PESQUISAS PARA AS ELEIÇÕES 2024
Pesquisa aponta Abílio e Botelho como possíveis candidatos à Prefeitura de Cuiabá em 2024

Se publicamente o discurso dos pré-candidatos à Prefeitura de Cuiabá para falar das eleições de 2024, nos bastidores alguns deles já deflagraram o processo de disputa por apoios e composição: Abilio Brunini (PL), Fabio Garcia (União), Ludio Cabral (PT) e Eduardo Botelho (UB).
Com apoio do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, para ser candidato a Prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini tenta amarrar o apoio do grupo do governador Mauro Mendes (UB). Ele tem defendido uma composição com a vereadora Michelly Alencar (UB), a qual seria candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por ele.
Para se viabilizar como candidato a prefeito do União Brasil (UB), partido do governador Mauro Mendes, Fábio Garcia passou a “correr o trecho” dentro da Capital, para onde tem focado maior parte dos esforços como deputado federal.
Os esforços na viabilização passam por uma disputa interna no União Brasil, que conta com outro pré-candidato de destaque: o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho. A vantagem virtual de Fábio Garcia, no entanto, seria a preferência do governador Mauro Mendes.
O deputado estadual Eduardo Botelho deflagrou um processo de “cuiabanização” do mandato. Se sempre teve atuação em todo Vale do Rio Cuiabá, agora está focado na Capital para ampliar a massificação do nome. Nos bastidores, a informação é de que realizou alterações na equipe pensando na articulação política e no fortalecimento das estratégias de comunicação.
Pesquisa na rua
Uma pesquisa realizada pelo Instituto MT Dados revelou os possíveis protagonistas na disputa pelo comando da Prefeitura Municipal de Cuiabá nas eleições municipais de 2024. Na categoria espontânea, o deputado federal Abílio Jaques Brunini foi escolhido por 16% das pessoas, seguido de perto pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, deputado estadual José Eduardo Botelho, com 13%.
Outros nomes mencionados foram Lúdio Frank Mendes Cabral, do Partido dos Trabalhadores (PT), (5%), José Roberto Stopa, do Partido Verde (PV), (3%), Fábio Paulino Garcia do União Brasil (UB), (2%) e Ulisses Moraes (1%). Aqueles que não souberam ou não quiseram responder representaram mais de 52%, enquanto brancos e nulos somaram 6%.
Na categoria estimulada, em que são apresentados os nomes dos candidatos, Abílio Jaques Brunini do Partido Liberal (PL), aparece com 23% no primeiro cenário, seguido por José Eduardo Botelho (UB), com 22%. Lúdio Cabral (PT), obteve 9%, Roberto Stopa (PV), 5%, Fábio Garcia (UB), 4% e Ulisses Moraes 1%. Brancos e nulos foram 8%, e os que não souberam ou não quiseram responder totalizaram 28%.
No segundo cenário estimulado, Abílio e Botelho estão empatados com 23%. Stopa ficou com 5%, Fábio Garcia com 4% e Ulisses Moraes com 1%. Brancos e nulos representaram 10%, e os que não souberam ou não quiseram responder foram 34%.
Em relação a um possível segundo turno, a pesquisa indicou que o unista Eduardo Botelho sairia vitorioso em todas as amostragens. Em uma disputa direta com Abílio Brunini, o unista Eduardo Botelho obteve 29% dos votos, enquanto o deputado federal alcançou 26%. Em um embate com Lúdio Cabral, Botelho venceria com uma vantagem maior, obtendo 34% contra 11% do petista.
Contra Fábio Garcia, seu colega de partido, Eduardo Botelho também sairia vencedor com 33% dos votos, enquanto Garcia teria apenas 8%. Em uma disputa contra Stopa, Botelho obteve 35% dos votos, enquanto o secretário municipal ficou com apenas 6%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 12 de julho, ouvindo 1.080 cuiabanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Política
Favaro terá que explicar repasses de Emendas Pix de R$ 9,2 bilhões

Recentemente, o ministro Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, deu prazo de 15 dias para que a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) apresentem um cronograma objetivo, com etapas e datas, para análise, apreciação e julgamento dos relatórios de gestão das Emendas Parlamentares Individuais, as “Emendas Pix”, referentes aos exercícios de 2020 a 2024.
Na decisão na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 854, o ministro destacou que a prestação de contas é um dever que se projeta para os órgãos competentes na esfera federal. O caso, segundo ele, envolve dezenas de bilhões de reais do Orçamento Geral da União que não podem permanecer em zonas de indefinição quanto à aferição da idoneidade e da eficiência de sua aplicação.
O ministro ressaltou a invalidade dos julgamentos de contas eventualmente realizados pelos tribunais de contas estaduais e municipais quanto a esse tema. Como estão em jogo recursos da União, a competência é exclusiva do Tribunal de Contas da União (TCU).
Diálogo
Flávio Dino, neste mês de agosto, havia determinado à AGU a elaboração de um plano de trabalho. O órgão apontou a necessidade de abertura de diálogo institucional com o Tribunal de Contas da União (TCU) e demais cortes de contas para coletar informações mais precisas sobre o tema.
O ministro acolheu a proposição de elaboração conjunta, especialmente em razão da competência técnica do órgão de controle externo. Destacou, contudo, a necessidade de observar as balizas definidas pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a competência exclusiva do TCU para julgar as contas referentes às Emendas Pix.
Emendas Impositivas
O ministro Flávio Dino também abriu prazo de 15 dias para que a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestem nos autos das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 7697, 7695 e 7688, para inclusão na pauta de julgamento do Plenário.
As ações tratam das Emendas Parlamentares Impositivas, de execução obrigatória pelo Poder Executivo. Elas abrangem as emendas individuais de transferência especial (emendas Pix), as individuais de transferência com finalidade definida e as de bancada.
TCU quer explicação de Carlos Favaro
Agora, o Tribunal de Contas da União (TCU), solicitou que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Carlos Henrique Baqueta Favaro (PSD), explique em até 180 dias quais procedimentos de fiscalização adotou no repasse das Emendas PIX para obras em estradas rurais em cidades do interior de Mato Grosso.
A solicitação faz parte da auditoria sobre os recursos transferidos entre 2019 e 2023. Na época, o ministério transferiu o total de R$ 9,2 bilhões para diferentes projetos em todo o país.
O ministro Walton Alencar Rodrigues que é relator do processo diz que:
“Verifica-se, assim, que o maior financiador e construtor de estradas no Brasil não é o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), mas o ministério, que constrói quase 10 vezes mais estradas que a autarquia federal especializada”.
Os parlamentares do Congresso Nacional solicitaram essa auditoria ao Tribunal de Contas da União (TCU) devido à importância desses projetos em seus redutos eleitorais. Do total transferido, R$ 297,3 milhões foram fiscalizados, correspondendo a 14 transferências voluntárias selecionadas.
As Emendas PIX são propostas feitas por deputados federais e senadores ao Orçamento da União e, ao contrário de outras, têm a execução obrigatória pelo governo federal. Ou seja, elas devem ser realizadas independentemente de qualquer negociação ou barganha com o Poder Executivo.
Superfaturamento
Um dos indícios de superfaturamento revelado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) está na obra da estrada rural na cidade de Canarana, a 838 km de Cuiabá, em convênio com a prefeitura do município.
A medição estimada de distância de transporte executada foi superior ao inicialmente contratado na recomposição do revestimento primário da estrada, o que levou a pagamentos maiores do que o previsto, segundo auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU). O valor estimado chega a R$ 1,588 milhão.
“A irregularidade decorreu de falha do projeto básico de engenharia em identificar adequadamente as fontes de materiais mais próximas ao trecho da estrada vicinal a ser recuperada, bem como em razão da deficiência da fiscalização do conveniente em verificar a origem dos materiais aplicados nas obras“, disse a auditoria.
A Prefeitura Municipal de Canarana disse que a obra é de responsabilidade da gestão anterior e que estão sendo “tomadas as providências jurídicas cabíveis”.
Falta de critérios claros
Outro ponto identificado está na política pública para adequação de estradas rurais que não está bem estruturada, conforme o Tribunal de Contas da União (TCU).
“Faltam diagnósticos, critérios claros para escolher os beneficiários, indicadores para monitorar os resultados e controle sobre a eficiência e eficácia dos gastos. Além disso, os recursos são distribuídos de forma desigual entre os estados“.
Um dos exemplos citados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como ausência de critérios para repassar os recursos, em 2019 e 2022, os estados que receberam o maior valor de transferências voluntárias direcionadas às estradas rurais foram Tocantins (em 2019) e Minas Gerais (em 2020, 2021 e 2022), com participações, respectivamente, de 16,0%, 19,9%, 19,5% e 15,7% do total.
Em 2023, porém, foi destinado a Mato Grosso expressivos R$ 147,3 milhões, ou seja, quase a metade (especificamente 47,4%) de todas as transferências voluntárias com essa finalidade, de acordo com o TCU.
“É lamentável, portanto, que esse vultoso montante de recursos seja gasto sem que haja, de fato, política institucionalizada, estruturada, com objetivos claros, com indicadores adequados, com elementos mínimos necessários à alocação dos parcos recursos públicos disponíveis“, diz trecho do acórdão.
Caso os critérios e parâmetros adequados fossem seguidos, Mato Grosso não estaria entre os estados preferenciais para receber esses recursos em estradas rurais, segundo o ministro Walton Alencar Rodrigues.
Com isso, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em um prazo de 180 dias:
– Institucionalize uma política pública adequada em estradas rurais;
– Aprimore os controles existentes nos procedimentos de aceite de processos licitatórios que contenham situações que a legislação considere excepcional;
– Apure as irregularidades identificadas em convênios nos municípios de Canarana, Alta Floresta, Querência e Gaúcha do Norte;
– Crie procedimentos de verificação e aprovação dos projetos de engenharia específicos para execução de serviços de manutenção de estradas rurais;
– Aprimore os controles do processo de acompanhamento dos convênios voltados para obras em estradas na zona rural.
O Tribunal de Contas da União (TCU) ainda destacou que, entre 2019 e 2022, foram firmados 10 convênios para melhorar estradas rurais no estado, enquanto que, em 2023, esse número saltou para 183 convênios.
Crise política
Esses repasses criaram uma crise entre o ministro Carlos Fávaro (PSD) e o deputado Arthur Lira (PP-AL), que na época presidia a Câmara Federal. Ele chegou a pedir a cabeça de Carlos Fávaro. A auditoria se iniciou a pedido de parlamentares do Congresso Nacional.
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