COMBATE A PANDEMIA
Idosos da zona rural são vacinados contra a Covid-19

A vacinação contra a Covid-19 dos idosos acima de 70 anos de idade que vivem na zona rural de Cuiabá começou a ser realizado nesta quarta-feira (7). A primeira região atendida foi o Distrito de Aguaçu, onde 125 idosos nessa faixas etária foram cadastrados previamente pela equipe da Unidade de Saúde da Família (USF), onde ocorreu a vacinação de cerca de 20 idosos logo pela manhã. Em seguida, três equipes da Coordenação da Zona Rural pegaram a estrada e se dirigiram para a vacinação nos domicílios daqueles que moram em locais mais distantes.
Além da vacinação dos 125 idosos entre 70 e 79 anos no Distrito Aguaçu, a campanha ‘Vacina Cuiabá-Sua vida em Primeiro Lugar‘ segue nos próximos dias para as demais comunidades rurais, totalizando 380 idosos.
Um dos primeiros a receber a aplicação do imunizante foi Wilson Vitalino de Siqueira, 72 nos.
“Eu acho que foi uma maravilha, é uma benção. Desejo que todos sejam vacinados”, disse, destacando que esperou muito por este momento.
“Agora estou mais tranquilo, graças a Deus”.
A secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix, acompanhou o início dessa segunda etapa de vacinação na zona rural e afirmou que o objetivo central da campanha é atingir todas as comunidades cuiabanas, principalmente as mais carentes e as mais afastadas, ressaltando o trabalho que vem sendo desenvolvido também pelas equipes do Projeto AMOR (Assistência Médica e Odontológica Rural), “Consultório na Rua e Melhor em Casa“, que tem feito a vacinação contra a Covid-19 na zona rural, em asilos, casas de repouso, residências terapêuticas e também nas residências dos idosos acamados e com dificuldades de locomoção.
“Temos feito esse trabalho diuturnamente. É todo um processo de cuidado com a população que nós temos tido. Não é fácil porque são muitas pessoas e poucas doses que chegam. Mas, se Deus quiser, com todos os servidores nossos que estão imbuídos nisso, nós vamos conseguir imunizar todas as pessoas”, afirmou.
A enfermeira responsável pela USF Aguaçu, Pâmella Virgínia dos Santos Carvalho, relata que a todo momento os idosos estavam buscando informações sobre a chegada da vacina.
“Até os filhos que moram em Cuiabá ligam pra gente. A ansiedade da comunidade é tremenda para ser imunizada”, conta.
A profissional da saúde enfatiza também que “o sentimento é de satisfação tanto da minha parte quanto da equipe. Não tenho nem palavras. A gente olha nos olhos deles a satisfação de conseguir a vacina, que hoje é tão desejada por todo mundo”, comemora.
Coordenadora a Zona Rural, Marinete de Oliveira Ribeiro, explica que logística de vacinação nessas localidades começa com o levantamento do número de idosos de cada faixa etária atendida na campanha, por parte dos agentes comunitários de saúde e equipes das unidades. Em seguida, é feita a formalização junto à Vigilância Epidemiológica, que distribui as doses específicas para cada dia de vacinação.
É Marinete quem vai todos os dias, antes das 7 horas da manhã, buscar as doses e levar para as comunidades rurais e também acompanhar o processo de aplicação.
“É emocionante e gratificante fazer toda essa organização, todo esse trabalho. Vejo como uma missão atender aos idosos. A equipe é dez, sempre está pronta”, comenta a servidora.
Além da vacinação dos 125 idosos entre 70 e 79 anos no Distrito Aguaçu, a campanha segue nos próximos dias para as demais comunidades rurais.
No Barreiro Branco, serão 17 idosos contemplados; 30 idosos no Rio dos Peixes, 32 no Coxipó do Ouro e 176 no Distrito de Nossa Senhora da Guia, totalizando 380 idosos nessa faixa etária.

Geral
Cuiabá lança campanha de vacinação contra Influenza nesta segunda-feira (19)

Após o surto dos vírus Zika, Dengue e Chikungunya pelo mosquito Aedes Aegypti, o centro das atenções passou a ser novamente a gripe Influenza A (H1N1). Ela já é bem conhecida pelos médicos e pela população mundial, após o surto da doença que ocorreu em 2009 e 2010. Por ser uma mutação da gripe comum, ela possui sintomas parecidos, além da alta taxa de transmissão.
Prevenção
A Influenza A (H1N1) tem sua transmissão feita assim como qualquer outra gripe, e por isso segue as mesmas diretrizes de prevenção, porém deve ter sua atenção redobrada. É preciso lavar sempre as mãos com água e sabão, e evitar o contato com olhos, boca e outras mucosas; não compartilhar itens de uso pessoal como toalhas, copos, talheres e escovas de dentes, e evitar contato próximo com pessoas que estejam doentes.
Tratamento
O tratamento para a gripe (H1N1) é feito através de remédios via oral, que são indicados por um médico e regulamentados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para combate especifico da doença. Outras medidas como repouso, reposição de líquidos e boa alimentação podem ajudar na recuperação do paciente.
Vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde vai lançar nesta segunda-feira (19) a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O lançamento será realizado na UBS Parque Ohara, às 9h. Neste ano a Prefeitura de Cuiabá decidiu atrasar em uma semana o começo da campanha em decorrência da abertura dos novos polos de vacinação contra o coronavírus.
Neste primeiro momento a campanha de vacinação da Influenza contemplará os seguintes grupos: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas. A previsão é que a campanha aconteça até o dia 9 de julho.
“Nesta segunda faremos o lançamento na UBS do parque Ohara, mas a campanha começará em todos os postos de saúde a partir desta terça-feira (20), com exceção de alguns locais onde não há condições de fazer a separação entre os pacientes de COVID e os que vão ser vacinados”, revela Valéria de Oliveira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
Pelo fato das campanhas de vacinação contra a Influenza e contra o Coronavírus estarem sendo realizadas ao mesmo tempo, a vacinação contra o Coronavírus deve ter prioridade.
“O Informe Técnico da Influenza alerta para a importância da priorização da vacina COVID-19, para pessoas contempladas no grupo prioritário para a Influenza e que ainda não foram vacinadas contra a COVID-19. Nestas situações, deve-se agendar a vacina Influenza, respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas”, explica a coordenadora.
A partir de terça-feira (20) todos os postos de saúde realizarão a vacinação contra a Influenza a partir das 7h, com exceção das seguintes unidades: PSF Osmar Cabral / Liberdade, PSF Nova Esperança, PSF Pedra 90 lll e lV e PSF São Gonçalo, na região Sul; PSF Novo Horizonte e CS Ana Poupina, na região Leste; PSF Santa Amália /Jd. Araçá, PSF Santa Isabel I e II e PSF Santa Isabel III, na região Oeste.
Em todo Brasil foram disponibilizadas 75 milhões de doses e o objetivo é atingir 90% de cada um dos grupos prioritários. A vacina previne contra três tipos de Influenza: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.
-
Política2 anos atrás
“Política de Convergência”; Niuan quer buscar soluções práticas e viáveis para Cuiabá
-
ESPORTES3 anos atrás
Esportes de raquete são os mais recomendados para a saúde cardiovascular
-
ECONOMIA1 ano atrás
Economia alemã pode recuar até 20% devido a coronavírus
-
Geral11 meses atrás
Piracema em Mato Grosso será entre 1º de outubro de 2020 e 31 de janeiro de 2021
-
Política7 meses atrás
Eleição 2020: Distribuição de Santinhos e aglomerações esta proibido pelo Ministério Público
-
Política1 ano atrás
Vidente diz se Bolsonaro vai morrer e faz terríveis previsões para o Brasil
-
Geral10 meses atrás
Prefeitura promove sorteio de 560 apartamentos no Residencial Santa Bárbara em VG
-
ESPORTES9 meses atrás
Academias de ginásticas pode acessar linha de crédito Fundeic Giro