Search
Close this search box.

Geral

Painéis solares transparentes transformarão as janelas em geradores de energia renovável

Publicados

em

Pesquisadores da Universidade Estadual do Michigan, (EUA), desenvolveram painéis solares completamente transparentes, que podem ter inúmeras aplicações na arquitetura e também em outros campos, como por exemplo, no desenvolvimento de automóveis mais amigos do ambiente.

Já antes se tinha tentado criar um dispositivo deste gênero, mas os resultados finais nunca foram satisfatórios. Até agora.

A equipe concentrou-se especialmente na transparência, de modo que, desenvolveu um concentrador solar luminescente transparente, que pode ser colocado sobre uma superfície transparente como uma janela, por exemplo. Pode colher energia solar sem afetar a passagem da luz.

A tecnologia utiliza moléculas orgânicas que absorvem comprimentos de onda de luz que não são visíveis ao olho humano, como a luz infravermelha e ultravioleta.

Estes dispositivos podem aproveitar ao máximo as fachadas dos enormes edifícios cobertos de vidro espalhados pelo globo. Não mudando em nada a aparência dos mesmos, e em simultâneo aproveitar a energia solar de forma eficiente.  Podem ser instalados em qualquer edifício.

Segundo o New York Times:

Se as células puderem ser feitas de forma a durarem muito tempo, estes dispositivos poderão ser integrados em janelas de modo relativamente barato, já que grande parte do custo da energia fotovoltaica convencional não é da própria célula solar, mas dos materiais em que é aplicada, como o alumínio e o vidro. O revestimento de estruturas existentes com células solares eliminaria parte desse custo de material”.

Se as células transparentes, no final das contas, se mostrarem comercialmente viáveis, a energia que geram poderia compensar significativamente o uso de energia de grandes edifícios, disse o Dr. Lunt, que começará a lecionar na Universidade Estadual do Michigan.

Não estamos a dizer que poderíamos abastecer todo o edifício, mas estamos a falar de uma quantidade significativa de energia, suficiente para coisas como iluminação e energia elétrica diária”, disse ele.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Saúde bucal é tema de audiência pública na Câmara de Cuiabá

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Geral

Casarão das Artes lança projeto “Fazendo Arte na Comunidade”

Publicados

em

O Instituto Cultural Casarão das Artes, com mais de 10 anos de atuação e de existência no Pedra 90, lança às 19h deste dia 19 de maio de 2024, o projeto “Fazendo Arte na Comunidade”. Este projeto foi aprovado pelo Edital Olhos D’Água através do Ministério da Cultura do Governo Federal.

De acordo com Camila Maria Rodrigues, presidente do Instituto Cultural Casarão das Artes, o objetivo é democratizar o acesso à arte e cultura, promovendo o desenvolvimento pessoal, a valorização da identidade local, a inclusão e a integração social, com a valorização da rica identidade local.

O Fazendo Arte na Comunidade oferece uma grande variedade de atividades artísticas gratuitas, dando a oportunidades a todos, por meio de aulas gratuitas em diversas áreas artísticas, como: siriri, percussão, dança de salão, stiletto, dança de rua, violão, edição de áudio e vídeo, canto, dança afro, psicologia comunitária.

Acreditamos que a arte é um direito fundamental e que todos devem ter a oportunidade de acessá-la. Com o projeto ‘Fazendo Arte na Comunidade’, queremos democratizar o acesso à cultura e à arte, promovendo a inclusão social, o desenvolvimento humano, a cidadania e a valorização da cultura local na comunidade do Pedra 90“, pontua Camila Rodrigues.

A presidente observa que as aulas serão ministradas por profissionais experientes e apaixonados, que vão além do aprendizado técnico. O projeto se propõe a criar um espaço acolhedor e seguro, onde os participantes possam se expressar livremente, desenvolver habilidades, construir autoestima e fortalecer laços comunitários.

Leia Também:  Lavagem das Escadarias do Rosário e São Benedito acontece neste sábado

Reconhecendo as dificuldades econômicas enfrentadas pelas famílias da região, o projeto oferece uma bolsa de R$ 80,00 por aluno ou R$ 150,00 por família para auxiliar na segurança alimentar dos participantes, reforçando o compromisso do Instituto com o bem-estar da comunidade.

O evento de lançamento, aberto ao público, contará com apresentações de algumas das atividades do projeto, além de coffee break.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA