Search
Close this search box.

Política

Taques já pensa em desistir do VLT e implantar o BRT. Só não diz o que vai fazer com trilhos e vagões

Publicados

em

Era para ser Bus Rapid Transit (BRT), aqueles ônibus articulados que fazem sucesso em São Paulo, principalmente na zona Lesta da Capital paulista, ligando Itaquera ao Parque Dom Pedro, passando em frente a Arena Corinthians, na Radial Leste. Era um modal mais barato, eficiente, embora mais poluídos por usar óleo diesel. 

Passou a ser Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), até os trens foram comprados, em excesso, antes da hora e as obras não avançaram sequer 20% pela cidade em dois anos. 

Está parado desde 2014 e envolto em escândalos e mais escândalos com a administração Silval Barbosa (PMDB) que virou até presidiário. Corrupção, desvio do dinheiro público, assalto aos cofres públicos levou até o Consórcio VLT às raias da Justiça. 

O governo atual, de Pedro Taques (PSDB) vem tentando de todo o jeito reiniciar as obras. Fala até em plebiscito para saber se a população de Cuiabá e Várzea Grande ainda querem o modal. Agora o governador vem com a ideia que se não der para fazer o Veículo Leve sobre Trilhos, implantar o Bus Rapid Transit , que já poderia estar funcionando a muito tempo, com um gasto três vezes menor do que já foi o VLT. Afinal, qual vai ser o modal?

Leia Também:  Verba Indenizatória: Bussiki recorre ao TCE para suspender pagamento a comissionados

Ao afirmar que não descarta trocar de modal, Pedro Taques disse que é preciso avaliar todas as alternativas até que haja um parecer jurídico sobre as obras do modal, que podem custar, aproximadamente, aos cofres públicos R$ 2 bilhões, sendo que R$ 1,1 bilhão já foi pago ao Consórcio VLT.

Preocupadissimo com toda essa situação, o governador mato-grossense disse: “Nós estamos trabalhando com todas as possibilidades. Temos que buscar o que a Justiça irá decidir. Para fazer outra licitação internacional do VLT demoraríamos três anos”.

Na última quarta-feira (9), a Polícia Federal deflagrou a “Operação Descarrilho” para apurar os crimes de fraude em procedimento licitatório, em tese ocorridos durante a escolha do modal. Por esse motivo, o Estado decidiu interromper as negociações com a empresa. Foi um balde de água super gelada na cabeça do governador que espera reiniciar logo as obras.

O líder maior dos tucanos disse ainda que: “Primeiro temos que saber o que está acontecendo nas investigações. O Rogério Gallo, procurador-geral do Estado, Wilson Santos e o Ciro Gonçalves estão lendo toda a documentação para saber o que será feito”.

Leia Também:  Leitão espera levar para o ninho tucano pelo menos três parlamentares do PSD de MT

Na Operação de quarta-feira (9) a Polícia Federal cumpriu 10 mandados de busca e apreensão em Cuiabá e um em Várzea Grande, além da condução coercitiva do ex-secretário da Copa, Maurício Guimarães. As investigações são do Ministério Público Federal (MPF).

A Operação foi conduzida pelo delegado Wilson Rodrigues e pelo procurador Vinícius Alexandre Fortes de BarrosO inquérito policial tramita perante a Justiça Federal  da 7ª Vara da Seção Judiciária de Mato Grosso.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Nenel joga o seu veneno: “Até tú Botelho? Meu amigo Botelho”

Publicados

em

O que seria da política de Cuiabá, sem o menino da Rua Joaquim Murtinho, sem o nosso “AMIGO”, o emedebista Nenel Pinheiro!

Eita lasqueira, não tem uma semana que o menino da Rua Joaquim Murtinho, Nenel Pinheiro não apronta uma, agora até no dia de jogo do seu time na Copa Libertadores, tem nada não, nada de diferente: perdeu de novo.

Mas…, com o menino da Rua Joaquim Murtinho tudo é diferente, senão venhamos e convenhamos: o nobre alcaide cuiabano disse no seu discurso ao assumir a Prefeitura de Cuiabá no dia 1° de janeiro de 2017, deixou bem claro que não havia soluções milagrosas “servidos em bandejas” e que teria de tomar medidas austeras e dar remédios amargos.

O emedebista, Nenel Pinheiro, pediu educadamente paciência para os cuiabanos e disse que queria ser julgado apenas ao final do seu mandato e não após alguns dias ou anos.

Pois é Nenel, chegaste o momento, foi eleito e reeleito, já se passaram sete anos e três meses e fica a pergunta: o que vai ficar de “heranças malditas” da sua administração para o povo cuiabano? O que fez para construir a “Cuiabá dos 300 anos“? É Nenel… o asteroide tá chegando… Tá com medinho?

“Asteroide” está a mil metros

Nas próximas horas, um “asteroide” com o tamanho de uma camionete chegará mais perto do menino Nenel Pinheiro. Mas não há motivo para desespero: mesmo estando a mil metros do menino da Rua Joaquim Murtinho.

O risco de cair no colo do Nenel é grande.

Caros amigos e leitores do Blog do Valdemir, alguém aí viu o asteroide GJ2 passando sobre a terra? Não. Bom…, esperem então pra ver um novo asteroide passando bem próximo do Palácio Alencastro.

Nomeado como CGCP pelo grupo político do Boteco da Alameda, o asteroide vai passar próximo do Palácio Alencastro. Descoberto pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (CG- contas de gestão) e pela Câmara Municipal de Cuiabá (CP- Comissão Processante), ainda que passar rente ao Palácio Alencastro, sua órbita não colidira com a gestão do menino da Rua Joaquim Murtinho.

Leia Também:  PSB pretende aumentar em três o número de prefeitos em MT

Tá bom, tá bom…, lá vem o editor do Blog do Valdemir me falar que, a depender do tamanho e da órbita, esse asteroide pode causar um tremendo estrago na vida pública do Nenel Pinheiro.

Entretanto, contudo, todavia, o editor sabe que o seu “AMIGO”, o Prefeito de Cuiabá, antes do asteroide chegar a esse ponto, são várias as proteções que Nenel prepara para que o impacto seja o menor o possível.

A começar pela sua equipe de advogados espalhados no eixo Cuiabá/Brasília. Em resumo: para esse asteroide, apesar da descoberta e, instalada, o impacto é muito pequeno em Cuiabá, ainda que sua órbita esteja em colisão com o menino da Rua Joaquim Murtinho.

O Boteco da Alameda, acompanha o asteroide que tem chance pequena de atingir o Palácio Alencastro. Os nossos analistas de “órbita” continuarão monitorando o asteroide CGCP e atualizarão as previsões a medida, que mais dados chegarem.

É Nenel, vivendo em uma sequência na vida pública muito difícil. Abandonado, os seus “amigos” todos sumiram. Cadê eles? Passaram sete anos desfrutando da sua administração e agora?

Nenel diga aí para nós: o que tá sentindo amigo do editor do Blog do Valdemir? Tava “dodói” no Festival da Pamonha na Comunidade Rio dos Peixes?

Tá… Long Neck não esquece né? Tava tão pensativo que fiquei triste. Pensei em até conversar contigo, mas passou sete anos sem conversar com o grupo político do núcleo duro do Boteco da Alameda que nem me aproximei.

Agora você pode reverter a Comissão Processante na Câmara Municipal de Cuiabá. Caso a Justiça suspenda a tramitação. Tá confiante na argumentação da tramitação dos autos na Casa de Leis que está cheia de irregularidades? Hum então vamos esperar a Justiça se pronunciar.

Leia Também:  Processo contra Mauro Savi por compra de votos é mantida pelo TRE

“Até tú, Botelho?”

Nesta quarta-feira (24), o menino da Rua Joaquim Murtinho nos fez viajar para o ano de 1993.

Quem não tem memória curta, deve de lembrar que o então deputado federal Ibsen Pinheiro (RS), teve seu momento de glória ao presidir a sessão da Câmara dos Deputados que aprovou o impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo.

Porém um furo de reportagem da Revista Veja revelou a existência de um bando de parlamentares predadores do “Erário” e, que passou a ser conhecido como “máfia dos anões do orçamento” e as investigações associaram o nome de Ibsen Pinheiro a tal máfia.

Agora que contamos a história do “até tu…“, voltamos ao Nenel.

O “AMIGO”, Nenel Pinheiro, usou as redes sociais para criticar o deputado estadual e presidente da MARAVILHOSA” Casa de Leis, Zé Edu Botelho, pretendente em sentar na cadeira número 1 da Prefeitura de Cuiabá nesta eleição de 6 de outubro, por ser favorável a uma intervenção, e que o Estado de novo assuma a área de Saúde de Cuiabá.

O menino da Rua Joaquim Murtinho, jogou o seu veneno.

Até tú, Botelho? Meu amigo Botelho. Intervenção na Saúde, você ainda está nesta? Já falamos o quanto a intervenção foi ruim para Cuiabá, piorando o sistema mais ainda. Você estava bem ciente da situação da Saúde na intervenção e agora vem mudando tudo? É o vale tudo para ser prefeito“, disse Nenel Pinheiro.

Menininho da Rua Joaquim Murtinho, qual o motivo que você viajou na frase dos anos 90? Hum… é verdade?

Eita lasqueiraaaaa… e segue o fluxo!

Pegou aí?

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA