PESQUISA FECOMÉRCIO

Aumento de 1,74% no custo da cesta básica

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O Balanço Semanal da Cesta Básica, divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), trouxe um aumento de 1,74% no custo do mantimento entre a primeira e segunda semana de novembro, totalizando R$ 744,53. Apesar do aumento de mais de R$ 12 na variação semanal, o valor atual da cesta está 1,45% menor que o averiguado na mesma semana de 2022, quando somava R$ 755,48.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, diz que o aumento observado na maioria dos alimentos que compõem a cesta gerou um impacto de alta acima de 1%, o que não ocorria em semanas anteriores. Apesar do forte crescimento observado nesta semana, o mantimento voltou a registrar valor menor no comparativo anual, fator importante na avaliação de longo prazo.

O café, a banana e a batata foram os principais alimentos a impactarem na variação positiva da cesta, com altas de 12,64%, 7,99% e 3,78%, respectivamente.

Wenceslau Júnior destaca, ainda, que tanto a banana quanto o café não mostravam preços médios elevados desde o primeiro semestre do ano. No caso da banana, o patamar de preço médio acima de R$ 10,09/kg não era averiguado desde o mês de março, e o do café, em R$ 17,58/500gr, desde o mês de maio.

No caso da banana, o aumento pode estar relacionado à diminuição da oferta da fruta em algumas regiões produtoras, o que afeta o comportamento dos preços observados nas gôndolas. Para o café, a elevação no preço pode estar conectada à disponibilidade do alimento no mercado, diante da instabilidade climática e das exportações brasileiras, que impactam nos preços observados.

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Também conforme análise do IPF-MT, a alta no preço da batata também fez o item retomar valor médio verificado na última semana de outubro, chegando a R$ 5,26/kg. A retomada de alta pode ter relação com as chuvas mais intensas observadas nas áreas destinadas à sua produção, o que impacta em sua colheita e, por consequência, em sua oferta.

Já para os alimentos que apresentaram queda nesta semana, o superintendente da Fecomércio-MT, Igor Cunha, explica que as variações observadas foram pouca expressivas, insuficientes para frear a forte elevação no preço da cesta na semana. O recuo no preço da farinha de trigo, de 1,51%, representou apenas uma redução nominal de 12 centavos“.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

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ECONOMIA

Pesquisa aborda a perspectiva de compra do consumidor para o Natal

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Mais de R$ 2,05 bilhões. Esse é o valor que as compras de Natal devem injetar na economia mato-grossense em 2023. Com objetivo de analisar as perspectivas de compra para o Natal deste ano, o Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL Cuiabá), realizou mais uma pesquisa, que contou com a participação de 407 pessoas de todo o Estado.

Os dados foram coletados no período de 26 de outubro a 09 de novembro com 60,7% homens e 39,3% mulheres, que tem em média 40 anos e 53% tendo o ensino médio e renda de R$ 6.672,81.

Análise

A constatação positiva dos consumidores em relação à sua situação financeira, acompanhada de um menor otimismo em relação à economia, sugere um comportamento de cautela dos consumidores, evidenciado pela propensão da maioria em pagar suas compras à vista, de gastar menos do que gastou no ano passado, de quitar dívidas em atraso com recurso do 13º salário e de poupar, entre outras pistas indicadas pela pesquisa.

A pesquisa

De acordo com a pesquisa, 79,6% pretendem realizar compras para este período e os presentes mais desejados na hora da compra são: roupas e calçados (47,8%), brinquedos/pelúcia (16,1%), produtos de beleza (15,7%), celulares/smartphone (4,9%), artigos esportivos (3,5%), eletrodomésticos (3,4%), móveis em geral (2,5%), acessórios (2,1%), itens para decoração de casa (1,2%), viagens (0,5%), itens para decoração (0,5%), livros (0,4%) e outros (1,4%). A média de presentes apresentada ficou em 4 itens.

Os principais presenteados nesta data serão os familiares, sendo filhos (23,9%), esposo(a) (20,4%), mãe (18,2%), pai (13,6%), sobrinho(s) (5,5%), irmão(ã) (3,8%), seguidos por namorado(a) (1,8%), amigos (1,7%) e outros (11,1%).

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Para 34,6% dos entrevistados, o gasto médio nos presentes será maior do que em 2022. Nesse ano o valor médio dos gastos com presentes será de R$ 1.252,59, além disso, para 57,6%, a principal forma de pagamento ocorrerá pelo meio parcelado, com destaque para: cartão de crédito (80,9%), crediário (13,7%) e boleto (5,4%). E para quem optou por pagar à vista os destaques são: cartão de débito (35,8%), dinheiro (32,1%) e PIX/transferência (32,1%).

O local preferido de compras ficou como destaque o comércio de rua localizado no centro da cidade com 45,1%, seguido pela internet/sites on-line (22,1%), shopping center (13,5%), lojas próximas nos bairros onde mora (9,9%), mídias sociais (2,3%) e outros (7,1%).

Outro dado que a pesquisa apresenta é se participará de confraternizações no fim do ano, 66,1% disseram que vão participar, destas, 88,5% disseram que comemorarão na sua cidade. Além disso, outra ação que promete movimentar as vendas é a participação em brincadeiras como o amigo oculto, já que 43% relataram que trocarão presentes nestes tipos de brincadeiras.

A pesquisa também procurou saber se os mato-grossenses viajarão no fim do ano, 24,6% falaram que sim, sendo 78,5% para outros estados do Brasil, 19,1% dentro de Mato Grosso e 2,4% para outros países.

Sobre o planejamento para comprar, 72,9% dos entrevistados ainda não começaram a pesquisar seus presentes e sobre quando pretendem comprar, 73,2% pretendem na semana do natal, somente 25,1% comprarão antes da última semana da principal data do varejo brasileiro.

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Conforme o superintendente da CDL Cuiabá e responsável pelo núcleo, Fábio Granja, após analisar todos os dados apresentados pela pesquisa, ficou constatado que a expectativa de vendas terá alta próxima a 14,86%, descontada a inflação de 2023, e quando comparada com o mesmo período do ano passado.

Nesse ano o valor médio gasto nos presentes obteve alta de 24,93%. Com mais de 1,64 milhão de pessoas percorrendo pelos corredores comerciais do Estado, a estimativa é termos um movimento de mais de 2,05 bilhões de reais em gastos, o que faz do período natalino o principal em vendas do ano, afirmou ele.

Granja também destacou ser importante pontuar que no ano passado não conseguimos atingir as expectativas de vendas devido as eleições e a copa do mundo que ocorreram no fim do ano, o movimento no comércio foi muito afetado com esses dois eventos, porém, agora em 2023 o foco está sendo total no período natalino e com isso poderemos ter o melhor natal dos últimos cinco anos, tanto para o comércio, quanto para o turismo e entretenimento, disse ele, reforçando que tivemos incremento nas vendas em todas as datas comemorativas de 2023 e com o natal não será diferente, ainda mais com os dados apresentados pela pesquisa, a expectativa torna-se ainda maior. Além disso, campanhas como a do Natal Premiado CDL estimula e muito, as compras no comércio local, já que quase 70% dos consumidores do Estado gostam de participar de campanhas como essa para concorrerem a prêmios“.

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