INCLUSÃO

Shopping 3 Américas realiza sessão especial para crianças com espectro autista

Publicados

em

Neste sábado (30), mais uma sessão especial para crianças com espectro autista ou com hipersensibilidade sensorial será realizada no Shopping 3 Américas. Para atender este público, o Cinépolis preparou toda a sala para garantir o conforto das famílias. Para isso, as luzes permanecerão em 50% da sua iluminação e o volume do som será reduzido. Além disso, será permitido entrar e sair sempre que for necessário.

A sessão é gratuita para a pessoa com autismo, bem como para o acompanhante. Os interessados podem fazer a retirada dos ingressos mediante apresentação da carteirinha ou laudo, na bilheteria do cinema.

A iniciativa visa proporcionar uma experiência agradável a quem possui Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e outras síndromes, transtornos ou doenças que acarretam hipersensibilidade sensorial em geral.

Esta é uma ação importante para promover a inclusão social, mas também proporcionar momentos de lazer a crianças e jovens, que muitas vezes acabam tendo dificuldades de sair devido à dificuldade de lidar com lugares barulhentos e com muita ou pouca claridade, ou até mesmo por não conseguir ficar parada durante muito tempo.

Leia Também:  Subiu Festival será no dia 20 de setembro

O filme escolhido é o queridinho do momento e conta a história de Krypto, o supercão do Superman. Eles são melhores amigos e inseparáveis, compartilham os mesmos superpoderes e lutam contra o crime lado a lado. No entanto, quando o Homem de Aço e o resto da Liga da Justiça são sequestrados, Krypto deve convencer um grupo desorganizado de animais a dominar seus próprios poderes recém-descobertos para uma missão de resgate. Com certeza, o que não vai faltar é emoção, risada e claro muita aventura.

O gerente de marketing do shopping, Patrick Lima, destaca a importância de ações como esta para que as crianças e jovens com espectro autistas e outros transtornos possam ter um momento de diversão. Ele faz questão de garantir ainda que todo o empreendimento está preparado para atender a todos, sem distinção, e está atento às pautas inclusivas.

Todos os meses recebemos este público para a sessão especial e isto nos deixa muito felizes e orgulhosos em poder proporcionar este momento de lazer, diversão para as crianças e jovens, mas também para as famílias. É algo que parece simples, mas tem um grande significado para eles e a nós cabe apenas garantir que sejam todos muito bem recebidos e acolhidos em nosso espaço. Nosso principal intuito é promover espaços de acessibilidade e inclusão a todos”, afirmou.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças possui Transtorno do Espectro do Autismo. A condição é caracterizada por algum grau de alteração do comportamento social, comunicação e linguagem. Os primeiros sinais aparecem ainda na infância, sendo que na maioria dos casos, ainda nos primeiros cinco anos de vida, tendendo a persistir pela adolescência e vida adulta.

Leia Também:  Grau Técnico Cuiabá abre banco de talentos para possíveis contratações

Serviço:

Sessão de cinema gratuita da animação DC Liga dos Super Pets, neste sábado (30), às 14h10, no Shopping Três Américas, localizado no bairro Jardim das Américas, em Cuiabá.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

Médica orienta cumprir esquema vacinal para evitar casos de meningite

Publicados

em

Meningites e pneumonias podem ser causadas por vírus, fungos e bactérias. No caso desse último agente infeccioso, existem vacinas que oferecem proteção contra alguns dos sorotipos mais comuns de meningococos e pneumococos, responsáveis por manifestações graves dessas doenças”.

Considerada pelo Ministério da Saúde como doença endêmica no Brasil, a meningite ocorre com maior intensidade na forma bacteriana no inverno e na forma viral no verão. No entanto, o que preocupa é que apesar de ter cobertura, os dados do Plano Nacional de Imunização (PNI) evidenciam que 73% do público-alvo da vacina meningocócica forma mais grave da doença e distribuída gratuitamente pelo SUS não tomou todas as doses dos imunizantes.

A responsável pelo setor de terapia intensiva do sistema Hapvida, Franciane Gonçalves, explicou que a meningite é uma doença tratável.

E que, por isso, parte do problema está exatamente no não cumprimento do esquema vacinal completo, principalmente nas crianças.

É importante que tomem o reforço, pois com o tratamento incompleto fica mais suscetível da pessoa ser acometida de uma infecção”.

A médica reforça ainda que esta é uma doença que pode ser evitada.

Porém, para isso precisamos manter o calendário de proteção atualizado”, reafirmou.

Para evitar confusões, ela pontua que na hora de consultar o cartão de vacinação é recomendável pedir ajuda a atendentes.

Eu sempre explico que às vezes a pessoa lê e não compreende as doses que faltam. O ideal é que o paciente peça auxílio para identificar o que ainda precisa ser feito”, recomendou.

A profissional ainda destacou que na meningite ocorre uma inflamação da meninge, que é uma espécie de película que recobre o cérebro. Ela pode ser causada por vírus, bactérias, parasitas ou fungos.

Leia Também:  Jurassic Safari Experience chega a Cuiabá

Os sintomas são variados quando o tipo é viral e são parecidos com um resfriado comum; febre, falta de apetite e fadiga. Já quando é bacteriana os sintomas são mais fortes.

É importante lembrar que a meningite meningocócica é a mais grave, podendo inclusive levar à morte. Então essa é a mais preocupante e é preciso ficar atento aos principais sintomas que são febre alta e persistente, dificuldade de colocar o queixo no pescoço, rigidez de nuca da criança e umas manchas vermelhas que aparecem pelo corpo”, completou.

Ela orienta que, neste caso, é necessário levar o paciente de imediato para o atendimento médico.

A doença é tratável, mas não pode ficar em casa, com esses sintomas”, resumiu.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA