MODELO 2021

Seduc apresenta novo modelo de uniforme escolar 2021

Publicados

em

Em algumas escolas o uniforme escolar é um elemento obrigatório, já em outras, não é exigido. Essa exigência ou não dessa vestimenta pode causar dúvidas para os pais sobre a necessidade do uniforme.

Há diversos motivos para que o uniforme escolar seja usado. A tradição do uniforme começou em 1890, e nos anos que se seguiram foi se propagando em escolas públicas e privadas.

Diversas vantagens são apontadas sobre o uso do uniforme:

– A primeira delas, é a praticidade. Os alunos, especialmente as crianças, costumam sujar seu uniforme no dia a dia, com caneta, canetinhas, tintas ou em brincadeiras na hora do intervalo e educação física. Isso traz um grande desgaste para as roupas e, o fato de a criança utilizar o uniforme em vez de outras roupas, traz uma boa economia para o bolso dos pais. Além disso, o uniforme diminui o tempo que a criança leva para se aprontar para a escola, uma vez que não precisa ficar escolhendo roupas.
– Eles também são mais econômicos. Não apenas por evitar o desgaste de um contingente maior de roupas, mas os uniformes costumam ser mais baratos do que as roupas convencionais.
– Também há uma maior segurança na hora de brincar. O tecido desta vestimenta é flexível e não há elementos que podem machucar (como correntes, por exemplo). Por este motivo, muitas escolas exigem também o uso de tênis, especialmente nos dias de educação física.
– O uso do uniforme escolar também pode conferir responsabilidade. Quando se encontra em fase de desenvolvimento, as noções de disciplina e responsabilidade são de grande importância para a criança, e o uniforme irá ajudá-la a discernir a hora de estudar da hora de lazer.

Além disso, um dos maiores motivos apontados para o uso do uniforme é o fato de tornar mais fácil a identificação do aluno. Se algum tipo de acidente ocorrer enquanto a criança está fora da escola, ao olhar o uniforme será possível identificá-la. A medida se torna extremamente importante, especialmente se não há o costume de andar com documentos de identidade.

Neste mês de janeiro, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) apresentou o resultado da votação para escolha do novo modelo do uniforme usado pelos estudantes a partir deste ano.

O uniforme azul royal, com faixas diagonais nas cores verde, amarelo e branco, foi o mais votado na enquete realizada.

A camiseta escolhida recebeu 63% dos mais de 22 mil votos. A enquete no site www.seduc.mt.gov.br começou no dia 11 de janeiro e foi encerrada às 12h desta sexta-feira (15).

A Seduc-MT vai comprar 750 mil camisetas. Cada aluno da rede estadual de ensino vai receber dois uniformes de forma gratuita. Para que não haja problema com as medidas dessas camisetas, foi solicitado às escolas que informem os tamanhos que serão necessários para atender a demanda.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  CRO-MT realiza campanha no mês do aleitamento materno
Propaganda

Geral

Cuiabá recebe mais 5.430 doses de CoronaVac para concluir imunização de idosos acima de 80 anos

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu, na tarde desta sexta-feira (5), mais 5.430 doses da CoronaVac enviadas pelo Ministério da Saúde para aplicação da segunda dose dos idosos.

Do total, 3.120 vacinas serão destinadas à segunda dose dos idosos na faixa etária acima de 85 anos de idade, que receberam a primeira dose entre os dias 11 a 14 de fevereiro.

2.310 vacinas serão reservadas para a segunda dose dos idosos na faixa de 80 a 84 anos que estão recebendo a primeira dose nesta semana, no polo central, que funciona de segunda a sábado, das 8h às 18 horas, no Centro de Eventos do Pantanal.

No momento, ainda não é possível fazer o agendamento da segunda dose de idosos. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cuiabá e da campanha de vacinação contra a Covid-19 Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar, Valéria de Oliveira, explica que a segunda dose será aplicada no intervalo de 28 dias, previsto na bula da CoronaVac.

Durante a aplicação da primeira dose, estamos anotando a aplicação da segunda dose com o prazo máximo do reforço na caderneta de vacinação da pessoa, pois esse prazo é mais eficaz para a produção de anticorpos pelo organismo. Quando estiver próximo da data dessa segunda aplicação, iremos liberar o sistema de agendamento e divulgar nos canais da Prefeitura, informa a coordenadora.

Agendamento da próxima semana

Com as doses que já haviam chegado anteriormente, nesta semana, estão sendo vacinados idosos entre 80 e 84 anos de idade com a primeira dose e trabalhadores da saúde com a segunda dose. Neste sábado (6), às 13 horas, o site Vacina Cuiabá estará liberado para agendamento da vacinação de segunda-feira (8). Serão liberadas 500 vagas para agendamento da primeira dose de idosos acima de 80 anos e 1.000 doses para primeira aplicação de trabalhadores da saúde.

A novidade no processo de vacinação dos trabalhadores da saúde é que será necessário imprimir a declaração de que faz parte do grupo prioritário dos trabalhadores da saúde em atividade, que deve ser preenchida com o número do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), assinada e levada no ato da vacinação no Centro de Evento do Pantanal. O documento estará disponível no site Vacina Cuiabá, onde é feito o cadastro para vacinação.

Tal medida atende à notificação recomendatória nº 007/2021, assinada pelo promotor de justiça Alexandre Guedes, da 7ª Promotoria de Justiça Cível, que orienta que sejam vacinados primeiro os trabalhadores vinculados a estabelecimentos e exercício de atividades com alto risco de contaminação pelo Coronavírus e que as categorias de profissionais de educação física, integrantes de serviços veterinários e/ou que sejam exclusivamente de estética sejam vacinados em momento posterior da campanha de imunização.

CONFIRA O PASSO A PASSO DO AGENDAMENTO PARA IDOSOS ACIMA DE 80 ANOS

-Entre no site www.cuiaba.mt.gov.br e clique no banner do Vacina Cuiabá;
-Clique em PRÉ CADASTRO;
-Clique em ACEITAR E CONTINUAR;
-No campo TIPO DE DOSE escolha PRIMEIRA DOSE e clique em PRÓXIMO PASSO;
-No campo GRUPO DE RISCO escolher IDOSOS (ACIMA DE 80 ANOS) e clique em PRÓXIMO PASSO;
-Preencha todos os dados que estão marcados com * (no campo INFORME SUA PROFISSÃO, pode escrever a profissão que desempenhava ou escrever aposentado/aposentada);
– Não precisa preencher os campos INFORME O ESTABELECIMENTO/LOCAL DE SAÚDE e INFORME SEU SETOR DE TRABALHO;
-Clique em enviar cadastro;
-No campo AGENDAR SUA TRIAGEM selecione a data e o horário e clique em SOLICITAR AGENDA;
-Os idosos não precisam imprimir o QR CODE. Ao se dirigirem ao Centro de Eventos devem levar documento com foto, número do cartão SUS e comprovante de residência. Caso o idoso não tenha comprovante de residência, é preciso trazer o comprovante do filho ou do familiar com quem ele mora e um documento que prove o parentesco.

IMPORTANTE:

Em caso de erro durante o agendamento, a pessoa deve mandar um email para o endereço [email protected] pedindo o cancelamento do agendamento. Após receber o e-mail com a confirmação do cancelamento, a pessoa poderá fazer um novo agendamento.

OBSERVAÇÃO:

No ato de agendamento, caso não apareça a data e o horário na tela AGENDAR SUA TRIAGEM é porque a agenda do dia já está lotada. Neste caso é necessário fazer o agendamento no dia seguinte. A agenda é aberta diariamente às 13h.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Fundação André e Lucia Maggi lança cadastro online de prestadores de serviços
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA