MATRÍCULA WEB
Seduc/MT prorrogou prazo de entrega da documentação para matrícula
A Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) prorrogou até 10 de janeiro o prazo de entrega da documentação para efetivação da matrícula na Rede Estadual de Ensino. Os pais ou responsáveis devem apresentar os documentos de forma presencial ou virtual.
Esta etapa é para aqueles que fizeram a solicitação pelo sistema Matrícula WEB ou de forma presencial no período de 07 de outubro a 11 de novembro de 2024.
Para a entrega presencial dos documentos, as secretarias das escolas funcionam em horário de expediente, das 8h às 17h. Já o envio da documentação de forma virtual, só é permitido para os pais e responsáveis que realizaram a solicitação pelo sistema Matrícula WEB. Neste caso, devem acessar o portal, acesse aqui.
Na efetivação da matrícula, os responsáveis ou os estudantes maiores de 18 anos, deverão assinar um Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais. Este termo é uma exigência legal que busca proteger a privacidade dos estudantes e assegurar que seus dados serão utilizados de forma responsável e ética.
A Seduc alerta que o sigilo das informações pessoais é condição obrigatória para a efetivação da matrícula, reconhecendo a importância de manter a transparência e confiança entre as instituições de ensino e as famílias no que diz respeito ao manejo de informações pessoais sensíveis.
O coordenador estadual do Censo Escolar de Mato Grosso, Rodrigo Jacob, alertou que é imprescindível a apresentação dos documentos para garantir a vaga.
“Esta etapa é tão importante quanto a matrícula WEB. O aluno só terá a sua vaga garantida na Rede Estadual de Ensino quando os pais ou responsáveis apresentarem toda a documentação exigida. Aqueles que estão com dúvidas, podem procurar a secretaria da escola que vão receber toda a ajuda”, explicou.
Geral
Inteligência Artificial passa a combater fraude de energia
A fraude em medidores de energia agora pode ser mapeada em segundos. A novidade já está sendo implementada em Mato Grosso. É um recurso de inteligência artificial que por meio de uma base de dados, consegue examinar em pouco tempo cenários onde há o furto de energia. Ferramenta de alta tecnologia reduz tempo de monitoramento, que era feito antes manualmente. Polícia tem acesso as informações.
“Antes nós tínhamos que cruzar dados de forma manual, trabalhando alguns pontos que são importantes na hora de definir o desvio de energia. Agora essa nova ferramenta está dando agilidade a isso, possibilitando ações cada vez mais assertivas“, mencionou o gerente do departamento de combate a perdas da concessionária de energia, Luciano Lima.
A nova ferramenta de inteligência pode rodar 24 horas por dia, sem parar, gerando um alerta para fiscalização presencial de medidores. Assim que o crime é comprovado em flagrante, o responsável é conduzido para delegacia, onde irá responder criminalmente pelo furto ou fraude de energia.
Furto e a fraude de energia são considerados crime de acordo com o Código Penal, podendo chegar até cinco anos de prisão. O furto se caracteriza quando a energia é diretamente trazida da rede da distribuidora, sem o seu conhecimento ou permissão. Já a fraude acontece quando o consumidor altera o medidor para reduzir o consumo.
“Logicamente nós temos uma rede de ação. Todas as denúncias são checadas com critério claro. E isso é muito importante porque este crime tiram do estado, centenas de milhões de reais, que poderiam estar trazendo ainda mais investimento para Mato Grosso“, finalizou o gerente.
-
Política7 dias atrás
Até agora só tem um time em campo para 2026; Abilinho já foram quatro
-
Artigos5 dias atrás
Princípio da Obrigatoriedade
-
ESPORTES6 dias atrás
Tigre segue invicto no Mato-grossense após empate com Dourado
-
Destaques7 dias atrás
Após acionar Justiça, SISMA consegue decisão que impede a contratação por meio de processo seletivo
-
Política6 dias atrás
Sindicatos estaduais buscam apoio de parlamentares sobre RGA
-
Geral6 dias atrás
Museu de Arte de Mato Grosso
-
Política5 dias atrás
“Minha obrigação é trazer recursos para o Estado e municípios”
-
ECONOMIA5 dias atrás
Contribuintes sem renda e usa cartão de crédito será convocado pela Receita Federal