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Política

Mendes reúne secretários e apresenta equipe de finalização da gestão

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O atual prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), disse que está pronto para começar a transição da sua administração para o candidato eleito neste domingo (30), o deputado Emanuel Pinheiro (PMDB) com 157.877 mil votos, o que representa 60,41% dos votos válidos. De acordo com Mendes, o processo de transição será feito de forma tranquila e amigável.

mauro-mendes-reuni-secretariosO prefeito Mauro Mendes já esteve reunido com todos os seus secretários municipais para apresentar diretrizes e a equipe que coordenará as ações para o final da gestão. O objetivo da equipe é o de sincronizar os trabalhos das secretarias garantindo a entrega de obras até o final do ano.

Anteriormente, já havíamos determinado medidas para evitar improbidade administrativa, como corte de gastos e rigor na execução de programas e projetos. A equipe vai coordenar o fechamento destas ações, em respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal. Além disso, a equipe também ficará responsável por realizar um balanço da gestão”, explicou Mauro Mendes.

O grupo de trabalho, que posteriormente deve assumir também a equipe de transição para a próxima gestão, será coordenado pelo ex-secretário de Educação e vereador eleito, Gilberto Figueiredo, e terá como membros o controlador-geral, Wesley Bucco, o contador-geral, Basílio Bezerra, a servidora da Secretaria de Governo e Comunicação, Rafaela Tocantins, e um procurador municipal, ainda a ser designado.

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Conforme Gilberto Figueiredo, a equipe irá trabalhar para garantir ainda a segurança jurídica dos gestores. “A finalização da gestão compreende uma série de ações que tem prazos a serem cumpridos e os ordenadores de despesas podem ser penalizados caso não cumpram as determinações. Os trabalhos da equipe irão prevenir e proteger os gestores nesse sentido”.

O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes pediu que os secretários organizassem os setores financeiros de cada pasta, evitando o descumprimento de prazos determinados pelos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Controladoria-Geral da União (CGU).

Entre outras diretrizes, o prefeito proibiu as nomeações em cargos comissionados no mês de dezembro. “Será o mês em que ocorrerão muito mais demissões para que entreguemos a administração mais enxuta para o próximo prefeito. Estamos estudando o pagamento da rescisão dentro do mês”, disse Mauro.

Até o final do ano serão entregues as obras do Porto Cuiabá, Parque das Águas e de oito escolas e creches municipais e, ainda, três mil títulos definitivos de regularização fundiária.

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Política

“Hoje não temos nem BRT e nem VLT”

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É fundamental que entreguemos o novo modal rapidamente para a população. Precisamos de um sistema que atenda os trabalhadores de forma eficiente e acessível”.

A afirmação foi do Senador unista Jayme Campos, enfatizando uma urgência em concluir as obras do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), ressaltando a necessidade de oferecer um transporte público de qualidade para a população.

O projeto em sua fase inicial previa a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que deveria ter sido concluído antes da Copa do Mundo de 2014, da qual Cuiabá foi uma das sedes. No entanto, mudanças na gestão de Mauro Mendes (UB) levaram à decisão de substituir o VLT pelo BRT, após estudos apontarem a inviabilidade do primeiro.

Jayme Campos reclamou da demora e da gastança do Estado de Mato Grosso que já desembolsou mais de R$ 6 bilhões em um emaranhado de problemas envolvendo as obras do polêmico Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) na região metropolitana de Cuiabá.

Eu sou daquela tese que tem que terminar o BRT, tem que concluir a obra, melhorar o transporte público de Cuiabá e Várzea Grande, dar um transporte de boa qualidade, a preço acessíveis que caiba no bolso dos trabalhadores que usam o transporte dessas duas cidades. A obra se arrasta há mais de 13 anos e a sociedade já pagou muito caro, já trouxe sérios transtornos ao comércio e a população, e prejuízos enormes ao erário público. Se você pegar o preço inicial, essa obra já custou mais de R$ 6 bilhões e não chegou a lugar nenhum“.

Sem BRT e sem VLT

Conforme o Senador unista, as obras do BRT tem causado grandes transtornos, especialmente para comerciantes das regiões afetadas pelas intervenções. E afirmou que a população de Cuiabá e Várzea Grande aguarda uma resposta rápida do Governo do Estado sobre a paralisação das obras do BRT.

Hoje não temos nem BRT e nem VLT. O que o povo quer é um transporte de qualidade. Espero que o Governo do Estado busque soluções rapidamente, porque muitos empresários já foram prejudicados. Fazem intervenções, atrapalham a cidade, quebram empresários e, infelizmente, até agora não chegamos a lugar nenhum“.

Ele também alertou para a necessidade de planejamento adequado para evitar que o mesmo problema se repita em outros pontos da cidade.

Precisamos evitar que o que está acontecendo aqui se repita em outros locais, trazendo mais transtornos e prejuízos a um grande número de empresários que sofrem com a falta de acesso aos seus estabelecimentos“.

Consórcio notificado 50 vezes

O governador Mauro Mendes (UB), informou que o Consórcio não honrou compromissos com fornecedores, mesmo com o Governo realizando os pagamentos de forma pontual.

A Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) notificou o consórcio mais de 50 vezes sobre os descumprimentos. Tentamos todas as alternativas para evitar o rompimento, mas ficou claro que continuar com o contrato apenas prolongaria o problema“.

O projeto do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) iniciado em agosto de 2022, entre as cidade de Cuiabá e Várzea Grande está orçado em aproximadamente R$ 460 milhões e deveria ter sido entregue em outubro do ano passado. Porém, apesar do pagamento de R$ 150 milhões às empresas executoras, segundo dados do Fiplan (sistema financeiro do governo estadual), menos de 20% dos trabalhos foram executados.

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O atraso nas obras tem dificultado a vida da população. Usuários do trânsito e comerciantes das regiões afetadas sofrem as consequências dos congestionamentos e interdições realizadas na Avenida Rubens de Mendonça, conhecida como Avenida do CPA.

AL/MT convoca secretário

Na próxima segunda-feira (17), Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (AL/MT) recebe o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Oliveira, para falar sobre o cronograma de execução dos serviços e obras para implantação do polêmico Ônibus de Trânsito Rápido (BRT). A reunião está marcada para às 9h e deverá atualizar os deputados e a população sobre o futuro das obras que foram interrompidas após a suspensão do contrato entre o Governo do Estado e o Consórcio BRT responsável pelos trabalhos de conclusão das obras que estão paralisadas.

A convocação do secretário de Infraestrutura, Marcelo Oliveira, foi apresentada pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT) para apresentação do cronograma de execução de serviços e obras após a repactuação com o consórcio contratado. Esta a terceira tentativa do deputado de receber informações sobre a situação do BRT na capital. Anteriormente, duas Audiências Públicas foram adiadas.

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