Artigo
É possível observar o estômago excluso pela bariátrica

Autor: Dr. Roberto Barreto*
A enteroscopia por duplo balão é um exame de referência para avaliar o intestino delgado, órgão que possui de três a sete metros e que não conseguimos avaliar pela endoscopia ou pela colonoscopia. É um método que nos permite avaliar em até 80% dos casos o estômago excluso no paciente que faz o método bypass da cirurgia bariátrica.
Dentre os exames realizados no aparelho digestivo, existe a endoscopia, que avalia a parte inicial do aparelho digestivo, ou seja, o esôfago, o estômago e o início do duodeno, e a colonoscopia, que avalia a parte final do intestino, que é o intestino grosso, e de 10 a 20 centímetros da parte final do intestino delgado. Portanto, temos um intervalo entre o que a endoscopia e a colonoscopia conseguem avaliar: o intestino delgado.
É necessário avaliar esse intestino delgado em algumas situações: quando há sangramento digestivo obscuro, ou seja, o paciente tem uma anemia por perda de sangue, mas a endoscopia e a colonoscopia são normais e o exame oculto nas fezes mostra que há presença de sangue. Isso significa que o sangramento está no intestino delgado. Uma das formas de examinar é a enteroscopia de duplo balão.
E se precisarmos observar o estômago excluso ou a alça biliopancreática, o exame mais indicado é a enteroscopia, por meio da qual avaliamos o estômago pequeno, descemos pela alça alimentar, chegarmos até o by-pass, aquela emenda do intestino delgado, que nós chamamos de enteroanastomose, e depois subimos por esse intestino delgado até chegar no estômago excluso. Este exame é indicado quando o paciente tem um sangramento digestivo que a origem provável é no estômago excluso ou mesmo na enteroanastomose.
Quando o paciente pós cirurgia bariátrica tem o exame de sangue com problema, mas a sua endoscopia e colonoscopia são normais, devemos examinar o estômago excluso para ver se encontramos uma úlcera ou uma gastrite hemorrágica que justifique essa anemia e essa perda de sangue.
A enteroscopia de duplo balão é realizada com a pessoa deitada e usa um tubo flexível com 2 m, designado enteroscópio de duplo balão.
Este, possui na sua extremidade, uma fonte de luz e uma câmara de vídeo que irá transmitir imagens ampliadas e de elevada definição para um monitor presente na sala onde o exame é realizado.
O enteroscópio tem também, 2 balões que, depois de inflados, se fixam à superfície do intestino delgado, permitindo a sua progressão controlada e facilitando a visualização.
Na enteroscopia de duplo balão, o acesso ao intestino delgado pode ser feito via oral ou via baixa (ânus). No caso do estômago excluso o acesso é via oral.
O exame também possibilita:
– Realizar procedimentos terapêuticos (por exemplo, colher fragmentos de tecido – biópsia);
– Tratar diversos tipos de problemas (por exemplo, lesões hemorrágicas, remover pólipos e dilatar estenoses).
A enteroscopia de duplo balão é sempre realizada sob anestesia, o que reduz significativamente o desconforto que lhe pode estar associado.
Esta anestesia não implica o internamento da pessoa que poderá abandonar o local pelo seu pé, pouco depois de terminado o exame.
No entanto, será de toda a conveniência que a pessoa seja acompanhada por alguém que lhe possa prestar o auxílio, eventualmente necessário.
*Dr. Roberto Barreto é gastroenterologista e endoscopista, presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia em Mato Grosso (Sobed/MT), e atua no IGPA, Clínica Vida Diagnóstico e Saúde e CEC.

Artigos
Naturalidade versus artificialismo

Autor: Francisney Liberato* –
Independente do estado em que se encontre hoje, é melhor optar por ser você mesmo e agir com naturalidade. Artifícios são geralmente detectados à primeira vista.
Qual a definição de uma pessoa que age com naturalidade? Uma pessoa natural é aquela que demonstra realmente o que de fato é, sem segundas intenções, sem pensamentos e ideias que pairam na penumbra. É quando o caráter está alinhado com o comportamento.
E um indivíduo artificial? É o contrário do que acima foi dito, ou seja, é um ser humano que finge ser aquilo que não é, que reveste sua originalidade com artifícios que não são seus, para transparecer algo melhor e mais positivo. Aqui, as atitudes destoam do caráter.
No campo da oratória, todas as características do palestrante, tais como gestos e modo de falar, também devem ser naturais, e se assim forem, ele ganhará o público-alvo.
Para saber se você fala de forma natural, basta observar como conversa individualmente com as pessoas, como também, em um grupo pequeno, como de 5 pessoas, por exemplo. Se ao falar com menos indivíduos você age da mesma forma que em uma palestra para 100 pessoas, quer dizer que você é uma pessoa que tem atitudes naturais.
É óbvio que, ao falar para um público maior, você vai imprimir mais ritmo, gesticulação e variação da voz, para não deixar a palestra monótona e sem “sabor”.
Caso como você fala com um grupo menor seja diferente de quando fala para um grupo maior, pode ser que ao falar em público as pessoas percebam um certo artificialismo.
Qual o problema de falar com artificialismo? É mais ou menos igual aos produtos do Paraguai, ou seja, algo que não tem muito valor. Perde-se pela falta de credibilidade e isso pode acarretar a decadência em sua comunicação.
Seja quem você é. Aja com naturalidade, você só tem a ganhar. Observe como tens falado: caso detecte alguns indícios de artificialidade, reorganize a sua mente, treine e volte a ser quem você era. Seja você mesmo. Seja natural.
*Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor. Palestrante e Professor há mais de 25 anos. Coach e Mentor. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa. Graduado em Administração, Ciências Contábeis (CRC-MT), Direito (OAB-MT) e Economia. Membro da Academia Mundial de Letras.
-
Artigos7 dias atrás
DIA NACIONAL DO CERRADO 2025
-
Geral6 dias atrás
O Superman desembarcou no Pantanal
-
Política4 dias atrás
“A Câmara de Cuiabá já recebeu ofícios, mas não do Ministério Público”
-
ESPORTES7 dias atrás
Vitória sobre CRB recoloca Cuiabá na briga pelo grupo de acesso
-
ESPORTES2 dias atrás
Secel publica resultado preliminar de classificação do Bolsa Atleta 2025
-
Artigos6 dias atrás
Silêncios que matam: masculinidades e suicídio em Mato Grosso
-
Artigos3 dias atrás
Viva a Democracia!
-
ESPORTES6 dias atrás
Brasil perde para a Bolívia e cai três posições e termina na 5ª colocação