Search
Close this search box.

Geral

“Drive Thru”: Cuiabá terá 101 pontos de vacinação contra “Influenza”

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá retomará a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza nesta quinta-feira (02) com “Drive Thru” e mais 101 pontos de imunização. Estratégia da Prefeitura é evitar aglomeração e contágio pelo “Coronavírus“.

Ao todo, a ação que visa evitar aglomeração/contágio do pelo “Coronavírus“, o “Covid-19“, disponibilizará aos idosos e profissionais da saúde pública e privada um “Drive Thru” em cada ponto estratégico das regionais Leste, Oeste, Norte e Sul sendo eles: Pantanal Shopping, Shopping Estação, Universidade Federal de Mato Grosso (entrada pelo portão 1 – Coordenação de Segurança do Campus Universitário) e na Lagoa Encantada, situada no Bairro CPA III.

Nestes locais a imunização terá início às 8h e serão vacinadas somente as pessoas que estiverem dentro dos automóveis.

Além disso, as doses de Influenza estarão disponíveis em mais 101 pontos da Capital, dos quais 93 são nas Unidades Básicas de Saúde incluído as da Zona Rural e mais oito pontos extras sendo eles:

Escola Maria Luiza Prado Bastos no bairro Osmar Cabral, Escola Alina Tocantins no Cidade Alta, Colégio Adventista/igreja no Porto, Escola Professora Teresa Lobo, Igreja Batista no Tijucal, Escola Maria da Glória no bairro Lixeira, CRAS do bairro Dr. Fabio I e II e Escola Estadual Ana Maria do Couto no CPA II.

De acordo com a diretora de Atenção Primária, Miriam Naschenweng, para toda a ação foram disponibilizadas cerca de 16 mil doses das 21 mil entregues pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira, 30. Cerca de 6 mil foram designadas para os drivers, e terá início às 8h e seguirá até durar o estoque.

Leia Também:  Período da Piracema termina dia 28 de fevereiro

As 10 mil foram distribuídas para os 101 postos que farão as aplicações das 7h às 11h e das 13h às 16h30. As demais, segundo ela foram reservadas para os acamados que receberão as doses em casa ao longo da semana.

A estrutura terá, conforme destacou a diretora, o envolvimento de mais 400 servidores e, além dos parceiros já citados, contará com o apoio da Cruz Vermelha, Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar e Ordem Pública.

“Nos organizamos da melhor forma possível a pedido do prefeito Emanuel Pinheiro para que a população busque a imunização sem aglomeração e com o máximo de conforto. E tivemos a grata satisfação de poder contar com as participações de parceiros que vão engrandecer ainda mais o evento”, frisou Naschenweng.

Ao todo Cuiabá deve vacinar 46 mil idosos e 21 mil profissionais da saúde pública e privada. Para Pinheiro, saber que esse público tão vulnerável poderá se imunizar com os riscos diminuídos de se contaminar com o Coronavírus é gratificante.

Estamos desenvolvendo uma série de medidas para evitar a disseminação do Coronavírus em Cuiabá e não poderia ser diferente na campanha contra a Influenza, especialmente na fase do nosso público mais vulnerável, que são os idosos e nossos profissionais da saúde. Por isso, determinei a imediata confecção de um plano de ação à equipe da Secretaria de Saúde, e o formato “Drive Thru”. O plano contra a aglomeração foi aprovado desde a semana passada, mas foi preciso aguardar os repasses de doses pelo Ministério da Saúde para implantar em Cuiabá. Conduto, recebemos um pouco mais de doses e poderemos avançar nesse enfrentamento diuturno que estamos fazendo contra o Covid -19”, explicou Pinheiro.

CAMPANHA

Neste ano, a Campanha que normalmente é realizada na primeira quinzena de abril, foi antecipada pelo governo federal como estratégia para diminuir a quantidade de pessoas gripadas e, com isso, ajudar no diagnóstico de possíveis casos de coronavírus.

Leia Também:  Luverdense, Mixto, Operário e Nova Mutum classificados

Ainda considerando esses cuidados, a vacinação será dividida em três fases:

  • A 1ª de 23/03 à 16/04, com a vacinação para os idosos (60 anos e mais), profissionais da saúde pública e privada.
  • 2ª fase de 16/04 à 09/05 professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
  • 3ª fase de 09 à 22/05 para crianças de seis meses a menores de 06 anos, gestantes e puérperas (mulheres de até 45 dias após o parto) e povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 à 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 à 59 anos.

A vacina previne contra três tipos de influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e Influenza B.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Geral

Casarão das Artes lança projeto “Fazendo Arte na Comunidade”

Publicados

em

O Instituto Cultural Casarão das Artes, com mais de 10 anos de atuação e de existência no Pedra 90, lança às 19h deste dia 19 de maio de 2024, o projeto “Fazendo Arte na Comunidade”. Este projeto foi aprovado pelo Edital Olhos D’Água através do Ministério da Cultura do Governo Federal.

De acordo com Camila Maria Rodrigues, presidente do Instituto Cultural Casarão das Artes, o objetivo é democratizar o acesso à arte e cultura, promovendo o desenvolvimento pessoal, a valorização da identidade local, a inclusão e a integração social, com a valorização da rica identidade local.

O Fazendo Arte na Comunidade oferece uma grande variedade de atividades artísticas gratuitas, dando a oportunidades a todos, por meio de aulas gratuitas em diversas áreas artísticas, como: siriri, percussão, dança de salão, stiletto, dança de rua, violão, edição de áudio e vídeo, canto, dança afro, psicologia comunitária.

Acreditamos que a arte é um direito fundamental e que todos devem ter a oportunidade de acessá-la. Com o projeto ‘Fazendo Arte na Comunidade’, queremos democratizar o acesso à cultura e à arte, promovendo a inclusão social, o desenvolvimento humano, a cidadania e a valorização da cultura local na comunidade do Pedra 90“, pontua Camila Rodrigues.

A presidente observa que as aulas serão ministradas por profissionais experientes e apaixonados, que vão além do aprendizado técnico. O projeto se propõe a criar um espaço acolhedor e seguro, onde os participantes possam se expressar livremente, desenvolver habilidades, construir autoestima e fortalecer laços comunitários.

Leia Também:  Geller se reúne com ministro Onyx Lorenzoni em Cuiabá

Reconhecendo as dificuldades econômicas enfrentadas pelas famílias da região, o projeto oferece uma bolsa de R$ 80,00 por aluno ou R$ 150,00 por família para auxiliar na segurança alimentar dos participantes, reforçando o compromisso do Instituto com o bem-estar da comunidade.

O evento de lançamento, aberto ao público, contará com apresentações de algumas das atividades do projeto, além de coffee break.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA