ESPORTES
Calendário de 2017 é divulgado pela CBF que antecipa o fim da Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário do futebol brasileiro para 2017. Com algumas indefinições devido à mudança de formato na Copa Libertadores e Sul-Americana, as principais modificações confirmadas são a respeito da Copa do Brasil.
O torneio mata-mata agora terá sua disputa antecipada. Apesar de manter a fórmula de disputa parecida, a Copa do Brasil terá duração de 8 de fevereiro a 12 de outubro, com início e fim sendo antecipado por cerca de um mês em relação ao que ocorreu na temporada atual. A competição, porém, seguirá tendo 80 participantes e incluindo as equipes que disputam a Libertadores a partir das oitavas de final.
As competições continentais, inclusive, seguem sem ter seus calendários oficializados. À princípio, a Conmebol indica que a Copa Libertadores ocorrerá de 1º de fevereiro a 29 de novembro, com 20 datas, enquanto que a Copa Sul-Americana terá duração de 5 de abril a 13 de dezembro, com 12 datas.
Na nota publicada, a CBF aproveita para explicar que, se houver alterações na disputa das competições continentais, estas mudanças serão comunicadas com antecedência. A entidade máxima do futebol brasileiro, porém, explica que divulgou seu calendário neste momento "para atender aos prazos estabelecidos no Estatuto de Defesa do Torcedor".
Em relação ao que foi divulgado anteriormente envolvendo as quatro divisões do futebol nacional, somente a Série C teve mudanças, com a final sendo adiada em uma semana. Os outros torneios seguem com as datas semelhantes às indicadas anteriormente pela entidade, inclusive com a manutenção da decisão de deixar três datas da Série A disponíveis para serem paralisadas para disputa da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa.
Já os campeonatos estaduais tiveram a data de suas finais adiadas em uma semana e serão realizadas em 18 datas compreendidas entre os dias 29 de janeiro e 7 de maio. Por último, foi confirmado que a pré-temporada dos clubes terá 25 dias e acontecerá entre 4 e 28 de janeiro.
CBF divulga também calendário para a Copa Verde 2017!
A Diretoria de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta sexta-feira (18) o calendário de 2017 para os clubes que disputarão a Copa Verde.
A competição regional tem 10 datas e começará no dia 29 de janeiro, com fim marcado para o dia 17 de maio. A fase de grupos terminará no dia 19 de fevereiro.
As datas para as oitavas de final estão entre os dias 5 e 19 de março. As quartas de final acontecerão dos dias 29 de março a dois de abril.
As semifinais serão disputadas entre 16 e 19 de abril. A final será jogada nos dias 26 de abril e 17 de maio.
Estaduais
Os estaduais têm início previsto para quatro datas entre os dias 15 e 26 de janeiro, e fim previsto para os dias três ou sete de maio.
Campeonatos Estaduais com clubes na Copa Verde 2017, 12 federações: Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
14 datas reservadas: 25/01, 01/02, 05/02, 08 e 15/02, 12/02, 22/02 e 01/03, 25/02, 12/03, 22/03, 26/03, 09/04, 23/04, 30/04 e 07/05.
Vaga na Copa Sul-americana
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) solicitou a Conmebol para manter as duas vagas da Copa Verde e Copa do Nordeste, para a Copa Sul-americana, só que ainda não teve o retorno do pedido, mas esta otimista.

ESPORTES
Palmeiras vence River Plate e garante vaga na semifinal da Libertadores

Nesta quarta-feira (24), no Allianz Parque, o Palmeiras venceu o River Plate (ARG) por 3 a 1, e se classificou para a semifinal da CONMEBOL Libertadores pela 12ª vez na história, é isoladamente o recordista brasileiro e igualou Olimpia (PAR) e Independiente (ARG), ficando atrás só de Nacional (URU), com 13, Boca Juniors (ARG), com 19, e River Plate (ARG) e Peñarol (URU), ambos com 21. Os gols palestrinos foram marcados por Vitor Roque e Flaco López, duas vezes.
Com 252 jogos, o Palmeiras alcançou o Sporting Cristal (PER) na 10ª posição entre os clubes que mais entraram em campo pela competição continental, sendo o líder disparado entre os brasileiros, seguido pelo São Paulo, com 218. O retrospecto Alviverde é de 145 vitórias, 50 empates e 57 derrotas, com 494 gols marcados e 248 sofridos, sendo que nas 68 partidas disputadas nesta década, são 47 vitórias, 16 empates e só cinco derrotas, com 164 gols marcados e 46 sofridos.
O Palmeiras está invicto há 25 jogos contra adversários estrangeiros pela Libertadores, desde a última derrota, em abril de 2023, para o Bolívar (BOL), em La Paz (BOL), são 19 vitórias e 6 empates. O recorde do clube é de 26 jogos (15 vitórias e 11 empates entre 2000 e 2006). Houve apenas uma derrota nas últimas 37 partidas contra estrangeiros pela principal competição do continente, somando 30 vitórias e 6 empates.
O Alviverde também está invicto há 25 jogos como mandante na Libertadores, desde maio de 2021, são 16 vitórias e 9 empates. O recordista é o Boca Juniors (ARG), de 1966/91, com 39, seguido pelo Verdão de 1979/2005, com 34.
Além disso, o Verdão já disputou 56 partidas eliminatórias ou valendo taça no Allianz Parque (seja jogo único ou de volta): levou a melhor em 40 ocasiões e caiu em 14, além de dois empates. Em Libertadores, foram 19 duelos decisivos, com 14 classificações e cinco eliminações.
O jogo
O time argentino assustou e começou à frente com Salas, de cabeça, nos primeiros minutos do confronto. Vitor Roque empatou no segundo tempo, e Flaco López virou em cobrança de pênalti, o argentino ainda fez golaço na sequência. O lateral-esquerdo Acuña foi expulso por cometer a penalidade em Facundo Torres.
Após o Palmeiras iniciar melhor, obrigando Armani a defender chute de Piquerez aos dois minutos do primeiro tempo, o River foi quem abriu o placar. Gustavo Gómez cometeu falta pela direita da defesa, e Quintero cruzou na medida para Salas cabecear para o fundo das redes.
Palmeiras melhora, e River ‘amarra’ o jogo
O Palmeiras manteve a toada do início e criou chances para empatar. As principais jogadas ofensivas do time surgiam de Lucas Evangelista, Felipe Anderson e Flaco López, além da bola parada de Andreas Pereira. Porém, o River Plate “entendeu” o jogo e passou a amarrá-lo, fazendo cera e valorizando a posse de bola. Assim, segurou a vantagem de 1 a 0 até o intervalo.
Tigrinho decide
Assim como na ida, Vitor Roque foi decisivo. O Palmeiras voltou para o segundo tempo com maior tranquilidade na troca de passes e encurralou o River Plate. Após escanteio, a bola sobrou para Piquerez, que cruzou para o “Tigrinho” pegar rebote na área e empatar a partida.
O River precisou parar de amarrar o jogo e foi para cima do Palmeiras, que tentou controlar com a posse de bola. Os argentinos povoaram a área palmeirense em busca de ajeitar para os que vinham de trás, estratégia semelhante à da primeira partida. No entanto, o Verdão não se escondeu e atacou. Facundo Torres foi derrubado por Acuña dentro da área, e o árbitro assinalou pênalti. Flaco López balançou as redes. O argentino ainda marcou golaço nos minutos seguintes.
Ficha Técnica
Palmeiras 3 x 1 River Plate (5 x 2)
Motivo: Jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores
Data e horário: 24 de setembro de 2025 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Andrés Monte (URU)
Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Andrés Nievas (URU)
VAR: Christian Ferreyra (URU)
Gols – Salas (7 minutos/1ºT), Vitor Roque (5 minutos/2ºT), Flaco López (46 minutos/2ºT e 48 minutos/2ºT)
Cartões amarelos – Weverton, Vitor Roque, Bruno Fuchs (Palmeiras); Portillo, Galoppo, Acuña, Salas, Enzo Pérez (River Plate)
Cartões vermelhos: Acuña (River Plate)
Público: 40.893 presentes
Renda: R$ 4.244.260,40
Palmeiras – Weverton; Khellven, Gustavo Gómez (Bruno Fuchs), Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno (Emiliano Martínez), Lucas Evangelista, Andreas Pereira (Facundo Torres), e Felipe Anderson (Allan); Flaco López e Vitor Roque (Raphael Veiga).
– Técnico: Abel Ferreira.
River Plate – Armani; Montiel, Rivero, Martínez Quarta e Acuña; Portillo (Enzo Pérez), Nacho Fernández (Lencina), Galoppo (Borja), Quintero (Colidio) e Castaño; Salas.
- Técnico: Marcelo Gallardo.
-
Artigos6 dias atrás
DIA MUNDIAL DA LIMPEZA 2025
-
Artigos6 dias atrás
Um jardim encantado!
-
Artigos4 dias atrás
O PODER DA PERSEVERANÇA, DA LUTA E DO AMOR PELAS PESSOAS!
-
Política7 dias atrás
Uma “Mulher Maravilha” na política de Mato Grosso
-
Artigos4 dias atrás
Benefícios econômicos e ambientais da economia circular no setor de eletroeletrônicos e eletrodomésticos
-
ESPORTES7 dias atrás
São Paulo perde para a LDU e se complica na Libertadores
-
Artigos7 dias atrás
Visibilidade sem fronteiras: por que mulheres cis devem amplificar mulheres trans?
-
Artigos7 dias atrás
A Importância da Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho
Você precisa estar logado para postar um comentário Login