Search
Close this search box.

A MAGIA DO NATAL SE FAZ PRESENTE

Praça do Chopão recebe Projeto “Natal Luz Cuiabá”

Publicados

em

O Projeto “Natal Luz Cuiabá“, será lançado nesta quinta-feira (15), às 18h, pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. A iniciativa é da primeira-dama Márcia Pinheiro e contará com ampla programação. O evento será realizado na Praça Oito de Abril, popularmente conhecida como Praça do Choppão, no período de 15 a 18 de dezembro.

A abertura da iniciativa contará com a presença do bom velhinho, o Papai Noel, que fará a alegria da criançada e de todo público presente. O Coral do projeto Siminina, Tia Hanna, Orquestra Bola de Ouro e o Forró Zabumba também irão integrar a grande festa, de muita alegria e de amor ao próximo.

O Natal representa união, família. Nada mais justo celebrar a data com muita música e diversão. A Praça Oito de Abril, foi escolhida por representar a imagem de Cuiabá. Com amplo espaço, feira gastronômica, a população cuiabana é a nossa convidada a prestigiar esse evento grandioso. Natal é comemorar a vida, espalhar o amor e semear a esperança”, declarou a primeira-dama, Márcia Pinheiro.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, fez questão de enfatizar que, a realização do evento cultural, é mais uma forma de demonstrar o cuidado e o respeito da gestão com o ser humano.

Tudo está sendo especialmente preparado, para que as famílias cuiabanas possam desfrutar de um ambiente sadio, com toda segurança e de forma gratuita. O espaço foi todo decorado para que as pessoas possam realmente perceber o verdadeiro sentido do Natal. Entender o verdadeiro significado do Natal é vivenciar o nascimento do salvador todos os dias de nossa vida, Jesus Cristo”, enfatizou o secretário.

Ele lembra ainda que poucas datas comemorativas têm a simbologia tão valorizada e rica como no Natal, por ser um período iluminado em que o brilho das decorações transforma o ambiente ao nosso redor, fazendo com que os desejos de paz, harmonia e felicidade se renovem a cada ano. Não temos dúvida nenhuma que o Projeto Natal de Luz de Cuiabá irá promover a autoestima da população de Cuiabá e será importante ponto turístico da nossa cidade, finalizou.

Leia Também:  Roubo de cabeamento elétrico prejudica abastecimento de água em Várzea Grande

Durante os quatro dias de celebração, a população poderá contar com um especial programação, com apresentações musicais, comidas típicas e a presença do Papai Noel.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

Hospital Geral de Cuiabá faz apelo por doação de leite materno para UTI Neonatal

Publicados

em

O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG) fez um apelo urgente à população diante da queda significativa no estoque do banco de leite humano. A unidade precisa de doações para garantir a alimentação de recém-nascidos internados na UTI Neonatal, muitos deles prematuros e em estado delicado.

O alerta ocorre em maio, mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno, o que reforça a necessidade de mobilização da sociedade.

De acordo com o coordenador do Banco de Leite Humano do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG), Marcus Vinicius de Carvalho, o leite humano é essencial para a recuperação e o desenvolvimento dos bebês internados, especialmente aqueles que ainda não conseguem se alimentar diretamente no peito.

Pedimos que mulheres que estejam amamentando e tenham produção excedente procurem o banco de leite. Cada frasco doado pode alimentar vários bebês. Para esses recém-nascidos, o leite materno é como um ‘ouro líquido’: protege contra infecções, auxilia no desenvolvimento intestinal e pode reduzir o tempo de internação“, explica.

Como doar

Para se tornar doadora, é necessário estar em fase de amamentação, ter boa saúde e não fazer uso de medicamentos contraindicados. A coleta pode ser realizada em casa, com recipientes esterilizados fornecidos pelo hospital. A equipe também orienta as mães sobre a forma correta de ordenha e armazenamento.

Leia Também:  Bomba é jogada dentro de Fórum na cidade de Sorriso

O banco de leite do Banco de Leite Humano do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG) funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua 13 de Junho, 2101 – 2º andar, região central de Cuiabá.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (65) 3363-7035 ou WhatsApp: (65) 99601-1802.

Não é preciso doar grandes quantidades. Cerca de 300 mililitros por semana já fazem diferença. É um gesto simples, gratuito e que pode salvar vidas“, reforça o coordenador.

Maio: mês de incentivo ao aleitamento

A mobilização acontece em sintonia com as campanhas nacionais de incentivo ao aleitamento materno. De acordo com o Ministério da Saúde, o leite humano pode reduzir em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis. Apesar do aumento na procura por bancos de leite em Mato Grosso, o volume de doações ainda não acompanha a demanda.

Referência no atendimento a gestantes e recém-nascidos de alto risco, o Hospital Geral atende pacientes de toda a região metropolitana de Cuiabá. Atualmente, os 16 leitos da UTI Neonatal estão ocupados, o que aumenta a preocupação da equipe.

Leia Também:  Aumenta mais de 50% mortes de crianças causadas por eletricidade no Brasil

Com o estoque em nível crítico, a direção da unidade não descarta a possibilidade de racionamento do leite humano nos próximos dias, caso não haja reforço nas doações.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA