ACESSO À CULTURA NO PEDRA 90
Casarão das Artes lança projeto “Fazendo Arte na Comunidade”
O Instituto Cultural Casarão das Artes, com mais de 10 anos de atuação e de existência no Pedra 90, lança às 19h deste dia 19 de maio de 2024, o projeto “Fazendo Arte na Comunidade”. Este projeto foi aprovado pelo Edital Olhos D’Água através do Ministério da Cultura do Governo Federal.
De acordo com Camila Maria Rodrigues, presidente do Instituto Cultural Casarão das Artes, o objetivo é democratizar o acesso à arte e cultura, promovendo o desenvolvimento pessoal, a valorização da identidade local, a inclusão e a integração social, com a valorização da rica identidade local.
O “Fazendo Arte na Comunidade“ oferece uma grande variedade de atividades artísticas gratuitas, dando a oportunidades a todos, por meio de aulas gratuitas em diversas áreas artísticas, como: siriri, percussão, dança de salão, stiletto, dança de rua, violão, edição de áudio e vídeo, canto, dança afro, psicologia comunitária.
“Acreditamos que a arte é um direito fundamental e que todos devem ter a oportunidade de acessá-la. Com o projeto ‘Fazendo Arte na Comunidade’, queremos democratizar o acesso à cultura e à arte, promovendo a inclusão social, o desenvolvimento humano, a cidadania e a valorização da cultura local na comunidade do Pedra 90“, pontua Camila Rodrigues.
A presidente observa que as aulas serão ministradas por profissionais experientes e apaixonados, que vão além do aprendizado técnico. O projeto se propõe a criar um espaço acolhedor e seguro, onde os participantes possam se expressar livremente, desenvolver habilidades, construir autoestima e fortalecer laços comunitários.
Reconhecendo as dificuldades econômicas enfrentadas pelas famílias da região, o projeto oferece uma bolsa de R$ 80,00 por aluno ou R$ 150,00 por família para auxiliar na segurança alimentar dos participantes, reforçando o compromisso do Instituto com o bem-estar da comunidade.
O evento de lançamento, aberto ao público, contará com apresentações de algumas das atividades do projeto, além de coffee break.

Geral
Cuiabá amplia cobertura vacinal com “Dia D” contra a Influenza
As vacinas consolidam-se como instrumentos essenciais de proteção individual e coletiva, sendo responsáveis, ao longo da História, pela redução significativa de doenças imunopreveníveis e de seus agravos, além de contribuírem para a diminuição de internações e óbitos.
Nesse contexto, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu neste sábado (25) o “Dia D“ de vacinação contra a Influenza, iniciativa voltada ao fortalecimento das estratégias de prevenção em saúde pública.
A ação teve como principal objetivo ampliar a cobertura vacinal, priorizando os grupos definidos pelo Ministério da Saúde como mais vulneráveis às complicações da gripe, além de ofertar outros imunizantes para atualização da caderneta vacinal da população.
A Influenza, doença viral de alta transmissibilidade, pode evoluir para quadros graves, sobretudo entre idosos, crianças e pessoas com comorbidades, o que reforça a importância da vacinação como principal medida preventiva.
De acordo com dados preliminares da Secretaria Municipal de Saúde, aproximadamente 11 mil pessoas foram imunizadas durante o “Dia D“, número que ainda pode ser ampliado após a consolidação total dos atendimentos realizados ao longo do dia.

A mobilização ocorreu das 8h às 17h, em 72 Unidades de Saúde da Família distribuídas pelo município, que registraram fluxo intenso de atendimento desde as primeiras horas, evidenciando a adesão da população.
Além do atendimento presencial, equipes domiciliares foram acionadas para garantir a imunização de pacientes acamados ou com mobilidade reduzida, ampliando o alcance da campanha e assegurando maior equidade no acesso.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou o engajamento dos moradores e ressaltou que a adesão expressiva demonstra confiança nos serviços públicos e compromisso coletivo com a saúde.
“Estamos muito felizes com a adesão da população neste Dia D. Esse resultado demonstra a confiança no trabalho realizado e o compromisso das pessoas com a própria saúde e com a coletividade. Vacinar é um ato de cuidado e responsabilidade”.
O público-alvo contemplou crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, puérperas, pessoas com doenças crônicas, indivíduos com deficiência permanente, além de grupos sociais específicos, como indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua.
A estratégia também incluiu profissionais de diversas áreas essenciais, como Saúde, Educação, Segurança e Transporte, bem como a população privada de liberdade, evidenciando uma ação abrangente que reforça a proteção coletiva e a ampliação da cobertura vacinal no município.
-
Artigos6 dias atrásPor que sua empresa pode quebrar mesmo vendendo muito
-
Artigos6 dias atrásTraição política e democracia, a linha tênue entre estratégia e compromisso
-
Artigos6 dias atrásO risco jurídico como variável financeira: por que empresas ainda precificam errado suas decisões
-
Destaques4 dias atrásCidades assumem encargos da União e dos Estados diante da “asfixia fiscal” do Pacto Federativo
-
Política4 dias atrásCríticas de Júlio a Mauro expõem crise profunda e disputa por espaço no União Brasil
-
Destaques6 dias atrásO desafio à saúde do “Cacique Raoni” no “Coração da Amazônia”
-
Artigos3 dias atrásSaúde mental: um desafio urgente para o empresariado
-
Artigos4 dias atrásValores de casa: o verdadeiro endereço da vida




