabalhado de forma contínua no dia a dia da unidade.

O esporte vai além da prática física e da competição. Na escola, ele é uma ferramenta de formação humana, social e educacional. Por meio das atividades esportivas, os estudantes desenvolvem competências importantes para a convivência, como respeito às regras, cooperação, liderança, disciplina, criatividade e responsabilidade, afirma o professor.

No caso do xadrez, segundo João Paulo, os efeitos aparecem tanto dentro quanto fora do tabuleiro. A cada partida, o estudante aprende a observar melhor, a controlar impulsos, a lidar com erros e a avaliar as consequências antes de agir.

O xadrez ensina o aluno a lidar com pressão, frustrações e desafios de forma mais equilibrada. Ele ajuda o estudante a pensar antes de agir, pois, em uma partida, podem ocorrer situações inesperadas. O aluno precisa avaliar o cenário, tomar decisões e assumir o resultado de cada escolha, explica.

Entre os exemplos citados pelo professor está a estudante Ana Clara da Silva Pinho, do 1º ano do Ensino Médio. A jovem enxadrista se tornou referência na escola pelo desempenho em campeonatos escolares e estaduais.

Leia Também:  Bolsistas do Pojeto Olimpus disputam o Sul-Americano de Atletismo

Nos últimos anos, ela acumulou títulos como campeã estadual do JORE 2025, campeã regional do JORE 2025, campeã do Festival Escolar de Xadrez (FEX) Torneio Verão 2026, campeã sub-14 feminino do Festival Escolar de Xadrez 2024 e campeã do IFMT Blitz 2024, também na categoria sub-14 feminino.

Ana Clara ainda foi vice-campeã dos Jogos Estudantis de 2025, em Cuiabá.

Para João Paulo, os resultados alcançados pela estudante nas competições estaduais refletem um trabalho desenvolvido na escola, com incentivo, treino e acompanhamento contínuos.

O desempenho da Ana Clara é resultado de um processo que começou aqui. Mas percebo mudanças não apenas nela. Os demais alunos que praticam xadrez também demonstram maior concentração, mais segurança ao lidar com desafios e mais cuidado ao tomar decisões. Para mim, é uma modalidade muito eficiente nesse desenvolvimento, destaca.

O trabalho desenvolvido na escola também tem contribuído para ampliar o cenário enxadrístico no âmbito escolar de Mato Grosso. Além das aulas e dos treinamentos, os professores João Paulo e Glaydson Magno Andrade da Costa atuam na organização do Festival Escolar de Xadrez (FEX), realizado desde 2024 com o apoio da Federação Mato-grossense de Xadrez.

Leia Também:  Projeto Cuiabá Sonoro estão com inscrições abertas

Sediado na própria unidade escolar, o festival vem crescendo a cada edição e reunindo estudantes, atletas e admiradores da modalidade de diferentes regiões do estado. Em 2026, o FEX recebeu mais de 80 inscrições, consolidando-se como uma competição estudantil importante para a valorização do xadrez no ambiente escolar.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), a experiência da unidade está inserida na política de expansão das escolas de tempo integral da rede estadual.

Mato Grosso possui atualmente 594 escolas estaduais, das quais 96 funcionam em tempo integral, o que corresponde a 16,16% da rede. Desse total, 14 unidades são destinadas ao esporte. As escolas de tempo integral estão presentes em 53 municípios.

A rede estadual atende 324.406 estudantes, dos quais 19.650 em tempo integral, o que corresponde a 6,6% das matrículas. Nessas unidades, as práticas esportivas fazem parte da rotina dos alunos e contribuem para uma formação mais ampla, com reflexos na aprendizagem, na convivência e no desenvolvimento emocional.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA