Search
Close this search box.

UM CANDIDATO ZEBRA EM 2026?

Tem candidatura recuando na majoritária; vereadores não aparecem e sessão é cancelada

Publicados

em

Quartouu caros amigos e leitores do Blog do Valdemir! Quartou! E com o jogão do maior campeão brasileiro no Allianz Parque e, o Boteco da Alameda vem afirmar e reafirma: o Senador mato-grossense pelo União Brasil (UB), Jayme Veríssimo de Campos irá recuar de seu projeto de disputar o Palácio Paiaguás nas eleições de 2026 caso não cresça nas pesquisas eleitorais.

O Senador mato-grossense Jayme Campos, no entanto, evita dizer quem apoiará neste possível cenário, ou melhor, em quem vai votar nas eleições de 2026 para o Governo do Estado de Mato Grosso.

De acordo com informações recebidas pelos frequentadores do Boteco da Alameda, que na maioria das vezes as informações são de 99,99% certeiras, a meta dele, o Senador filho da cidade vizinha, Várzea Grande, é atingir 25% das intenções de votos nas pesquisas eleitorais até o mês de março 2026.

E então…, caso este cenário não se concretize, o caminho mesmo se não quiser ficar no ostracismo, será fazer uma composição para 2026. Neste caso, seria novamente candidato a Senador.

Se houver números competitivos, vai para a frente. Se não, fará uma composição. Se não conseguir 25%, não vai insistir numa candidatura que teve um apoio devido“.

Para os cabeças pensantes e frequentadores do Boteco da Alameda, nos últimos meses, o Senador unista deu inúmeras demonstrações de insatisfação com os rumos da base governista, principalmente em relação aos critérios para a escolha do nome do vice-governador Otaviano Olavo Pivetta, que é do partido Republicanos, como candidato do núcleo duro do Palácio Paiaguás.

Ele indicava, até então, a possibilidade de ruptura com uma candidatura ao Governo do Estado. O silêncio, no entanto, marca um tom ameno em relação ao assunto, já que os aliados jaymistas não nega um possível movimento de composição com o grupo governista, do qual já faz parte.

O deputado estadual Zé Edu Botelho, também do União Brasil (UB), aconselhou o “AMIGO”, Jayme Campos subir a régua, caso queira ainda sair como candidato a Governador do Estado nas eleições do ano que vem.

Eu sou jaymista, se Jayme for candidato, colocar nome dele, realmente fazer enfrentamento dizendo que realmente vai ser candidato. Agora, ele também precisa vim dizer que vai colocar o nome, como fiz…. Pelo que está caminhando, ele está se contentando em ser candidato a Senador. Ele foi um ótimo Senador para o Estado de Mato Grosso. Agora, se ele quiser vim, terá nosso apoio. Se Jayme for candidato, eu sou Jayme, se não, apoio alguém dentro do grupo“, pontuou Zé Edu Botelho.

No futebol o impedimento…

É uma das grandes falhas de posicionamento do time diante do gol. No jogo da política o termo correto para essa mesma é obstrução. Depois de 8 anos no poder, alguns vereadores não desaprenderam como fazer oposição.

Leia Também:  Lucimar reúne base aliada e traça metas de ações conjuntas

O problema é que esse impedimento no campo da Câmara Municipal de Cuiabá impede a Terra de Pascoal Moreira Cabral de avançar e é preciso um bom juiz para manter a bola rolando.

Os nobres vereadores comparecem a sessão, mas ficam apenas na defesa, sem nenhuma atuação expressiva, sem nenhuma jogada ensaiada de contra-ataque.

A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), tenta negociar, negociar, negociar…, mas a muralha criada pelos edis cuiabanos fica cada vez mais intransponível.

A pedido dos frequentadores do Boteco da Alameda, o meu amigo do bairro Alvorada entrará em campo para resolver esse impasse. Ele irá fazer o meio de campo entre a turma do prefeito cuiabano, Abilinho Brunini e da oposição para tentar abrir algumas brechas no sistema de defesa dos vereadores anti-Abilinho.

Nesta terça-feira (23), em meio aos contra-ataques, foi difícil atingir o quórum mínimo para atingir para que a sessão dentro da Câmara Municipal de Cuiabá fosse realizada. Com 7 vereadores dentro da Casa de Leis, é ainda mais fácil obstruir totalmente a sessão.

Câmara de Cuiabá X Abilinho: esse sim, será jogo com fair play.

Um lembrete: a falta de quórum, foi uma jogadinha de alguns que querem surfar na onda, se aparecer diante do povo cuiabano. Tentam mudar a regra do jogo com a bola rolando e o povo leva um gol contra.

O Boteco vai falar

Não que não seja um assunto de grande interesse público. Mas devemos atentar para o fato de que, a onze meses das eleições gerais, a imprensa continua usando a maior parte dos seus espaços nos noticiários para discutir a necessidade de existir um candidato da chamada terceira via.

Leia Também:  “Xeque Mate” chegando: Neri é segunda opção ao Senado

A essas alturas dos acontecimentos já era para estarmos em busca de maiores a respeito de quem vai sobreviver politicamente.

E, principalmente, saber se eles têm alguma carta na manga que será usada em 2026.

Entretanto, contudo, todavia, as notícias giram em busca de apoiadores. Mas, quem são as pessoas que estão trabalhando no plano de governo dos possíveis candidatos?

Antes de seguir a nossa conversa vamos a uma explicação que consideramos necessária. O maior contingente de eleitores é justamente daqueles que não se manifestam. Mas estão atentos a tudo que acontece e sedentos por informações a respeito de como os candidatos propõem resolver os seus problemas. E são eles que decidirão as eleições.

Daí a importância de sermos relevantes para esses leitores do Blog do Valdemir, publicando informações que o ajudem a compreender o que está acontecendo.

Antes de concluir vamos dizer duas coisas:

A primeira é que precisamos conversar mais com as pessoas ao redor dos candidatos para saber se eles têm alguma carta na manga, um plano de governo, ou uma denúncia que possa virar a eleição a seu favor.

Lembro o seguinte: pela maneira como as coisas estão caminhando na cobertura da disputa pré-eleitoral, Otaviano Pivetta, Wellton Fagundes, a “Mulher Maravilha”, e José Medeiros estão pautando a imprensa.

E, por último, a história da terceira via. Essa história cresceu dentro das redações, entre os comentaristas políticos.

Muitas vezes, em eleições polarizadas entre duas candidaturas, havia uma “ZEBRA” um terceiro candidato em quem poucos acreditavam, mas que de repente caia na simpatia do eleitorado e vencia.

O candidato “ZEBRA” pode surgir na disputa eleitoral em 2026 na Terra de Rondon? Por que não? Os comentaristas políticos chamam esse candidato de terceira via. O editor do Blog do Valdemir, um velho repórter estradeiro, o chama de “ZEBRA”.

Segue o fluxo!

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

TRE/MT e TCE/MT selam parceria inédita para orientar eleitores e candidatos nas eleições

Publicados

em

Com o objetivo de orientar candidatos(as) e gestores(as) públicos(as) a respeito de condutas vedadas em período eleitoral, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Mato Grosso (TRE/MT), desembargadora Serly Marcondes Alves, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT), Sérgio Ricardo de Almeida, assinaram o Acordo de Cooperação Técnica 10/2025.

A parceria prevê a elaboração de um manual conjunto com informações sobre a legislação eleitoral e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), voltadas a prefeitos(as), secretários(as) e demais gestores(as). O termo prevê, ainda, a realização de uma capacitação com base no conteúdo da cartilha, aos jurisdicionados do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT).

A desembargadora Serly Marcondes Alves, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Mato Grosso (TRE/MT) destacou a importância da formalização da parceria para a efetividade de uma atuação preventiva.

Esse acordo firmado tem por objetivo facilitar a vida de todas as pessoas que vão participar do processo eleitoral, fornecendo orientações sobre as condutas que elas devem evitar em ano eleitoral, para que toda a sua caminhada até o dia da eleição seja a mais tranquila possível. Queremos fazer um conteúdo com uma linguagem mais simples, para que seja de fácil compreensão a todos e todas que vão participar do pleito. Esta também é uma maneira de estreitarmos os laços entre essas duas instituições, aperfeiçoarmos o diálogo e seguir com mais parcerias que tenham como objetivo final a tranquilidade das próximas eleições”, ressaltou.

Segundo o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT), Sérgio Ricardo de Almeida, este é um ato histórico.

É a primeira vez que desenvolvemos uma parceria desta natureza. Quero agradecer à presidente do TRE-MT, desembargadora Serly, por este tratado que assinamos hoje. Considero um tratado por Mato Grosso, um tratado pela política do estado, pelo crescimento e pelo desenvolvimento do estado. Esta cartilha será um importante documento que trata do político e do gestor, então, a ideia é justamente contribuir com aqueles que fazem política no estado de Mato Grosso, com aqueles que fazem gestão. Tenho certeza de que o TRE, nas mãos da desembargadora Serlu, juntamente com o TCE, vai orientar os futuros gestores de uma forma perfeita”, afirmou.

Presente na assinatura do Acordo de Cooperação, o diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MT), juiz-membro Welder Queiroz, ressaltou ao presidente do TCE/MT que o projeto fruto da parceria entre as instituições foi apresentado ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin.

Nosso vice-diretor, Dr. Raphael Arantes, esteve no Fórum VerDemocracia, ocasião em que falou sobre a elaboração do manual conjunto entre TRE-MT e TCE-MT, e o ministro gostou muito da ideia. Inclusive, demonstrou grande interesse pela cooperação entre as instituições em Mato Grosso e sinalizou que a iniciativa pode servir de modelo para outras unidades da federação”.

Conteúdo técnico

A construção do manual já foi iniciada pelas equipes técnicas dos Tribunais. O material didático abordará tanto a legislação eleitoral quanto as restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Por isso, as equipes estão aprofundando os estudos para entregar um material robusto, que sirva como uma ferramenta de consulta para os agentes públicos, fortalecendo a segurança jurídica e a ética na administração.

Leia Também:  Audiência Pública debaterá duplicação da BR-163

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA