Search
Close this search box.

Artigos

Fabio Garcia: Não aos impostos, sim ao emprego

Publicados

em

                                    Não aos impostos, sim ao emprego

Por Fabio Garcia

O Brasil atravessa um dos mais complicados momentos de sua história. Enfrentamos, de forma simultânea, uma crise política, uma crise econômica, uma crise fiscal e uma crise de credibilidade sem precedentes.  Vencer cada crise sem agravar a outra é um grande desafio para o nosso país.

fabioGarcia-artigoNo final do primeiro semestre de 2015, ainda na busca de equilibrar as suas contas, o Governo Federal aprovou na Câmara dos Deputados um projeto de lei que aumenta os impostos incidentes sobre a folha de pagamento de diversos setores intensivos em mão-de-obra. Registro que votei contrário à proposta.

Agora, a mesma matéria vai ao Senado e é preciso analisar os reais benefícios de tal medida ao país. Para alcançar o equilíbrio fiscal, o governo está adotando a fórmula de aumentar impostos. Porém, ao tentar cobrir a cabeça, o governo descobre os pés. Pois esta medida que quer acudir o equilíbrio fiscal agrava o desemprego e a crise econômica no país.

Afinal, ninguém aguenta pagar mais impostos no Brasil. É importante destacar que os setores afetados por esta lei empregam muito e precisam garantir competitividade para sua sobrevivência.

Nossa prioridade neste momento deveria ser a de preservar o emprego e estimular o setor produtivo. Mas, na contramão, aumenta-se energia, combustível, juros, inflação, impostos e tributos sobre a folha de pagamento onerando ainda mais a produção.

O resultado é evidente: mais desemprego.

Quando houve a aprovação da matéria na Câmara, a resposta das empresas não demorou a chegar. Já no dia seguinte, os setores de construção e maquinário anunciaram a expectativa de desempregar mais de 630 mil trabalhadores.

Então, qual a saída para o necessário ajuste fiscal do país? A mesma que utilizarão as milhares de famílias eventualmente desempregadas com esta medida: cortar gastos! Pois, quando o cobertor está curto, só há uma saída: diminuir o tamanho do gigante a ser coberto.

Digamos não ao aumento de impostos e sim ao emprego.

DEPUTADO FEDERAL FABIO GARCIA É PRESIDENTE DO DIRETÓRIO REGIONAL DO PSB EM MATO GROSSO

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Nelson Soares Junior: - Interromper, não!

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Artigos

Endometriose pode virar câncer?

Publicados

em

Autor: Dr. Laerte Basso*

Após obter um diagnóstico de endometriose, é comum que as mulheres tenham muitas dúvidas e busquem se cercar de informações precisas para cuidar de sua saúde.

A condição é delicada e exige atenção e cuidados. Cada boa iniciativa que a paciente tomar em relação à sua alimentação, estilo de vida e prática de exercícios, entre outros, pode pesar positivamente para a melhora da sua saúde.

Entre tantas perguntas e mudanças a fazer, preocupações com quadros mais sérios podem surgir. Também é comum que, neste momento de atenção com a saúde, a ansiedade e até certo nervosismo levem a mulher a considerar panoramas que não condizem com a realidade.

Pergunta muito recorrente em consultórios e clínicas é se a endometriose pode ser tornar um câncer de endométrio ou até mesmo de ovário.

Vamos por partes. Inicialmente, as duas doenças se desenvolvem de forma muito semelhante, isso é verdade. A proliferação das lesões ocorre tanto na endometriose como no câncer. Porém, não existe evidência de que a endometriose possa virar um câncer.

Como se caracteriza cada uma?

A endometriose é caracterizada pela presença do tecido que reveste o interior do útero, chamado endométrio, fora da cavidade uterina – em trompas, intestino e ovários, por exemplo.

O câncer pode, sim, acometer o endométrio – o que não quer dizer que, para ele surgir, é preciso ter endometriose. Mulheres sem endometriose podem ter câncer do endométrio, e a grande maioria é assim.

A confusão maior surge porque, na endometriose, as células se multiplicam para fora do útero, e isso também ocorre no surgimento do câncer.

Mulheres com endometriose têm maior risco de câncer?

Apesar de não haver uma relação clara entre a presença da endometriose e a gênese de câncer, alguns estudos sugerem que mulheres com endometriose têm maior risco de alguns subtipos de câncer de ovário, como o endometrióide e de células claras.

As principais explicações se baseiam na inflamação causada pela endometriose, além da resposta imune alterada, que pode favorecer o surgimento do câncer. Mas vale lembrar que todo câncer se origina de uma célula que se modificou e cresceu desordenadamente. E, por isso, a endometriose não causa câncer.

Portanto, antes de tomar qualquer informação como verdade ou se desesperar com uma hipótese não comprovada cientificamente, acalme-se e organize-se.

A principal ferramenta para se recuperar de uma condição é a boa informação, e ela pode ser obtida apenas em fontes confiáveis.

E o melhor profissional para confirmar seus achados é o médico de sua confiança, de preferência especialista no assunto. Leve suas dúvidas e obtenha respostas garantidas. Não se desanime com desinformações: elas podem tirar a boa energia de que você precisa para se tratar e se recuperar.

*Dr. Laerte Basso é ginecologista e obstetra, membro da Sociedade Brasileira de Endometriose e da Sociedade Européia de Endometriose e Doenças do Útero, e integra a equipe multidisciplinar do Instituto Eladium, em Cuiabá (MT)

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Para se destacar e ser mais competitivo, aposte na inteligência de mercado
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA