ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO
Brasil perde para a Bolívia e cai três posições e termina na 5ª colocação

Pela última rodada das Eliminatórias Copa do Mundo, Bolívia e Brasil se enfrentaram nesta terça-feira, 9, no Estádio Municipal de El Alto com um altitude 400m acima do nível do mar. O Brasil perdeu por 1 a 0 para a Bolívia. A partida marcou o fim da participação da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 com a sua pior campanha.
Para a Bolívia, a vitória representou a conquista de uma vaga na repescagem mundial. Além do triunfo, os bolivianos contaram com a derrota da Venezuela por 6 x 3, em casa, diante da Colômbia.
O treinador Carlo Ancelotti promoveu diversas mudanças na escalação inicial brasileira para testar atletas. Do time que venceu o Chile por 3 x 0 no Maracanã na última quinta-feira 4, apenas o goleiro Alisson e o volante Bruno Guimarães estiveram presentes para iniciar a partida contra a Bolívia.
O único gol da partida aconteceu no fim do primeiro tempo, em cobrança de pênalti. Perto da quina da grande área brasileira, Bruno Guimarães derrubou o lateral Roberto. O jogo seguiu, mas o VAR acionou o árbitro, que revisou o lance e marcou a penalidade.
Na cobrança, Miguelito marcou o gol da classificação boliviana. O atleta joga no América/MG. O gol sofrido pela Seleção Brasileira foi o primeiro da era Carlo Ancelotti. Nos jogos anteriores sob o comando do italiano diante de Equador, Paraguai e Chile, o Brasil não havia tomado gol.
A Seleção Brasileira sofreu na altitude de El Alto.
Ao fim da partida, o atacante Raphinha concedeu entrevista e falou sobre o fator.
“A partir do momento que uma equipe te coloca para jogar a 4000 metros de altitude, pra poder ganhar o jogo, acho que isso desfavorece bastante as outras seleções. O jogo estava equilibrado e o árbitro achou um pênalti. Acho que isso complica mais o nosso jogo dentro de campo”, comentou o atacante.
Pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, derrota fez o Brasil cair três posições e terminar na 5ª colocação, com 28 pontos, empatado com Paraguai (6º), Uruguai (4º) e Colômbia (3º). O Equador, que venceu a Argentina por 1 x 0, terminou na 2ª colocação, com 29 pontos, atrás apenas da própria Argentina, que somou 38.
A Seleção Brasileira enfrenta Coreia do Sul e Japão no próximo mês nos dias 10 e 14 de outubro, respectivamente, em jogos amistosos. Os duelos ocorrerão no continente asiático e fazem parte do cronograma que visa a disputa da Copa do Mundo 2026.
Festa
No início do segundo tempo, a torcida da Bolívia vibrou mais uma vez com um gol, mas não diante do Brasil. Isso porque, em Maturín, a Colômbia virou para cima da Venezuela, fazendo 3×2. Resultado que colocava os bolivianos na repescagem.
Quando os colombianos ampliaram para 6×3, os bolivianos perceberam que bastava não sair derrotado para sonhar com uma vaga no Mundial. No Brasil, Carlo Ancelotti mudou todo o trio ofensivo para reagir.
Empurrada pela torcida, a Bolívia esteve mais próxima do segundo gol, como em cabeçada de Algaranaz defendida por Alisson. No fim, a despedida das Eliminatórias da Copa foi com a primeira derrota sob o comando do técnico Carlo Ancelotti. Além disso, a equipe terminou com o pior desempenho da história da Seleção Canarinho no torneio desde 1996, com 28 pontos, na quinta posição.
Ficha técnica
Bolívia 1 x 0 Brasil
Local: Municipal de El Alto (El Alto/BOL)
Árbitro: Cristian Garay (CHI). Assistentes: Miguel Rocha e Juan Serrano (ambos do CHI)
VAR: Rodrigo Carvajal (CHI)
Gols: Miguelito (aos 48 do 1ºT)
Cartões amarelos: Fabrício Bruno, Bruno Guimarães (B)
Bolívia – Carlos Lampe; Diego Medina (Yomar Rocha), Luis Haquín, Efraín Morales e Roberto Fernández; Robson Matheus, Gabriel Villamil e Vaca (Cuellar); Migueito, Moisés Paniagua e Enzo Monteiro (Algaranaz).
- Técnico: Óscar Villegas.
Brasil – Alisson, Vitinho (Marquinhos), Fabrício Bruno, Alexsandro e Caio Henrique; Andrey Santos (Jean Lucas), Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique (Estêvão), Samuel Lino (Raphinha) e Richarlison (João Pedro).
- Técnico: Carlo Ancelotti

ESPORTES
Convocação de Thiago Silva na Seleção Brasileira

O ex-jogador Luisão, ídolo do Cruzeiro e do Benfica (POR), fez lobby pela convocação de Thiago Silva para a Seleção Brasileira e para a disputa da Copa do Mundo de 2026. Em entrevista ao Bolavip Brasil, ele destacou a importância e o talento de ter um jogador do quilate do Monstro na equipe.
“Acredito que ter um jogador mais experiente como Thiago Silva, faz o treinador conseguir montar a equipe de maneira com que não fique muito exposta, porque perde um pouco a velocidade. Mesmo assim, o Thiago tem uma qualidade muito acima da média. Então depende muito do que o treinador vai querer. É um dos melhores zagueiros da história do futebol brasileiro e ainda pode ajudar muito a Seleção“, comentou.
Os dois atuaram juntos pela Seleção Brasileira em três jogos e todos amistosos. Em 2008, na goleada sobre Portugal por 6 a 2, fizeram dupla de zaga, enquanto em 2010 contra Zimbábue, Luisão entrou no segundo tempo e o Monstro foi titular. Em 2011 contra a Gâmbia foi ao contrário.
Luisão foi convocado para as Copas do Mundo de 2006, na Alemanha, e 2010, na África do Sul, e conquistou com a Seleção Brasileira a Copa das Confederações em 2005 e 2009, além da Copa América em 2004.
O ex-defensor também falou sobre as chances do Brasil de conquistar o hexacampeonato na edição de 2026. Entretanto, ele alertou para o pouco tempo de trabalho do italiano Carlo Ancelotti.
“Tem chance de chegar bem na Copa do Mundo, mas brigar pelo título pode ser um pouco mais difícil. Acredito muito no trabalho, na estrutura, o problema é que o tempo é muito curto. A chegada do (Carlo) Ancelotti foi boa porque tapou alguns buracos e disfarçou um pouco. A Copa é muito difícil e tem que ter um trabalho muito consolidado“, previu.
-
Artigos7 dias atrás
DIA NACIONAL DO CERRADO 2025
-
Geral6 dias atrás
O Superman desembarcou no Pantanal
-
Política3 dias atrás
“A Câmara de Cuiabá já recebeu ofícios, mas não do Ministério Público”
-
ESPORTES7 dias atrás
Vitória sobre CRB recoloca Cuiabá na briga pelo grupo de acesso
-
ESPORTES2 dias atrás
Secel publica resultado preliminar de classificação do Bolsa Atleta 2025
-
Artigos3 dias atrás
Viva a Democracia!
-
Artigos6 dias atrás
Silêncios que matam: masculinidades e suicídio em Mato Grosso
-
Artigos5 dias atrás
O exemplo que todo líder precisa dar