Search
Close this search box.

FERIADO OFICIAL DA RESSACA

Pós-carnaval: expectativa na escolha de Edu e Fábio para a disputa eleitoral

Publicados

em

Já que o ano só começa depois do Carnaval. Está aí a grande chance de começar 2024 com o pé direito. Ou seja, o ano começa hoje no dia 14 de fevereiro, nesta Quarta-feira de Cinzas.

Apesar de termos trabalhado por seis semanas (janeiro e fevereiro), o Carnaval é um dos feriados mais esperados do ano, e muitas pessoas só consideram que o ano começa após a atividade, as festas carnavalescas. Este é um artifício para o adiantamento de várias decisões na vida pessoal e profissional.

Quarta-feira de Cinzas coincide de ser bem no pós Carnaval, e apesar do significado religioso, pra quem passou os últimos dias na folia, essa quarta pode ter começado com uma ressaca daquelas!

Para muita gente, o famoso verso de Martinho da Vila “para tudo se acabar na quarta-feira é levado à risca durante o Carnaval. Depois de ter curtido demasiadamente a folia, a Quarta-Feira de Cinzas praticamente se torna o “feriado oficial da ressaca”, já que são comuns as dores de cabeça, as náuseas estomacais, o mal-estar crônico, o cansaço e a enorme preguiça de se voltar ao trabalho e à vida normal após tanta farra.

O feriado, que normalmente coincide com férias escolares e recesso político, causa a sensação de que janeiro e fevereiro são meses praticamente “parados”. Assim sendo, Feliz Ano Novo!

Entretanto, contudo, todavia, o ditado popular de que “o ano novo só começa depois do Carnaval”, não se aplica ao cenário político mato-grossense.

Em ano de eleição municipais, o que estamos vivendo são grandes movimentações nos bastidores da política na Terra de Rondon e principalmente na Terra de Pascoal Moreira Cabral.

Em que pese ser ano de escolher prefeito, vice e vereadores em todo o território brasileiro, o recorde de 2026 paira no ar, como um fiel da balança. Acordos visando candidaturas para os âmbitos estadual e federal para 2026 implica diretamente no pleito eleitoral municipal.

Reuniões amplas ou mais reservadas são frequentes e grupos buscam melhores posicionamentos partidários, que rendam bons e eficientes resultados nas urnas.

O efeito “Rosa Neide”, do Partido dos Trabalhadores (PT), (candidata mais votada em 2022) ainda assombram e ninguém quer ter muitos votos e não ser eleito.

Leia Também:  “Na próxima segunda-feira eu assino publicação do edital de licitação da PPP do Mercado Municipal Miguel Sutil"

Grupos que já caminham juntos em outras eleições ensaiam a busca por independência, mas ainda estão atrelados e aguardando definições do cacique número 1 do União Brasil (UB), o governador Mauro Mendes, Jayme Campos, Nenel Pinheiro (MDB), Carlos Favaro (PSD), Max Russi (PSB), Carlos Bezerra (MDB).

Outros nomes de peso já conhecidos retornam ao mesmo cenário e outros novos surgem.

Vários deles, o político claro, manifestam desejo de mudar do Legislativo para o Executivo. Há ainda os eternos candidatos que ora estão em um partido e ora em outro.

Nomes de prefeitavéis não faltam. Há um leque aberto de representatividade e bandeiras partidárias e ideológicas. No entanto, há apostas de que o diferencial das eleições municipais de 2024 está no apoio político.

Com nomes considerados fortes, mas que já teriam chegado a um patamar, quem cogita sentar na cadeira mais cobiçada da Prefeitura de Cuiabá, buscam por aliados que agreguem e levem seus nomes a camadas por onde não transitam com facilidade.

E a escolha do vice? Um credenciamento para o cargo de vice, são aqueles atualmente em exercício de mandatos, além das já testados nas urnas e que obtiveram votação expressiva.

Se no Brasil dizemos que o ano começa depois do Carnaval, começamos bem. Segue o fluxo!

Tá chegando a hora

Expectativa grande no União Brasil em Cuiabá para o anúncio do candidato da sigla para a disputa da Prefeitura da Capital de todos os mato-grossenses.

Nos bastidores o momento é para a definição, e tem tudo para ocorrer no dia de hoje as 14 horas em entrevista coletiva do governador Mauro Mendes.

Edu Botelho e Fábio Garcia, estão na tocaia, só tocaiando. Botelho não fechou nenhuma porta, esperando Mauro Mendes.

Vou conversar com Mauro Mendes.

Alô Mauro! A fase na política de Cuiabá, agora, é da definição, o roteiro da escolha do candidato já foi aprovado. A candidatura é uma questão de sobrevivência. O senhor está com a mesma avaliação do Boteco da Alameda, do que a candidatura de Edu Botelho vai viabilizar os candidatos a vereadores e pode até mesmo chegar ao segundo turno? Alô, alô…vai ter que esperar até sexta feira? Caiu a ligação! ”.

Agora vou conversar com o núcleo duro do Boteco da Alameda sobre O Relacionamento entre Neri Geller (PP), secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e o ministro Carlos Favaro.

Nos bastidores parece que a amizade de Favaro e Neri não anda nada bem. A amizade está estremecida. Neri chegou chegando causando um enorme desconforto no Ministério da Agricultura.

Leia Também:  Destino dos prefeitos do PSD em MT é o quarto partido de Mauro Mendes

Motivo: Neri vem indicando pessoas de sua confiança para cargos na Secretaria de Desenvolvimento Agrário e isso tem deixado o seu chefe Carlos Favaro contrariado.

Hum… será que Neri.. Não, não pode ser. Será que Neri está querendo assumir o ministério da Agricultura? Eitaa lasqueira! Favaro está sentindo na pele o que aconteceu em 2018 com Zé Pedro; 2020 com Mauro Mendes, e 2022 com Jair Bolsonaro, talvez…

Para finalizar vou conversar com Blairo Maggi.

Alô Blairo, quem terá o seu apoio na corrida do Palácio Paiaguas em 2026, o vice-governador Otaviano Pivetta ou o ainda ministro da Agricultura Carlos Favaro? Tudo bem, final de semana estarei em Manso e o senhor me responde. Maggi antes de desligar, sabia que Pivetta é visto como um nome forte para 2026. Tá bom, precisa de lapidar algumas coisas, mas até abril de 2026, quando Mauro deixará o governo para disputar o Senado, estará lapidado para concorrer à reeleição para o governo em outubro de 2026”.

Sabia que o deputado estadual Júlio Campos, tem até uma sugestão para o governo em relação a Pivetta? Então venhamos e convenhamos:

O governador pode analisar a hipótese de ser Botelho o candidato (Prefeitura de Cuiabá) e o Fábio ficar para o projeto de 2026, ou de governador ou vice-governador (de Pivetta), disse Júlio Campos.

Então tá e vamos acompanhar os bastidores da quarta-feira de Cinzas. Segue o fluxo!

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Membros da CPI da CS Mobi alegam legalidade no contrato com a Prefeitura de Cuiabá

Publicados

em

Em 2022, foi realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta Especial de Licitação e Contratos (SAELC), a sessão pública de abertura dos envelopes das empresas credenciadas no processo de licitação da Parceria Público-Privada (PPP) para requalificação urbana de Cuiabá e revitalização do Mercado Municipal Miguel Sutil, localizado na Avenida Isaac Póvoas.

O Edital 005/2022 foi publicado no dia 25 de abril de 2022, na Gazeta Municipal, tendo como finalidade realizar a licitação na modalidade de concorrência, para seleção da proposta mais vantajosa e para concessão administrativa da requalificação urbana do município de Cuiabá e revitalização do Mercado Municipal. O Consórcio CS Mobi Cuiabá, composto por três empresas, entregou sua proposta e, foi realizada a análise de todos os documentos.

Após a posse do novo Prefeito da Capital de todos os mato-grossenses, Abilio Jaques Brunini (PL), começou um desentendimento entre a empresa contrata pela Prefeitura de Cuiabá, na administração Emanuel Pinheiro. O novo chefe do Executivo Municipal, fez um comunicado de que empresa Consórcio CS Mobi Cuiabá. Ele criticou o modelo de contrato estabelecido com a empresa, que inclui um pagamento mensal de cerca de R$ 650 mil pela Prefeitura.

Criação da CPI da CS Mobi Cuiabá

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi criada para analisar e investigar possíveis irregularidades no contrato de 30 anos entre a Prefeitura da Capital e a CS Mobi, consórcio responsável por operar o estacionamento rotativo em Cuiabá. A CPI foi solicitada após denúncias de inexecução contratual, descumprimento das cláusulas e cobranças do usuário, apesar da empresa receber R$ 650 mil por mês da prefeitura.

Leia Também:  Clebinho Borges tem mandato de vereador cassado pela Justiça Eleitoral

A iniciativa foi do vereador Rafael Beal Ranalli (PL). Além dele, a vereadora Samantha Íris (PL), Maysa Leão (Republicanos), Dra. Mara (Podemos), Katiuscia (PSB), Michelly Alencar (UB), Baixinha Giraldelli (SD) e outros vereadores assinaram a abertura da investigação.

Farta documentação de irregularidades

Após algumas oitivas, que contou também com a presença de Emanuel Pinheiro, nesta quarta-feira (24), quando o atual gestor foi convidado para participar da oitiva, juntamente com gerente da empresa, Kenon Mendes de Oliveira, que decidiu não comparecer, o Prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) expôs supostas irregularidades envolvendo desde o início da contratação da empresa CS Mobi com a Prefeitura de Cuiabá, na gestão anterior.

Documentos que comprovariam tais atos foram apresentados à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Estacionamento Rotativo.

Ressalta-se o entendimento de que o embate midiático que pretende promover o Sr. Prefeito em nada beneficiará o debate público, ao contrário, é uma forma de induzir ao erro e causar impactos negativos e um ambiente de insegurança jurídica“, diz parte do ofício enviado à Comissão Parlamentar.

Com grandes quantidades de livros e uma apresentação preparada em slides, Abilio Brunini realizou uma análise das suspeitas de irregularidades apresentadas desde o primeiro contrato feito da gestão municipal passada com a antiga empresa Promulti, que ao se fundir com as empresas CS Brasil e Areatec, se tornou a CS Mobi.

Dentre elas, destaca-se a alteração do Decreto 5.435/2025, que exigia que a o Executivo Municipal efetuasse um chamamento público, em que o município se manifestava como primeiro interessado.

Na visão de Abilio Brunini, houve um claro beneficiamento à empresa Promulti. Além disso, segundo ele, ocorreu a contrariedade do princípio da Impessoalidade, já que foi criada uma regra específica para aquela situação e a empresa obteve vantagem competitiva.

Nesse contrato iniciou pelo interesse da empresa Promulti e não do Poder Executivo. De quem era esse interesse? Era do município ou da empresa? A nossa suspeita é que o caminho que o processo seguiu foi de direcionamento para que uma empresa vencesse o processo. Se a gente conseguir quebrar esse contrato com essa empresa, a gente faz uma licitação justa e transparente“, ressaltou Abílio.

Apesar da CPI estar em estágio de elaboração do relatório, o gestor municipal frisou a necessidade de convocar novamente os representante da CS Mobi, além de gestores envolvidos na permissão do contrato feito à época. A empresa CS Mobi detém a concessão do estacionamento por mais 30 anos.

Nitidamente a gente está chegando à conclusão de que esse contrato é legal, o que se questiona são as condições dele“, frisou o presidente da CPI, vereador Rafael Ranalli (PL), momentos antes da oitiva começar.

A vereadora Maysa Leão (Republicanos), membro da CPI, afirmou que é contra o rompimento do contrato com a concessionária, com ressalvas.

Sou contra o rompimento pura e simplesmente sem renegociar. São R$ 654 milhões ao longo de 30 anos. Eles vão antecipar a construção de um mercado, que vai gerar emprego e renda e vai ter uma revitalização do centro da cidade“, disse a parlamentar.

O vereador Dilemário Alencar (UB), relator da Comissão, lamentou o não comparecimento do gerente da empresa e destacou que está terminando o documento final.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre 19 mandados de buscas contra investigados por tráfico de drogas na Capital

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA