RUMO AO PÓDIO!

Cuiabá vai sediar etapa da maior disputa de educação profissional das Américas

Publicados

em

Durante os dias 6 e 10 de dezembro no Distrito Industrial, Cuiabá será palco para a última etapa do ano das Olímpiadas do Conhecimento. Essa é a maior competição de educação profissional das Américas e tem como objetivo destacar as habilidades técnicas e pessoais dos jovens em provas elaboradas com base nas qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e nos avanços tecnológicos.

Vale ressaltar que a competição é aberta ao público e conta com todas as medidas sanitárias.

O evento acontece de dois em dois anos, dividido por etapas em diferentes capitais do país. Cuiabá vai sediar, a competição nas ocupações de Drywall e Estucagem, Construção de formas para concreto e Eletrônica, com participantes vindos de norte a sul do Brasil.

As provas são específicas e distribuídas em quatro dias de competição. Os competidores terão que executar tarefas do dia a dia das empresas dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Quem vencer a disputa poderá representar o Brasil no mundial de profissões técnicas WorldSkills Shanghai, na China, 2022.

E tem participantes mato-grossenses na disputa! Os jovens Djair de Oliveira, Dhominy Moraes, Julyéder Rodrigues e Giordana Lemos são alunos do Senai MT e vão representar nosso estado na competição.

Outros competidores de Mato Grosso também já foram destaques nas etapas anteriores.

De Rondonópolis, a equipe, formada pelos alunos Celso Ferreira da Silva, Erik Juan da Silva e Ronald Wilians Santos, conquistou a medalha de prata na modalidade de Manufatura Integrada, durante a etapa que aconteceu em Curitiba.

Com o segundo lugar, poderão participar de uma disputa direta com a equipe paulista para a vaga em Shangai. Além deles, o aluno Adryel dos Reis, de 21 anos, ficou entre os cinco melhores na panificação, em Belo Horizonte.

A WorldSkills

O torneio é realizado a cada dois anos e é considerado a maior competição de educação profissional do mundo. Os melhores alunos de países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul, disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviço.

Os alunos, precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações, dentro de padrões internacionais de qualidade.

A realização da 46ª WorldSkills Competition será em Shangai, na China, e tem previsão para ocorrer em 2022.

Desde 1983, o Senai representa nosso país no evento e a cada edição o Brasil vem ganhando destaque. São concedidas medalhas de ouro, prata e bronze, aos melhores profissionais no torneio, além de certificados de excelência (aos competidores que alcançaram acima de quinhentos pontos).

Programação

Dia: 6 a 10 de Dezembro de 2021.
Horário: 8h às 17h (horário de Brasília)
Onde: SENAI Distrito Industrial (Av. A, 956 – Distrito Industrial, Cuiabá-MT).

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Aumenta o número de notificações da dengue, chikungunya e Zika
Propaganda

Geral

Veículos serão removidos se estacionar em local prioritário

Publicados

em

Estacionar o veículo em local proibido, não usar cinto de segurança ou até usar o celular conduzindo um automóvel, mesmo que seja só por um minutinho, pode resultar em multa e alguns pontos na carteira. O Comando de Polícia Polícia Militar (PM/MT), assim como a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) tem alertado a população quanto a estas infrações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o que têm sido registradas com frequência o desrespeito. Além da aplicação das sanções previstas, o veículo pode ser guinchado ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e ao pátio da SEMOB.

Nesta semana, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) retoma a “Operação Tolerância Zero” contra motoristas e motociclistas que estacionam em vagas reservadas para idosos, pessoas com deficiência (PCD) ou com mobilidade reduzida. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Juares Samaniego, as primeiras operações serão orientativas, mas, no mês de fevereiro os agentes de trânsito começam a aplicação do auto de infração.

Os agentes também orientarão os motoristas quanto ao não uso das calçadas e a entrada e saída de veículos como estacionamento.

Aos que que não respeitarem a Lei de Trânsito, os veículos poderão ser autuados e removidos. Para o secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, alguns motoristas ainda insistem em “errar” e praticar a infração que é também uma “falta de educação” no trânsito.

Infelizmente, a falta de bom senso ou falta de educação continuam sendo praticadas por alguns motoristas/motociclistas. Todos os dias há alguns motoristas usando vagas prioritárias. Recebemos muitas reclamações dos cidadãos com deficiência ou idosos que se veem impedidos de utilizarem essas vagas porque estão sendo usadas por aqueles que não necessitam delas. Infelizmente, esses cidadãos são os que mais reclamam dos agentes, mas não olham para os próprios erros cometidos no dia-a-dia no trânsito. Para esses motoristas eu peço, tenham consciência“, lamentou o secretário.

Estacionar em vagas reservadas aos deficientes e idosos sem credencial pode resultar na remoção do veículo, 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e R$ 293,47 de multa.

Os agentes também orientarão os motoristas quanto ao não uso das calçadas e a entrada e saída de veículos como estacionamento. A fiscalização ocorrerá também dentro dos shoppings e supermercados da capital. A fiscalização nestes locais é legal e consta no artigo 21 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e nos estatutos dos idosos e PCD.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Baixa imunidade pode ser uma das maiores causas de gripe
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA