Search
Close this search box.

CERTIDÃO NEGATIVA EM DIA

Resolução exige certidões criminais para recebimento de honrarias

Publicados

em

O vereador Diego Arruda Vaz Guimarães, do Partido Cidadania, apresentou projeto de resolução que regulamenta a concessão de títulos honoríficos na Câmara de Cuiabá. A partir de sua aprovação, todos os homenageados terão que apresentar certidão criminal de primeiro e segundo grau da Justiça Estadual e Federal. Além disso, o homenageado que for condenado criminalmente perderá a honraria.

De acordo com a proposta do vereador, a concessão de honraria é uma forma de parabenizar o cidadão pelo serviço prestado. Desta maneira, homenageia-se aquela pessoa que de alguma forma veio a contribuir para a cidade de Cuiabá.

Para tanto, deve ser levado em conta a identificação da pessoa, bem como a sua situação perante o Poder Judiciário, razão pela qual, sugere-se que para a concessão de moção de aplausos seja identificado o homenageado, havendo a obrigação de apresentar as certidões criminais“, diz trecho do projeto.

Nos últimos dias um advogado homenageado em 2017 foi acusado de agressão contra mulheres no município de Cuiabá. Diego Guimarães que concedeu a honraria lembra que na época dos fatos não existiam as acusações e ressalta ser contrário a qualquer tipo de violência.

Ele atendia na época aos requisitos para receber a honraria, mas para que esta Casa não cometa outros equívocos concedendo honrarias para alguém que tenha qualquer tipo de pendência na justiça essa alteração é necessária, disse o vereador.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mendes defende continuidade de escolas militares em MT por terem melhores resultados
Propaganda

Política

Ludio e Stopa precisam agir; Edu e Abílio agradecem a demora

Publicados

em

Uma pessoa que deseja disputar um cargo eletivo, mas que ainda não teve seu registro de candidatura formalizado pela Justiça Eleitoral é um pré-candidato.

Diferentemente do candidato em período de campanha, já inserido na disputa eleitoral, ele apresentará sua pretensa candidatura tanto a eleitores, quando ao seu partido político, devendo atentar-se às normas eleitorais, sobretudo a Lei N°9.504/1997, a Lei das Eleições, acerca do que é permitido e o que é vedado durante o período eleitoral.

O que pode

A Legislação Eleitoral no ART.36-A da Lei 9.504/97, permite algumas ações dos pré-candidatos, como a menção a candidatura, exaltação de suas qualidades pessoais, podendo expor suas plataformas e projetos políticos, desde que não haja pedido de votos.

Edu Botelho do União Brasil (UB), Abílio Brunini do Partido Liberal (PL), já estão fazendo; Reginaldo Teixeira do Partido Novo já se movimenta; Marcos Ritella (PTB) não está fazendo, esse só visa o pleito eleitoral de 2026; Ludio Cabral do Partido dos Trabalhadores (PT), e José Roberto Stopa do Partido Verde (PV), precisam agir.

Bom…, Zé Edu e Abílinho agradecem.

20 de maio

Data do aniversário do Mixto Esporte Clube, 304 anos, a Federação Brasil da Esperança vai decidir quem será o nome para a disputa ao Palácio Alencastro (deixando claro que o time do Mixto, não tem nada a ver com isso).

Com a indefinição dos partidos sobre quem deve ser o candidato na cidade, os adversários políticos aproveitam para terem a sua visibilidade aumentar.

Leia Também:  Selma Arruda ganha ajuda de Marcos Faleiros nas apurações de denúncias contra políticos

Já o Mixto Esporte Clube, fundado em 20 de maio de 1934, em Cuiabá, é considerado um dos clubes mais populares do Estado de Mato Grosso.

O clube Alvinegro é o maior vencedor do Campeonato Mato-grossense, com 24 títulos. Participou das edições do Campeonato Brasileiro de 1976 e 1986.

Tem como seu maior rival, o Clube Esportivo Operário Várzea-grandense, o Chicote da Fronteira, com que faz o famoso “Clássico dos Milhões”. Segue o fluxo!

Fragmentação é geral no pleito de 2024

A batalha eleitoral pela Capital de todos os mato-grossenses entra na segunda quinzena de abril com seis pré-candidatos brigando pelos 400 mil votos de Cuiabá.

No primeiro momento podemos afirmar que: faz horas não havia páreo tão disputado.

A fragmentação é geral, atingindo “direita” e “esquerda”, embora esta esteja ainda mais dividida. O que não significa que os candidatos da direita terão vida fácil no dia 6 de outubro.

É a opinião do editor do Blog do Valdemir, que conhece bem o quadro partidário local e as transformações que sofreu ao longo dos últimos 50 anos.

As chances da esquerda de vencer no primeiro turno são praticamente nulas, e de vencer no segundo são muito pequenas“.

Segundo o nosso querido editor, se as eleições fossem hoje as maiores chances seriam para a “direita” e a “centro-direita”.

Candidaturas no máximo quatro

Para o grupo político do núcleo duro do Boteco da Alameda, a profusão de concorrentes irá minguar com os acertos ainda pendentes entre os partidos.

Leia Também:  Na política não há lugar para o vazio; Nenel ocupou o espaço deixado pelo PT

A “esquerda” se apresenta dividida o que é grande problema e que seria atenuado sensivelmente caso uma chapa com suas forças mais expressivas. Algo que não ocorrerá: Stopa não tem espaço dentro da Federação Brasil da Esperança. Isso para o Blog do Valdemir é chover no molhado.

Já o petista Ludio Cabral conta com o apoio do PSD do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Carlos Fávaro. Já bateram o martelo sobre a escolha do deputado petista e o nome para vice está bem encaminhada, conforme o Blog do Valdemir já antecipou algumas semaninhas: Natasha Slhessarenko, do PSD.

A desculpa para o descarte de Zé Stopa é que ele não conseguiu arrumar a capital dos buracos.

Entretanto, contudo, todavia, o Boteco da Alameda afirma claramente o risco de fracasso.

Ligação direta com o Boteco da Alameda

– Alô! O quê?
– O Ministério Público Federal se manifestou contra o deferimento do Habeas Corpus em que o prefeito cuiabano Nenel Pinheiro requisitou seu retorno ao cargo?
– Vishi…, e agora, o que vai acontecer com o amigo do editor?
– Os ministros do STJ vão julgar o mérito do HC, em data ainda não definida?

Eita lasqueira, outro problema para o menino da Rua Joaquim Murtinho. Nenel, o que você fez, que não passa uma semana sem a Justiça citar o seu nome?

Vou embora, segue o fluxo!

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA