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Pede que dá. Lá vem a emoção!  40 anos do Sambódromo da Sapucaí

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Autora: Valéria del Cueto*

Uma série de muitas temporadas passa pela cabeça de quem testemunhou a revolução que a obra arquitetônica (construída em 120 dias pelo governador Leonel Brizola, incentivado pelo antropólogo Darcy Ribeiro e criada por Oscar Niemeyer no berço do samba carioca), produziu na manifestação que se transformou num dos maiores espetáculos de cultura popular da Terra. O desfile das escolas de samba da elite do carnaval, ano após ano, alcança milhões de espectadores ao redor do planeta.

A pista da Passarela do Samba é caixa de ressonância de temas explorados pelas agremiações em seus enredos trabalhados por meses a fio pelas comunidades envolvidas na preparação da f(r)esta.

Nesse período, que virou o século e ultrapassou o milênio, quantas vezes se decretou que “o samba sambou”? A festa se renova e adapta aos novos tempos. Incorpora tecnologia, quebra barreiras de modismos e se ressignifica conforme a dança enquanto luta heroicamente para não perder sua essência, preservar a ancestralidade e preparar os futuros sambistas.

Furando a bolha – Entre muitas tentativas de atrair a atenção das novas gerações com o incremento de ações de marketing, que incluíram o lançamento das latinhas de cerveja homenageando as agremiações e a aposta maciça em conteúdos nas redes sociais, o que acabou sendo o agente catalizador que marcará o carnaval de 2024 e explodiu, como há muito tempo não se via, no pré-carnaval foi… um samba!

Campeã nas paradas de sucesso desde o réveillon, a composição canta as qualidades de um produto tipicamente brasileiro, o caju. Defendida performaticamente por Zé Paulo Sierra, exalta a fruta tropical e a irreverência numa letra cheia de picardia que tem, entre seus autores, o humorista Marcelo Adnet. O refrão chiclete da Mocidade Independente de Padre Miguel caiu na boca do povo pelo país afora!

Ensaios técnicos – Foi o caju que botou a Sapucaí para cantar já na abertura dos ensaios técnicos dos finais de semana de janeiro realizados, pra variar, em meio as chuvas que castigaram o Rio. Justiça seja feita: as tempestades que fecharam, por exemplo, a principal artéria metropolitana, a Avenida Brasil, não alagaram a Marquês de Sapucaí. Sinal que esse ano o dever de casa foi feito com antecedência e o sistema de drenagem de esgotos do local previamente limpo. Os sambistas molhados, mas não empoçados, agradecem!

Parangolé cenográfico – Na missão de se adequar às exigências das transformações tecnológicas de produção de mega espetáculos vamos para o terceiro ano de implantação da iluminação cênica da pista. Assim como na questão do gigantismo das comissões de frente, ainda não há unanimidade na utilização dos 570 refletores e todo o caríssimo aparato envolvido.

Nem todas as escolas vão aderir a utilização dos recursos. Caso da campeã de 2023, a Imperatriz Leopoldinense. Seu carnavalesco, Leandro Vieira, foi protagonista de uma das polêmicas pré-carnaval nas redes ao afirmar que a luz privilegia os carros alegóricos, mas esconde os sambistas e as fantasias criadas para contar o enredo.

Nos intervalos entre os desfiles a ambientação do sistema de iluminação deixa a pista parecendo “casa da luz vermelha”. Aquelas das currutelas do sertão profundo. Cansa. Vamos combinar que sua melhor utilização foi justamente quando ela se apagou, no ensaio técnico do Salgueiro, para que os vagalumes/lanternas dos componentes passeassem pela penumbra da floresta Yanomami do enredo Hutukara.

A fila anda e o que foi revolucionário há 40 anos ganha novos contextos. Algumas intervenções são absorvidas, outras ficam na pista. A nova geração que assumirá os destinos da Liga da Escolas de Samba, implanta a marca @RioCarnaval repagina a folia e delineia, mais uma vez, o avanço dos camarotes temáticos sobre as frisas da passarela.

A pista, por enquanto, continua sendo território demarcado do povo samba. Corpo, voz, consciência e chão da essência de valor incalculável de uma das manifestações culturais mais relevantes do Brasil.

Domingo 11 de fevereiro

Quem abre os desfiles do carnaval 2024 é a Porto da Pedra, campeã do acesso. O carnavalesco Mauro Quintaes aposta no cordel do Lunário Perpétuo – A profética do saber popular celebrando seus ensinamentos e desdobramentos com Antônio da Nóbrega como guia do enredo da comunidade de São Gonçalo.

Também vem do nordeste o tema da Beija-Flor “Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila. Nilópolis chega com sua força máxima, capitaneada por Neguinho da Beija-Flor e a força de sua comunidade.

É Hutukara o grito de protesto do Salgueiro que o carnavalesco Edson Pereira faz retumbar na Sapucaí sobre a questão Yanomami. Até o ator Leonardo di Capri já mencionou o enredo em suas redes sociais. Furou a bolha…

A Grande Rio emNosso destino é ser onça, de Leonardo Bora e Gabriel Haddad, faz uma viagem antropológica pelo Brasil profundo. Vamos ver se a onça vem beber água na Sapucaí.

O Conto de Fados da Unidos da Tijuca quer revelar em seu samba fadado, com grandeza e encantos, segundo o carnavalesco Alexandre Louzada, versos do pequeno imenso Portugal na voz de seu interprete Ito Melodia.

A Imperatriz Leopoldinense tenta o bicampeonato e fecha o domingo falando do universo cigano no enredo Com a sorte virada pra lua, segundo o testamento da cigana Esmeralda. Sem luz cenográfica, já que Leandro Vieira pretende usar a luz do nascer do dia para valorizar a estética de sua proposta.

Segunda 12 de fevereiro

Quem abre a noite é Mocidade Independente com a sinopse tropicalista criada por Fábio Fabato e desenvolvida por Marcus Ferreira, “Pede Caju Que Dou… Pé de Caju Que Dá. Já vimos nos ensaios técnicos o efeito Zé Paulo Sierra e da Não Existe Mais Quente, a bateria de Mestre Dudu, nas arquibancadas da Sapucaí. Um sacode. Todos torcem para que essa catarse se reproduza nos demais quesitos da escola.

Um Defeito de Cor, enredo da Portela, é o ponto de partida de Antônio Gonzaga e André Rodrigues para a carta de Luiz Gama a sua mãe, protagonista do livro de Ana Maria Gonçalvez. Atenção às bossas da Tabajara do Samba, de Nilo Sérgio, com toques dos santos e à parceria inédita do casal de porta-bandeira e mestre-sala Squel Jorgea e Marlon Lamar.

Na Vila Isabel a reedição o enredo de “Gbalá: uma viagem ao Templo da Criação, de 1993, criado por Oswaldo Jardim, é responsabilidade de Paulo Barros. O belo samba de Martinho da Vila prega que é preciso resgatar o futuro e, para essa tarefa, só as crianças estão aptas. A Vila já fechou com a equipe atual para o carnaval 2025.

A dupla Annik Salmon e Guilherme Estevão com A Negra Voz do Amanhã“, homenageia Alcione. A cantora é fundadora da escola mirim Mangueira do Amanhã. Justa homenagem em vida da comunidade verde e rosa a sua incentivadora apaixonada.

A Revolta da Chibata, de 1910, é o ponto de partida da proposta de Jack Vasconcelos no Paraíso do Tuiuti, Glória ao Almirante Negro!. Pixulé puxa o samba de Moacyr Luz. A rainha Mayara Lima coreografa as bossas da Bateria Super Som, de Mestre Marcão, estandarte de ouro no último carnaval.

Quem fecha os desfiles do Grupo Especial é a vice-campeã de 2023, a Viradouro. Tarcísio Zanon explora o texto de João Gustavo Melo sobre uma divindade vodum, Arroboboi, Dangbé para, com a bateria de Mestre Ciça, a Rainha Erika Januza e o novo reforço Wander Pires, tentar o campeonato.

Desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro

Domingo 11/02 – Porto da Pedra, Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca, Imperatriz Leopoldinense

Segunda 12/02 – Mocidade Independente, Portela, Vila Isabel, Mangueira, Paraíso do Tuiuti, Viradouro

Transmissão TV Globo e Globoplay às 22h. Sugestão: comentários da Tupi.fm

*Valéria del Cueto é jornalista, fotógrafa e gestora de carnaval. Da série “Fábulas Fabulosas” do SEM FIM… delcueto.wordpress.com

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Saudade, fonte que nunca seca…

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Autora: Valéria del Cueto*

Cada um com seu cada qual. Mas, como dizia Mestre Marçal, “tudo junto e misturado“. E foi comendo pelas beiradas enquanto o mingau esfriava que o Rio ganhou dois representantes legítimos do samba e da carioquice.

Para falar de Monarco, da Portela, e Nelson Sargento, da Mangueira, é preciso saber o significado da expressão “beber na fonte”. Se enredar nos fios de afetos e resistência que, entremeados, teceram histórias, rebordaram sonhos e criaram fantasias interligadas por uma de nossas maiores expressões populares musicais, o samba.

É preciso ser atraído pela energia irresistível do saber carnavalesco como ponto de convergência e vivência comunitária. Entender o significado dos fundamentos de uma escola. De samba. Sentir no peito e deixar seu corpo ser dominado pelo pulsar de uma batucada.

E se, num desses momentos inebriantes, você cantarolar versos como “Samba, agoniza, mas não morre, alguém sempre te socorre…”, ou “…Agora, uma enorme paixão me devora, a alegria partiu, foi embora. Não sei ficar, sem teu amor…”, esteja seguro que você está apreendendo e repassando costumes e lições de dois griôs.

Eles, os guardiões de saberes ancestrais. Passados e ressignificados entre as gerações que circulam pelas ruas dos subúrbios, vielas e becos das favelas da cidade. As que se encontram e se interligam fortalecendo esse tramado único que podemos chamar de identidade do carioca.

Oriundos de diferentes lugares da cidade, se estabeleceram e conviveram com personalidades exponenciais de suas comunidades, pelas quais sempre declararam paixão incondicional e, sim, beberam na fonte!

Ao fazê-lo, por meio de seus talentos inerentes e desde cedo reconhecidos, se tornaram protagonistas da incrível epopeia suburbana do Rio de Janeiro. As cores de um, o azul e o branco, as do outro, o verde e rosa.

Se não são crias, foram criados nos terreiros de chão batido que mais tarde, depois de cimentados, passariam a ser as quadras de suas agremiações. Nelas, testemunharam o florescimento das comunidades que abraçaram com tanto amor.

Hildemar Diniz, em Oswaldo Cruz, depois de ganhar o apelido de Monarco ainda criança, de passagem por Nova Iguaçu, nasceu em Cavalcante. Nelson Mattos, que do exército levou a alcunha Sargento, na Mangueira, vindo do morro do Salgueiro, nasceu na Praça XV.

Mais distante do centro da cidade, Monarco conviveu com Paulo da Portela, Alcides, Manacéia e Chico Santana. Nelson Sargento, ao lado da Quinta da Boa Vista, na primeira estação do trem, com Alfredo Português, Cartola, Carlos Cachaça e Geraldo Pereira.

Um elo em comum entre os dois bambas é Paulinho da Viola. Foi produtor, em 1970, de “Portela passado de Glória” o primeiro disco da Velha Guarda portelense, já presidida por Monarco. Dele, disse o mangueirense Nelson Sargento: Dois ídolos. Cartola e Paulinho da Viola, o resto são meus amigos.

Quitandeiro, leva cheiro e tomate

Pra casa do Chocolate que hoje vai ter macarrão…

Monarco e Paulo da Portela

Oh! primavera adorada, inspiradora de amores.

Oh! Primavera idolatrada, sublime estação das cores…

Nelson Sargento, Alfredo Português e Jamelão. Samba enredo da Mangueira em 55.

Os dois tiveram o privilégio de compor com seus mentores, mas apenas Sargento venceu samba-enredo em sua escola, a Mangueira, apesar de Monarco ter participado de disputas na Portela, a última em 2007, com seu filho Mauro Diniz e outros parceiros.

Em compensação a cada esquenta, antes da pista da Sapucaí virar o rio que passa por nossa vida, o samba que compôs ainda garoto, “Retumbante Vitória” (depois rebatizado como “O passado da Portela”), leva às lágrimas e acelera o coração pulsante de quem desfila ou assiste a passagem da escola.

Nem sempre conseguiram viver da excelência da arte que praticavam. Monarco guardou carros, foi feirante e contínuo. Nelson Sargento, pintor de paredes. Cacá Diegues, o cineasta, dizia que ele fez em sua casa “a pintura mais longa da história da arquitetura”. Já reconhecido mostrou sua versatilidade artística na literatura e nas artes plásticas, além de ser um ator premiado.

Ligados às suas raízes foram membros e, depois, presidentes de lendárias Velhas Guardas, grupos musicais compostos por pastoras, cantores e compositores das escolas de samba.

Também receberam o reconhecimento que lhes era devido ao serem escolhidos Presidentes de Honra de suas agremiações. Por relevância e merecimento reverenciados nos encontros do povo do samba.

Juntos participaram do espetáculo “Apoteose do samba: 90 anos do Sargento – com Monarco e Nelson Sargento”, escrito e apresentado por Ricardo Cravo Albin. Na ocasião, Nelson disse que passou a se considerar “imortal do samba”. Ele já sabia…

Os ícones da Portela e da Mangueira partiram nesses tempos difíceis.

Para não ficar no vácuo das saudades o jeito é virar o jogo imaginando com quem estão agora (certamente em bom lugar). Na companhia de outros bambas que já por lá se reuniam para pagodes celestiais!

Por eles foram recepcionados, junto a outros sambistas que perderam a vida nesse período da pandemia. Tantos que é melhor nem tentar nomeá-los sob o risco de cometer a injustiça de algum esquecimento.

Sim, merecidamente, como alguns dos outros que partiram, receberam flores em vida (como pedia Nelson Cavaquinho), reconhecidos e reverenciados por serem exemplos às novas gerações que, assim como eles, continuarão bebendo na fonte. Aquela, sobre a qual Candeia já versava…

“O sambista não precisa ser membro da academia

É natural da sua poesia

O povo lhe faz imortal”

*Valeria del Cueto é jornalista, fotógrafa e, uns 500 textos depois, acha que um dia ainda será lembrada como cronista. Do carnaval e da vida. Para isso conta com a sorte! Como a de ter o privilégio de receber a honrosa missão de bordar palavras sobre ídolos que fizeram parte da história do Samba. Da série “É carnaval”.

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