Search
Close this search box.

Destaques

Piovesan: “Luciane quer ser candidata não pela população, é porque esta com raiva”

Publicados

em

O prefeito da cidade de Juara Edson Piovesan (PPS) localizada a 690 quilômetros de Cuiabá disparou um verdadeiro torpedo contra o deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) e a esposa do parlamentar, Luciane Bezerra presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), em resposta aos ataques e as acusações de Piovesan renunciar para que o irmão de Luciane, o vice-prefeito Fernando Azoia (PV) viesse a assumir o cargo de prefeito. 

edson piovesa e oscar bezerra 300Existia um entendimento para que Azoia que é vice-prefeito de se tornar prefeito neste mês de janeiro, com a possível renuncia do Edson Piovesan, como o combinado não foi cumprido, o grupo de Oscar Bezerra resolveu lançar o nome da presidente da Intermat, Luciane para ser a pré-candidata do partido a prefeitura de Juara

Luciane explicou que decidiu lançar o seu nome para disputar a prefeitura porque seu irmão, Azoia desistir de ser candidato. Apesar do rompimento da aliança com o atual prefeito, Piovesan, ele desistiu da disputa em 2016.

Segundo Luciane, o desgaste da classe política em Juara é anterior à eleição de Edson Piovesan. Para comprovar, lembra que a abstenção no último processo eleitoral chegou a quase 50%, o que demonstrou a insatisfação das pessoas com a condução da administração pública.

Leia Também:  Corrupção avança no Judiciário de Mato Grosso: CNJ afasta desembargador do TJMT

Bezerra afirma também afirma que o atual prefeito está a quase dois anos no cargo e precisa compreender que só é possível avançar com compartilhamento de ideias e escutando a população. “O Oscar já agiu neste sentido. Reuniu a população para discutir e alguns problemas foram contornados. Acredito que o desgaste tende a diminuir”, disse.

Nesta terça-feira (19), o prefeito Edson Piovesan esteve em audiência com o governador Pedro Taques, após a reunião, ele conversou com a equipe do Blog do Valdemir, "acho engraçado ela (Luciane), declarar que será candidata, porque esta com raiva. Eu pensei que era por causa da população de Juara", disse. 

Quanto a fala do deputado Oscar Bezerra, em dizer que ajudou a elegê-lo prefeito de Juara, Piovesan se lembrou de forma carinhosa que "Oscar era um menino jogado na rua, que transformei em prefeito, e se hoje sou prefeito, porque Bezerra foi cassado, em 17 dias fiz a minha campanha e a população me elegeu. Politicamente eu que abri deles, não eles de mim", alfinetou Piovesan.

Leia Também:  Jogos de azar é votado e aprovado na Câmara dos Deputados

Segundo o prefeito, Oscar Bezerra se posicionou muito mal e detenha o deputado e a sua esposa Luciane Bezerra, "não houve traição, eles empurraram o cunhado dele (Fernando Azoia) para ser meu vice, era a Marta do Banco do Brasil quem tinha a maioria da preferencia de todos no grupo. Não temo uma eventual candidatura da esposa do parlamentar. O que importa é o povo de Juara, não a vontade deles", finalizou o prefeito de Juara Edson Piovesan.
 

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Destaques

Seca e focos de queimadas elevam a migração de animais peçonhentos para residências urbanas em Várzea Grande

Publicados

em

A mudança desordenada do ambiente e o uso indiscriminado de venenos podem favorecer a proliferação de animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e cobras. Quando o ambiente natural é alterado, esses animais perdem seus abrigos e passam a buscar refúgio em áreas urbanas, residências e quintais. O uso de venenos sem orientação técnica elimina predadores naturais e presas, como insetos, desequilibrando o ecossistema.

Esse desequilíbrio faz com que os animais peçonhentos se espalhem com mais facilidade e apareçam com maior frequência. A melhor forma de prevenção é o controle ambiental: limpeza, eliminação de entulhos, manejo correto do lixo e orientação adequada da população.

As condições climáticas adversas observadas no município de Várzea Grande, caracterizadas pelo período de estiagem severa e pelo aumento dos focos de queimadas, estão forçando espécies peçonhentas, como escorpiões, aranhas, serpentes, abelhas e lacraias, a migrarem de seus habitats naturais rumo a perímetros urbanizados em busca de abrigo, água e alimento.

Os moradores de todas as regiões da cidade, com especial atenção aos residentes de bairros periféricos e de áreas próximas a terrenos baldios ou com acúmulo de entulhos, encontram-se expostos a essa aproximação sinantrópica, que exige maior rigor nas medidas preventivas cotidianas dentro e fora das habitações.

Leia Também:  Mendes diz que nunca praticou nenhum ato ilegal

O fenômeno atinge sua cúpula epidemiológica no período de estiagem de 2026, com dados coletados entre janeiro e agosto demonstrando a ocorrência sistemática de acidentes, sob a liderança dos escorpiões, que computaram 60 notificações no município durante os primeiros oito meses deste exercício.

A migração massiva fundamenta-se na destruição e degradação dos ecossistemas nativos pelo fogo, somadas às temperaturas extremas, dinâmica que compele os espécimes a buscarem ambientes sombreados, úmidos e com oferta abundante de presas, como as baratas urbanas.

Para conter a proliferação e o ingresso desses animais, o Centro de Controle de Zoonoses de Várzea Grande (CCZ-VG) recomenda a aplicação rigorosa da “técnica dos quatro As” (eliminação de abrigo, acesso, alimento e água), aliada à vedação de ralos, eliminação de entulhos e manutenção de quintais limpos.

Embora os registros ocorram em todo o território municipal, a Região 1 desponta como o epicentro das notificações, englobando localidades densamente povoadas como Grande Cristo Rei, Parque do Lago, Uniparque, Santa Clara, Aurília Curvo, Manga e trechos do Ponte Nova.

Diante do surgimento recorrente de espécimes, o CCZ-VG disponibiliza vistorias técnicas e orientações preventivas por meio do canal oficial de atendimento via WhatsApp, no número (65) 98476-5719, desaconselhando terminantemente o uso indiscriminado de pesticidas químicos.

Leia Também:  STF vai julgar habeas corpus de Eder Moraes, que pode voltar para a cadeia

Em eventuais casos de picadas ou ferimentos, o munícipe deve dirigir-se imediatamente ao Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande, Unidade de Saúde dotada de estrutura técnica e insumos específicos, incluindo soros antiveneno para avaliação médica criteriosa.

A preocupação das autoridades de saúde justifica-se pela elevada vulnerabilidade de crianças e idosos, grupos nos quais a toxicidade dos venenos pode acarretar complicações clínicas graves, independentemente do porte ou da coloração do animal envolvido na ocorrência.

Atuam na linha de frente desse trabalho de conscientização e monitoramento os biólogos e técnicos do Centro de Controle de Zoonoses de Várzea Grande (CCZ-VG), a exemplo da especialista Thayse Oliveira, que mapeiam a presença de espécies de relevância médica nacional, como o Tityus serrulatus e o Tityus bahiensis, para orientar a população local.

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA