Search
Close this search box.

AMISTOSOS DA SELEÇÃO CANARINHO

Ancelotti prepara renovação para amistosos contra Japão e Singapura

Publicados

em

A Seleção Brasileira voltará a campo em novembro, pouco mais de um mês após a Data Fifa de outubro, para disputar seus últimos compromissos internacionais de 2026. Sob o comando do técnico Carlo Ancelotti, a equipe enfrentará Japão e Singapura em dois amistosos programados para os dias 14 e 17, respectivamente, em uma agenda que também deverá servir para ampliar as oportunidades de jovens jogadores.

De acordo com o calendário divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o primeiro confronto será contra o Japão, no dia 14 de novembro, às 7h15, pelo horário de Brasília. Três dias depois, em 17 de novembro, a equipe brasileira enfrentará Singapura, às 7h. As duas partidas serão realizadas no Estádio Nacional de Singapura, que receberá os últimos testes da Seleção antes do encerramento da temporada internacional.

O duelo contra os japoneses terá um ingrediente especial: o reencontro entre duas seleções que se enfrentaram na segunda fase da última Copa do Mundo.

Naquela ocasião, o Brasil venceu por 2 a 1, resultado que acrescenta um componente competitivo ao novo compromisso. Agora, o confronto também permitirá à comissão técnica avaliar o desempenho dos atletas diante de um adversário conhecido e de características distintas.

Além de definir os próximos compromissos, Ancelotti antecipou que a convocação de novembro deverá apresentar mudanças mais expressivas em relação aos grupos anteriores. A intenção do treinador é observar novos talentos e oferecer oportunidades a jogadores jovens que ainda não tiveram espaço suficiente na equipe principal. A estratégia faz parte do processo de avaliação e formação de um elenco capaz de enfrentar os desafios das próximas competições internacionais.

Leia Também:  Camarote do Autista terá continuidade nos jogos do Cuiabá

Na Data Fifa de outubro, o Brasil deu sequência aos testes promovidos pela comissão técnica, com vitórias sobre Austrália e Índia, além de um empate em outro confronto com a seleção australiana, conforme o balanço apresentado no conteúdo original. Os resultados contribuíram para ampliar o campo de observação de Ancelotti, que busca identificar alternativas para diferentes posições e estabelecer uma base competitiva para os próximos ciclos da Seleção.

Antes da partida contra a Índia, disputada em 3 de outubro, o treinador ressaltou que os compromissos recentes devem ser encarados como oportunidades de desenvolvimento, e não como avaliações definitivas. Ao comentar a participação dos atletas mais jovens, Ancelotti destacou a importância de proporcionar experiências internacionais e permitir que cada jogador demonstre suas qualidades em um ambiente de exigência técnica e competitiva.

“Falei com todos os jovens que vão jogar ou jogaram no primeiro jogo que, para eles, não é uma prova, é uma oportunidade de mostrar a qualidade que podem ter”, afirmou o técnico.

A declaração reforça a intenção de construir um grupo mais amplo, no qual o desempenho individual, a adaptação ao modelo de jogo e a capacidade de competir em alto nível sejam fatores determinantes para futuras convocações.

Leia Também:  Inscrições para a 22ª Corrida “Homens do Mato”

Ancelotti também reconheceu as dificuldades enfrentadas pelo futebol brasileiro nos últimos anos, especialmente diante da ausência de títulos mundiais desde 2002. Ao abordar o período de resultados abaixo das expectativas, o treinador afirmou que as experiências negativas precisam servir de motivação para a formação de uma nova geração de jogadores, preparada para competir em igualdade de condições com as principais seleções do mundo.

“Todas essas derrotas, todo esse período difícil serve como motivação para a gente, para sermos uma nova geração de jogadores que consegue competir com os melhores nos próximos anos”, declarou Ancelotti.

A avaliação evidencia que o trabalho da comissão técnica vai além dos resultados imediatos e envolve a busca por consistência, renovação do elenco e recuperação da competitividade internacional da Seleção Brasileira.

Com os amistosos diante de Japão e Singapura, o Brasil terá mais duas oportunidades para testar jogadores, ajustar estratégias e observar alternativas para a formação da equipe. A convocação de novembro deverá indicar quais jovens estão mais próximos de conquistar espaço no grupo principal e como Ancelotti pretende conduzir a renovação. Mais do que encerrar o calendário de 2026, os confrontos poderão oferecer pistas sobre os caminhos escolhidos para reconstruir a força competitiva da Seleção nos próximos anos.

Propaganda

ESPORTES

Portugal ultrapassa Brasil no ranking da FIFA

Publicados

em

A vitória de Portugal por 2 a 1 sobre a Noruega, a quarta consecutiva da equipe sob o comando de Jorge Jesus, fez o Brasil cair uma posição no ranking da Fifa. A Seleção Brasileira agora é a sexta colocada, com os portugueses assumindo a quinta colocação.

Entre os dez primeiros colocados, apenas a seleção de Marrocos também caiu uma posição. A equipe africana agora ocupa a 7ª colocação, também como reflexo da subida de Portugal. A Espanha, por sua vez, segue inabalada na liderança do ranking. Os atuais campeões do mundo são seguidos por Argentina, França e Inglaterra.

A queda do Brasil no ranking da Fifa mesmo após uma Super Data Fifa em que a Seleção Brasileira ganhou duas vezes e empatou outra acontece por causa dos critérios que definem a pontuação. A força dos adversários e o caráter do jogo estão entre os quesitos.

E, enquanto o Brasil fez dois amistosos com Austrália (que nesta segunda-feira aparece na 26ª colocação) e Índia (138ª), a Seleção de Portugal fez jogos diante de outras equipes europeias pela Liga das Nações.

Leia Também:  Camarote do Autista terá continuidade nos jogos do Cuiabá

TOP 10 – Ranking da Fifa

Espanha (2007,86 pontos)
Argentina (1972,17)
França (1953,72)
Inglaterra (1923,43)
Portugal (1807,69)
Brasil (1806,51)
Marrocos (1805,34)
Bélgica (1784,31)
Holanda (1778,61)
México (1746,04)

O ranking de seleções ainda pode sofrer alterações até o fim desta Super Data Fifa, que vai até esta terça-feira (6). O Brasil, por sua vez, só volta a campo em novembro, para a última janela de seleções do ano. A equipe de Carlo Ancelotti irá enfrentar Japão e Singapura, com os dois jogos sendo disputados na Ásia.

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA