Search
Close this search box.

Política

152 anos de Varzea Grande; Procissão e Missa abrem comemorações

Publicados

em

AS MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS À PADROEIRA DE VÁRZEA GRANDE TAMBÉM COMEMORAM 152 ANOS E FÉ E ESPERANÇA EM UM FUTURO MELHOR

Centenas de fiéis participaram da procissão que percorreu as principais ruas e avenidas da cidade, seguida de missa campal realizada no Centro de Evangelização Padre Aldacir Carniel (Cepac). O evento católico marca a comemoração aos 152 anos de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Várzea Grande e fundação da cidade.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos, juntamente, com o Senador Jayme Verissimo de Campos, participou da solenidade religiosa, que está inserida na programação festiva de aniversário do município.

Como gestora do município tenho a honra em participar desta grande festa, por dois motivos, a primeira por ser Nossa Senhora da Guia minha santa de devoção e a segunda porque ela é a padroeira de nossa cidade. Este é também um momento de fortalecimento de fé e comunhão entre todas as comunidades que participam desta grande festa. Precisamos valorizar esta ação religiosa e também agradecer a todos os envolvidos na promoção deste grande evento que é um marco na história do município de Várzea Grande“, disse a prefeita Lucimar Campos.

Lucimar Campos na ocasião convidou a toda a população para a programação festiva em comemoração ao Aniversário de Várzea Grande.

Temos mantido a tradição de começar as programações do aniversário com a procissão de Nossa Senhora da Guia. Este é um momento de fé e para também pedirmos a santa padroeira para que ela nos dê muita saúde e sabedoria para realizar uma boa administração, com obras e serviços que possam de fato melhorar a vida de todos que aqui moram. Queremos também fazer com que Várzea Grande esteja pronta para o desenvolvimento e para que isso aconteça não temos medido esforços para buscar recursos para investir em obras e serviços“.

O Senador Jayme Campos lembrou que a fundação de Várzea Grande e a aparição da imagem de Nossa Senhora da Guia reafirmam a crença de um povo na fé e na esperança de dias melhores, tanto que ambas as histórias da santa padroeira como do município se constituem.

É fundamental participar todos os anos dessa grande festa, que hoje é considerada uma das mais tradicionais de Mato Grosso. Além da população da cidade, se encontram aqui famílias vindas de várias regiões do Brasil. É com certeza uma das maiores manifestações católicas do nosso Estado.

O padre Marcos Reis lembrou que antes de ser uma grande comemoração, a festa de Nossa Senhora da Guia é um momento de confraternização entre todas as comunidades e paróquias do município, que sai com o andor de Nossa Senhora da Guia, em frente a sua capela e que em um certo percurso da procissão se juntam aos andores das 21 paróquias vinda de todos os bairros, para juntos louvarem também a sua santa de devoção.

O encontro dos andores é um dos momentos mais emocionantes, elo de fortalecimento de fé e comunhão entre os diversos grupos católicos de Várzea Grande“.

O rei da Festa, Gildenor Anselmo de Meneses, disse que a programação festiva em louvor a Nossa Senhora da Guia, foi preparada com muito carinho pelos devotos da santa e de todos os festeiros de promessa, bem como os permanentes, que não mediram esforços para realizar esse grande evento religioso.

A gente começa com os preparativos um ano antes, porém nos meses anteriores a festa o trabalho fica mais intenso. A dificuldade em organizar um evento desse porte é grande, mas contamos com a participação de pessoas maravilhosa e no final, tudo acontece da forma como foi proposta“.

Visivelmente emocionada, dona Tereza Benedita da Cunha, moradora do bairro Figueirinha, disse que essa é a primeira vez que participa da procissão e dos festejos de Nossa Senhora da Guia.

Todos os anos vejo pela TV a imagem da procissão e sempre tive vontade de participar, neste ano acordei cedo e vim participar da programação. Não tinha noção da grandiosidade dessa ação que enche a alma de fé e de esperança. No próximo ano com certeza estarei aqui de volta“.

Carregando os sapatos nas mãos, a moradora da Cohab Canellas, Cecilia Ferreira, não reclamou do percurso e nem do calor do asfalto, por uma única razão, agradecer a graça alcançada. Ela conta que o nascimento de um neto prematuro causou aflição em toda a família, daí pediu a nossa senhora que intercedesse pela vida da criança e foi prontamente atendida.

Além da graça de ver o meu neto bem, também pedi que Nossa Senhora da Guia amenizasse as dores nas suas pernas, o que compromete a sua locomoção, e que também tem diminuído com a graça da santa“, comentou.

Grávida de quatro meses, Jéssica Leticia de Paula, moradora do bairro Costa Verde, neste ano também participou da procissão de Nossa Senhora da Guia para tão somente agradecer a graça recebida.

O meu maior sonho era ser mãe, e embora casada há algum tempo não conseguia engravidar. Pedi que Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Guia intercedesse junto ao Pai, para que eu fosse merecedora dessa graça. Hoje por honra e graça das santas, carrego em meu ventre uma menina que em breve estará em meus braços“.

José de Abreu Cantarros, morador doa região do Engordador, disse que participa dos festejos de Nossa Senhora da Guia16 anos como forma de agradecimento à uma graça alcançada quando há alguns anos, passou por uma situação financeira bastante difícil e que a santa o ajudou.

Por isso todos os anos eu participo dessa grandiosa festa e Nossa Senhora da Guia é a minha santa de devoção. Percebo que a presença dos devotos está cada vez maior. É bonito e emocionante ver todo esse povo reunido, orando todos juntos, num momento de comunhão e confraternização“.

Programação do Aniversário de Várzea Grande

Leia Também:  Secretaria de Cuiabá, evoluindo os trabalhos para adequar a realidade da capital

Nesta segunda-feira (06), às 9h, será realizado o lançamento do programa de recapeamento asfáltico de 500.000 mil metros quadrados de ruas e avenidas do município. O evento ocorre na Rua Louro – localizado no bairro Mapim.

Já às 19h, haverá a entrega de Títulos de Legitimização Fundiária da Vila Santa Maria II, localizada na Rua 21 s/n – Quadra 5 – lote 17 (Instituto CEMPRHE).

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Cenário político agitado em Vadjú: Zaeli articula puxar o tapete de Flávia

Publicados

em

Na cidade de Cuiabá, o cenário político desta sexta-feira amanheceu agitado com derretimento do candidato da direita, que já era aclamado como futuro Prefeito de Cuiabá pelos seus (alguns) seguidores. Este acontecimento impactante abriu espaço para um novo protagonista emergir na disputa.

Após uma análise minuciosa e das tendências eleitorais, realizada pelos frequentadores do Boteco da Alameda, foi constatado que o candidato que vinha liderando as intenções de votos com folga, enfrenta um declínio significativo em sua popularidade e apoio eleitoral.

Seu desgaste político e uma série de controvérsias recentes contribuíram para esse revés inesperado.

Como consequência desse desdobramento, o médico local, cuja presença no cenário político era discreta até então, viu-se catapultado para a alinhar de frente na disputa.

Sua reputação sólida na comunidade, aliada ao respeito conquistado através de sua profissão o tornou uma alternativa viável e atrativa para os eleitores descontentes com as opções anteriores.

A ascensão do médico como uma figura de destaque na corrida traz consigo novas perspectivas e desafios para o panorama político da Capital de todos os mato-grossenses.

Sua escolha na disputa promete redefinir as estratégias dos demais candidatos e reacender o debate em torno das questões mais prementes de Cuiabá.

Diante desses acontecimentos surpreendentes, os próximos passos dos candidatos e a reação do eleitorado tornam-se elementos cruciais a serem acompanhados de perto, à medida que a campanha eleitoral se intensifica e a data das eleições se aproxima.

Pegou aí? Então, fique ligado para mais atualização sobre a corrida eleitoral em Cuiabá e as últimas notícias dos bastidores nos desdobramentos políticos também em Várzea Grande.

E por falar em Várzea Grande…ah, eu vou falar!

Antes em total sintonia, Flávia Moretti e Tião da Zaeli (ambos do PL) esfriaram a relação entre si. Nos bastidores da política, especula-se que uma chapa para a disputa do Paço Couto Magalhães poderia ser formada.

Mas…, o distanciamento entre ambos, provocado principalmente pelo “ego” deixou essa proposta em segundo plano.

Leia Também:  Pesquisa Voice; Mauro Mendes 23%, Pedro Taques 18% e Wellington Fagundes com 13%

Senão venhamos e convenhamos: segunda-feira dia 15 de abril, Flávia Moretti confirmada como candidato a vice Tião da Zaeli na sua chapa.

Entretanto, contudo, todavia, o presidente do Diretório Municipal em Vadjú, Tião da Zaeli, articula uma puxada de tapete.

… na hora certa, se meu nome estiver melhor do que a Flávia, nós podemos encarar. Não tenho dificuldade nenhuma de disputar eleição em Várzea Grande“. Disse o ex-prefeito de Vadjú.

Ou seja, Flávia Moretti, se cuide ou ao contrário: pega o seu barco e vai ancorar em outro lugar.

O Boteco da Alameda diz a real: o que pesaria contra essa chapa seria a falta de carisma e, principalmente, de votos para cargos no Executivo Municipal da cidade vizinha de Cuiabá.

Flávia Moretti é uma desconhecida aos eleitores ponto; o ex-prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli renunciou o seu mandato em 30 de outubro de 2012, para não ser cassado por improbidade administrativa.

Zaeli não se desincompatibilizou de suas empresas em tempo hábil para assumir a Prefeitura da Cidade Industrial na época; Zaeli foi eleito vice-prefeito na chapa de Murilo Domingos (PR) em 2008 com quem acabou brigando em 2010 por desavenças políticas; Tião perdeu a reeleição a reeleição em 7 de outubro de 2012, ficando em terceiro.

Não estão satisfeitos? Então a pergunta: se alguém renuncia a prefeitura sem explicação pode ser capaz de administrar?

Enquanto isso no Boteco da Alameda

O Boteco da Alameda disse que, ao esquecer o passado e “virar a casaca”, Tião da Zaeli proporciona a maior desilusão de seus seguidores. Na avaliação das bocas benditas do Boteco da Alameda, Tião virou um “fanfarrão“. Fala, fala, mas não diz nada.

Tião da Zaeli pelo que anda dizendo em conversa e convescotes políticos no Boteco da Alameda, deve ser realmente um homem de muito bom humor.

Leia Também:  Governo Taques não joga a toalha e não desiste de reiniciar as obras do VLT

O presidente do PL Municipal em Várzea Grande que chegou ao Paço Couto Magalhães, e que renunciou ao cargo de prefeito, e que perdeu a reeleição em 2012, tenta convencer aliados políticos e partidários de que seu nome será o ideal para as eleições de outubro.

Não se sabe exatamente como reage quem ouve Tião dizer uma coisa dessa, mas certamente a alternativa deve ser encarada com anedota nos meios políticos da cidade industrial, uma vez que o ex-prefeito que se apoderou da Prefeitura de Várzea Grande por meios não muito honrados, permanece sendo uma figura de baixíssimo apelo popular e sequer é mencionado entre os possíveis favoritos para a eleição de 2024.

Recentemente, Sebastião dos Reis Gonçalves, mais conhecido como Tião da Zaeli (PL), protagonizou uma discussão na imprensa, criticando a família Campos. Segundo ele, os irmãos Campos deveriam sentir vergonha de aparecer em público, depois de governarem a cidade por 50 anos sem realizar obras significativas. Júlio Campos, conhecido por não ter “papas na língua”, respondeu às críticas com a mesma intensidade, afirmando:

O empresário, embora seja financeiramente rico, é politicamente pobre e frustrado, pois não possui um mandato. Ele deveria concorrer a uma eleição. Ele precisa de um mandato”, desafiou.

Aliados da família Campos colocaram em xeque a competência de Zaeli e saíram em defesa dos irmãos campos, o Senador Jayme Campos e do deputado estadual Júlio Campos. Eles alfinetam e questionaram o ex-prefeito de Várzea Grande, o empresário Tião da Zaeli (PL):

Se ele é tão competente quanto afirma ser para administrar Várzea Grande, por que não se candidata às eleições? É fácil criticar de fora, mas ele demonstra receio de se expor e a população identificar que ele não tem competência. O problema, também é que lhe falta coragem. Alguém que renunciou à Prefeitura sem explicação, como pode ser capaz de administrar?”.

Segue o fluxo!

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA