NO APAGAR DAS LUZES
Merino sai do banco e coloca a Espanha nas quartas
Espanha e Portugal defrontaram-se esta segunda-feira, 6 de julho, no AT&T Stadium, em Dallas, num dos jogos mais atrativos dos oitavos de final do Mundial de 2026.
Duas das potências do futebol europeu encontraram-se num duelo marcado pelo talento, pela rivalidade histórica e pela presença de figuras como Lamine Yamal, Rodri, Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes, Vitinha ou Rafael Leão.
Assim como em 2010, a Espanha precisou superar a defesa lusa apenas uma vez para carimbar a classificação para as quartas de finais e mandar Portugal embora da Copa do Mundo. Desta vez, Mikel Merino saiu do banco de reservas e brilhou no apagar das luzes para marcar o gol da vitória por 1 a 0, em Dallas.
A Fúria segue viva no Mundial e aguarda pelo vencedor do confronto com a Bélgica como seu adversário nas quartas de finais.

Soluções encontradas no banco
Espanha e Portugal fizeram um confronto equilibrado nas oportunidades do primeiro tempo. A Fúria conseguiu ter a posse por maior tempo e encaixou a sua estratégia de forma mais eficaz, mas os portugueses foram agressivos nas respostas e também lamentaram as chances perdidas.
Do lado espanhol, Mikel Oyarzabal teve a primeira oportunidade, ficou cara a cara com Diogo Costa e mandou para fora. Durante o primeiro tempo, a equipe comandada por Luis de la Fuente foi encaixando a marcação e dificultou a saída de bola dos portugueses.
A postura gerou um momento de pleno domínio da Fúria com grandes oportunidades criadas, mas esbarrada em defesas importantes de Diogo Costa.
Portugal demorou para responder e novamente viu Cristiano Ronaldo isolado no ataque. Porém, na reta final, os lusos superaram a primeira linha de marcação dos rivais e também flertaram com a vantagem. Na bola aérea, João Félix mandou no rosto de Unai Simón. Em jogada ensaiada, Nuno Mendes parou no poste.

No segundo tempo, o roteiro se repetiu com domínio maior para os espanhóis. Apesar de encontrar uma defesa compacta e segura, a Espanha buscou alternativas para encontrar espaços.
Com Yamal cercado pela marcação e Oyarzabal pouco inspirado, De La Fuente buscou no banco de reservas a solução para destrancar a muralha portuguesa. Entre as opções escolhidas pelo treinador, Mikel Merino e Ferrán Torres deixaram a reta final intensa.
Embora as chances claras aparecendo em menor volume, a Espanha permaneceu convicta com a estratégia de decidir ainda no tempo normal e contou com as suas peças do banco de reservas para carimbar a classificação no apagar das luzes.
Mikel Merino sofreu falta na intermediária e cobrou de forma rápida. A bola rodou e caiu nos pés de Ferrán Torres, que achou assistência na medida para Merino tocar na saída de Diogo Costa, colocando a Espanha nas quartas de finais da Copa do Mundo.
ESPORTES
Bélgica goleia e elimina Estados Unidos nas oitavas da Copa
Pelas Oitavas de Final da Copa do Mundo de 2026, a Bélgica eliminou os Estados Unidos, vencendo por 4 a 1 nesta segunda-feira (6), no Lumen Field, em Seattle.
Com dois gols de Charles De Ketelaere, um de Hans Vanaken e um de Romelu Lukaku, a Seleção Belga comandada por Rudi Garcia garantiu vaga nas quartas de final da competição.
O único gol norte-americano foi marcado por Malik Tillman, em cobrança de falta, na primeira etapa.
A partida teve início movimentado, com a Bélgica abrindo o placar ainda aos oito minutos do primeiro tempo. Nicolas Raskin ficou com a bola dentro da área e rolou para De Ketelaere, que completou rasteiro para o fundo da rede.
Os Estados Unidos responderam aos 30 minutos, quando Folarin Balogun foi derrubado por Brandon Mechele na entrada da área. Tillman cobrou a falta com a perna direita, a bola desviou na barreira e morreu no meio do gol, enganando Thibaut Courtois: 1 a 1.

O empate durou menos de dois minutos. Leandro Trossard avançou pela esquerda, chegou até a linha de fundo marcado por dois defensores e cruzou na pequena área para De Ketelaere, que ganhou no alto e cabeceou para fazer o segundo da Bélgica ainda no primeiro tempo.
O terceiro gol belga saiu logo aos 11 minutos da segunda etapa, em lance que envolveu falha do goleiro Matt Freese. O arqueiro americano saiu da área para dominar a bola no peito, hesitou na saída e permitiu que De Ketelaere recuperasse a posse.
O camisa 17 acionou Hans Vanaken, que finalizou de fora da área sem goleiro e acertou o cantinho, ampliando para 3 a 1. Com a vantagem consolidada, a Bélgica administrou o resultado e ainda contou com a entrada de Romelu Lukaku, maior artilheiro da história da Seleção Belga, com 92 gols, aos 22 minutos da etapa final.
O centroavante selou o placar aos 48 minutos, aproveitando erro na saída de bola americana, trazendo para o meio da área e batendo colocado de direita no cantinho esquerdo de Freese.

Thibaut Courtois ainda foi decisivo na segunda etapa, realizando defesa importante em finalização de Balogun, que avançou sozinho após falha de Brandon Mechele.
Com a eliminação, os Estados Unidos encerram sua participação na Copa do Mundo nas oitavas de final. A Bélgica, por sua vez, avança às quartas e enfrentará a Espanha, que se classificou mais cedo com vitória por 1 a 0 sobre Portugal.
-
ESPORTES5 dias atrásAs seleções classificadas às oitavas de final da Copa do Mundo 2026
-
Política6 dias atrásConfirmação de movimentação nos bastidores redesenha o cenário político no PSD
-
Política7 dias atrásClima tenso e ainda de forte disputa interna pelo Palácio Paiaguás
-
Artigos6 dias atrásA infância no centro do novo Plano Nacional de Educação
-
Artigos6 dias atrásInchaço nas pernas: existem várias causas e o ultrassom ajuda a diferenciá-las
-
Artigos6 dias atrásA era das bets chegou ao trabalho — e agora?
-
Artigos3 dias atrásCuiabá precisa da ferrovia para seu desenvolvimento
-
ESPORTES6 dias atrásMixto prioriza calendário de 2027

