PRA FICAR NA HISTÓRIA DE LEVERGER

“Cabeça de chapa” é composta totalmente por mulheres em Leverger

Publicados

em

Nesta eleição, os partidos e coligações que não obedeceram à legislação eleitoral quanto à proporção mínima de mulheres que disputarão o pleito nas eleições proporcionais precisarão se adaptar, adicionando candidatas ou cortando candidatos.

Os partidos e coligações que não respeitaram o percentual mínimo de 30% de mulheres entre seus candidatos às Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas serão intimados pelos Tribunais Regionais Eleitorais a regularizarem a situação.

Há duas opções para quem não atingiu a meta: registrar mais mulheres ou cortar homens.

Ainda que a “Pandemia” do novo Coronavírus possa ser uma barreira a mais para ampliação de mulheres na política, diversas iniciativas têm trabalhado para aumentar a representatividade feminina nas Eleições Municipais de 2020. Em 2016, elas alcançaram apenas 11,6% das vagas das prefeituras e 13,6% do Legislativo Municipal, embora 52% do eleitorado brasileiro seja feminino.

Neste final de semana, a cidade de Santo Antônio de Leverger, localizada cerca de 35 km da Capital Cuiabá, vai ficar marcado na historia dos moradores pelo fato de que pela primeira vez na política do município, uma chapa é composta totalmente por mulheres na “cabeça de chapa”, e ganhou muita adesão, aceitação e clamor social, com a chapa das pré-candidatas a prefeita e vice-prefeita de Santo Antônio de Leverger, Francieli Magalhães de Arruda (PTB) e Giseli Ribeiro da Costa Paim (PDT), que foi oficializada neste sábado (12), durante a convenção municipal do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), realizada na Escola Estadual Leonidas de Matos quando homologaram as candidaturas.

É com o “coração” que a coligação entre PTB e PDT concorre à prefeita e vice-prefeita, fazendo história no município, como a primeira chapa composta exclusivamente por mulheres”.

O evento contou com a presença de vários apoiadores, lideranças políticas e sociais.

A Coronel Fernanda da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, que é pré-candidata a uma vaga no Senado da República, também esteve presente no evento, quando falou da importância da participação da mulher na política.

Por serem mais de 50% do eleitorado em Mato Grosso, as mulheres precisam unir forças, fazer parte da política, sabemos que enfrentar o sistema não é fácil, mas com boas propostas é possível, Francieli e a Giseli são mulheres com capacidades e que vão contribuir muito para o desenvolvimento de Santo Antônio de Leverger”, ressaltou Fernanda, em apoio às mulheres.

Coronel Fernanda

Desde quando o nome de Francieli Magalhães foi cogitado como pré-candidata, para disputar a eleição municipal, que as intenções de apoiadores foram crescendo gradativamente, e quando houve a confirmação da vereadora, Giseli Ribeiro somando na composição como pré-candidata a vice-prefeita, potencializou ainda mais a formação do grupo, prova disto foram as presenças de várias lideranças políticas e sociais, na convenção.

Até na confirmação de candidaturas, as mulheres já mostraram mais eficiência que os demais.

Hoje, com a confirmação da candidatura da chapa das mulheres, a população ainda espera pela confirmação de outras candidaturas.

Franklin Luis que possivelmente vai ter como vice, Ademilson Dantas (Nenga). Marcelo Queiroz tem a cogitação de ter o vereador Adelmar Galio de vice. Dudu Moreira, segundo informações de bastidores, mesmo faltando poucas horas para encerrar o período de convecção, devido as suas condições política, de grupo e financeira, Dudu ainda não conseguiu agregar um nome para compor a chapa como seu vice.

Em três anos e nove meses como pré-candidato, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Dudu Moreira não conseguiu viabilizar, nem mesmo um vice, para compor sua chapa.

O cenário eleitoral em Santo Antônio de Leverger começa a tomar forma, com a iminência de quatro candidaturas, sendo a primeira já confirmada com Franciele e Gisele, agora resta saber, quem ainda vai dar continuidade as suas postagens e discursos apresentados em redes sociais.

O arco de aliança da chapa feminina conta com o PTB, PDT, PV, PL, PSC, Podemos e Patriotas.

Pelo que tudo indica, a projeção da composição Franciele e Gisele, além de ser motivada pela mudança na política, é também motivada por questões que envolvem diretamente o comportamento dos outros pré-candidato, que desagradou a maioria da população e 7 integrantes do grupo já formalizaram as suas pré-candidaturas a vereadores na coligação das mulheres.

Os outros pré-candidatos apresentam muitos problemas, tem gente com dívidas desde a eleição passada, há quatro anos com cheques sem fundo pra todo conto, parece que quer a Prefeitura para pagar suas dívidas, o outro, desde que foi eleito a vereador disse que é pré-candidato a prefeito, mas não tem grupo, e ainda fica dependendo de “recursos paterno” para fazer campanha, por último, tem o pré-candidato que pode disputar, pode ganhar, mas será que vai administrar o município do “Casarão”, já que pode ser preso há qualquer momento por assassinato e tentativas de assassinatos, disse uma moradora de Leverger.

Os demais pré-candidatos têm cerca de 72 horas para definir os rumos políticos, se vão unir e formar apenas uma chapa, se vão apresentar três candidaturas, ou vão “roer a corda”, pedir socorro e buscar outro grupo?

Para Francieli e Giseli, gerir uma cidade precisa muito mais que experiência política e administrativa, tem que ter coração para tratar todas as adversidades com muito amor, que proporciona diretamente melhores condições de vida para população.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mendes e Bolsonaro entregam títulos de regularização fundiária em Sorriso
Propaganda

Política

Pegando na onda Bolsonaro, apresentadora da Web TV será candidata a vereadora em Nobres

Publicados

em

No Brasil, o tema da sub-representação das mulheres na política entrou no debate público com a transição para a democracia, ainda nos anos 1980.

A participação política das mulheres seja como eleitoras (desde a década de 1930), seja como candidatas a cargos públicos, mas tal mudança ocorre a passos lentos. Porém, mesmo que ainda tímida, a presença cada vez maior de candidatas é algo fundamental para o fortalecimento da democracia, afinal, a representatividade feminina é extremamente necessária quando pensamos nas lutas pelos direitos das mulheres em um contexto no qual, como se sabe, ainda há muito preconceito, exclusão e violência contra elas.

Ao apontarmos que dentre os eleitores no Brasil as mulheres são maioria (pouco mais de 51,7% do total, segundo o governo federal), certamente este é um aspecto explorado pelos candidatos ou candidatas na tentativa de arregimentar esse voto feminino.

Apostando na mudança e com a polarização nacional entre esquerda e a direita, as eleições municipais de 2020 serão como um tira-teima no Brasil onde vários candidatos a vereadores pretendem transpor essa onda nacional de dois anos atrás para o plano municipal apostando na linha de pensamento do presidente da Republica Jair Messias Bolsonaro (Sem Partido).

E a cidade de Nobres, localizada cerca de 130 km da Capital Cuiabá, irá vivenciar uma situação atípica nas eleições municipais que serão realizadas em novembro deste ano, durante o período de pré-campanha eram mais de 130 candidatos a vereadores e agora após a realização das convenções partidárias este número caiu para 69, sendo 48 homens e 21 mulheres disputando uma das 11 vagas da Câmara Municipal de Vereadores de Nobres.

Um fator que chama atenção em Nobres, é que das 21 mulheres que irão participar do pleito eleitoral e tiveram seus nomes aprovados nas convenções dos seus respectivos partidos, é o fato da apresentadora Kauana Mikaelle do Programa Com a Cara e a Coragem da NCC TV Web ser a única pré-candidata a vereadora a manifestar publicamente e não esconder de ninguém que sua ideologia política é de direita, seguindo assim a mesma linha do presidente da Republica Jair Messias Bolsonaro tendo como suas principais vertentes a defesa da família, colocando Deus acima de todas as coisas.

Evangélica, Kauana Mikaelle é apresentadora da NCC TV Web (uma espécie de TV na internet e site de notícias) de Nobres, onde apresentava alguns Boletins de Notícias e Revistas Eletrônicas e será candidata a vereadora após a confirmação da ultima convenção do Partido Progressista (PP).

Em suas redes sociais é evidente a sua admiração pelo presidente Jair Bolsonaro através de replicação de frases que ele já usou como também fotos que ela postou imitando com as mãos, o já conhecido sinal de “arma” de Bolsonaro.

O papel social da mulher e sua posição na sociedade brasileira ainda são permeados de contradições. Em termos quantitativos, basta analisarmos alguns dados apresentados pelo governo, observando-se que a participação das mulheres na Câmara dos Deputados é pequena. Além disso, o número de governadoras de Estado também ainda é muito pequeno.

E é esse fortalecimento entre as mulheres a principal forma de se chegar a uma política de qualidade e que engloba todos da sociedade.

Colocar as mulheres participando na tomada de decisões constitui não só uma exigência básica da democracia, mas é uma condição necessária para que os interesses das mulheres sejam levados em conta na elaboração das políticas públicas. Desejo sucesso à todas as mulheres do Partido Progressista que estarão à frente desse grande desafio ajudando de uma forma ou de outra nas eleições de 2020!. Finalizou a apresentadora da NCC TV Web, Kauana Mikaelle.

Nota da redação

A apresentadora e âncora do Programa Com a Cara e a Coragem da NCC TV Web, segundo informações, estaria vindo com muita força política na região com apoio político do comunicador Mário Benevides, assessor do deputado Sílvio Favero (PSL), do jornalista Alex Rabelo, coordenador da campanha ao Senado do atual presidente do Partido Social Democrático (PSD), Carlos Henrique Baqueta Fávaro, e do apresentador do Programa Cadeia Neles da TV Vila Real, Edivaldo Ribeiro e com a força da mulher na política da cidade de Nobres poderá sobressair sobre alguns vereadores que já estão a 2 ou 3 mandatos seguidos.

E devido o grande vinculo de amizade com a família dela, o secretário de governo da cidade de Nobres, Marcos Alves Albuquerque, o “Cheba”, apadrinhou a pepesista Kauana Mikaelle politicamente e que durante o período de pré-campanha ela ganhou também a simpatia também do Prefeito de Nobres, Leocir Hanel (PSDB) e de sua esposa, a primeira dama, Maria Cecília Botini Hanel, que também é secretária de Ação Social da cidade de Nobres.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Ministério Público pede cassação de Carlos Avalone
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA