Search
Close this search box.

ESPORTES

Copa Verde 2017 terá “Cartão Verde” para o fair play

Publicados

em

A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta terça-feira (21), uma novidade para a Copa Verde 2017. O árbitro aplicará o cartão verde aos jogadores que tiverem atitudes de fair play.

O estímulo ao jogo limpo também será registrado na súmula. Enquanto os cartões amarelo e vermelho são punições às ações negativas, o cartão verde é uma homenagem pública aos esportistas que lutam por seus objetivos oferecendo bons exemplos às crianças e jovens.

O presidente da Comissão, Marcos Marinho, encaminhou os cartões e as devidas orientações a todos os árbitros que vão atuar na competição. A ideia nasceu em 2016 e foi aprovada pela FIFA para ser colocada em prática da edição deste ano.

"O cartão representa o fair play e ações positivas que ocorrerem dentro de campo por parte dos atletas ou comissão técnica. Servirá para marcar e destacar lances importantes em prol do jogo limpo. Agora, terá o cartão físico para premiar as atitudes de fair play. Será aplicado pelo árbitro no momento da ação positiva", afirmou Cel. Marcos Marinho

Leia Também:  Botafogo perde para Peñarol mas chega na decisão da Libertadores

O Cartão Verde será mostrado pela arbitragem com o intuito de premiar atitudes a favor do jogo limpo. Entre as posturas exemplares suscetíveis de Cartão Verde estão:

1 – ter feito a falta em favor dos adversários;
2 – parar na jogada, pois tocou a mão na bola, sem que o árbitro tenha percebido;
3 – que a penalidade foi marcada de forma correta contra sua equipe;
4 – que a falta marcada a favor de sua equipe não ocorreu;
5 – ter sido tiro de canto para o adversário e não tiro de meta;
6 – ter sido arremesso de lateral para o adversário e não para sua equipe;
7 – que um cartão aplicado a um companheiro foi incorreto e deveria ter aplicado;
8 – parar um ataque de sua equipe ao perceber que o adversário está caído por uma lesão;
9 – um integrante da comissão técnica agiu de forma proativa ao evitar reclamações;
10 – evitou que um companheiro reclamasse da decisão de um dos árbitros da partida;
11 – árbitro percebeu que o treinador orienta o jogador para jogar na bola e não fazer falta;
12 – outras ações de "fair-play"

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

ESPORTES

Cacá tenta rasgar camisa do Bahia

Publicados

em

O Bahia derrotou o Vitória por 2 a 0 no O Estádio Manoel Barradas, também conhecido como Barradão, neste último domingo (23), pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, no clássico Bavi. O triunfo do Bahia contra o Vitória por 2 a 0 terminou em confusão no Barradão na comemoração do segundo gol. Depois de marcar, Jean Lucas tirou a camisa e mostrou para a torcida organizada do Leão, gesto que foi suficiente para iniciar o tumulto no gramado. Alejo Véliz anotou o gol que abriu o marcador em Salvador.

Marinho pegou a camisa de Jean e a entregou para Cacá, capitão do Vitória, que tentou rasgá-la. O árbitro da partida, Raphael Claus, se aproximou do zagueiro e impediu a ação.

Após a derrota do Vitória, Marinho concedeu entrevista e alegou que o adversário desrespeitou a torcida rubro-negra presente no estádio. O atacante tratou a postura como inadmissível e condenou a atitude de Jean Lucas.

A briga teve início quando o meia Jean Lucas marcou o segundo gol tricolor e foi até a torcida do Vitória mostrar a camisa em tom de provocação. O atacante rubro-negro Marinho reagiu de imediato, arrancando a peça das mãos do adversário. Em seguida, o zagueiro Cacá tomou a camisa para si e tentou rasgá-la dentro de campo, enquanto um empurra-empurra entre atletas das duas equipes se espalhava pelo gramado.

Leia Também:  Mato-grossense se consagra em mundial de jiu-jitsu nos EUA

O árbitro Raphael Klaus interveio para conter a confusão, tomou a camisa de volta e distribuiu três cartões amarelos. Cacá e Jean Lucas foram dois dos advertidos.

Jean Lucas e Marinho comentam cena inédita no Bavi

Após a derrota do Vitória, Marinho concedeu entrevista e alegou que o adversário desrespeitou a torcida rubro-negra presente no estádio. O atacante tratou a postura como inadmissível e condenou a atitude de Jean Lucas.

Uma coisa que eu tinha falado para ele foi que a gente tem que respeitar. Era torcida única. Se ele queria comemorar, tinha o banco de reservas dele para comemorar. Eu falei só para ele não faltar com respeito, e eu acho que foi desrespeitoso. A confusão faz parte, a única coisa que não vamos admitir é falta de respeito. Dentro de campo, não fomos o que o Vitória é em casa. A gente decepcionou nosso torcedor, que veio hoje e lotou. Não podemos perder da forma que foi, temos que lamentar muito. É inadmissível, mas temos que voltar a trabalhar e focar“, disse Marinho em entrevista pós-jogo.

O bate-boca resultou em cartões amarelos para Cacá e Jean Lucas. Após a partida, o meio-campista do Bahia afirmou que o futebol “está ficando chato”.

Não foi falta de respeito. Acho que o futebol está perdendo um pouco a graça. Antigamente os caras faziam várias comemorações, hoje em dia você não pode tirar uma camisa e mostrar para a torcida. Está ficando chato“, disse Jean Lucas em entrevista após a partida.

Bahia rompe série de empates e celebra vitória em jogo 200 de Rogério Ceni pelo clube

Com o triunfo em Salvador, o Bahia rompe a série incômoda com cinco empates consecutivos no Brasileirão. O resultado positivo brinda a partida de número 200 de Rogério Ceni no comando do Esquadrão.

Leia Também:  Mato-grossense 2024 começa dia 20 de janeiro

Contratado em setembro de 2023, Ceni tem recebido críticas pelo momento da equipe. São 102 triunfos, 43 empates e 55 derrotas no período. Três títulos conquistados (Campeonato Baiano em 2025 e 2026, além da Copa do Nordeste de 2025) e duas classificações consecutivas, algo inédito na história do clube, para a Copa Libertadores.

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA