MAIO ROXO

Primeira enteroscopia de duplo balão para avaliação do intestino delgado é realizado em MT

Publicados

em

A campanha Maio Roxo é a campanha de conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), que tem como objetivo garantir mais qualidade de vida aos pacientes e alertar toda a população. Foi criada no país porque no dia 19 do mês é o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal. Como em outras enfermidades, a atenção aos possíveis sintomas é um dos métodos mais eficientes de prevenção.

Esta campanha tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade e parlamentares promovendo maior conscientização e melhoria na qualidade de vida dos pacientes. O início do serviço coincide com a campanha Maio Roxo, de conscientização sobre o diagnóstico precoce e tratamento das doenças inflamatórias intestinais.

A primeira enteroscopia de duplo balão foi realizada em Cuiabá nesta sexta-feira (06) pelos endoscopistas Roberto Barreto e Joaquim Carvalho, vice-presidente e presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia em Mato Grosso, respectivamente. O procedimento, que tem início no Maio Roxo, de conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais, foi acompanhado pelo endoscopista Thiago Secchi, do Hospital 9 de Julho, de São Paulo (SP),

Leia Também:  Documentário dedicado a Vera Capilé reúne artistas da cultura mato-grossense

A enteroscopia de duplo balão, explica Dr. Roberto Barreto, que também é gastroenterologista, é um exame em que o aparelho, similar aos demais endoscópios, é introduzido através da boca ou do ânus para o diagnóstico e tratamento de lesões do intestino delgado.

Este exame está indicado nos casos de sangramento visível ou oculto, não indicado na endoscopia digestiva alta ou colonoscopia, nas lesões diagnosticadas pela cápsula endoscópica, nas doenças inflamatórias intestinais ou do intestino delgado.

Ainda segundo o especialista, o método permite a realização de tratamentos endoscópicos como hemostasia do sangramento, retirada de pólipos ou dilatação de estenoses (redução da luz do intestino delgado). Este exame também está indicado quando a colonoscopia convencional for incompleta por dificuldade de progressão do aparelho.

Nos pacientes submetidos a cirurgias abdominais que modificam o trato digestório como, a exemplo da cirurgia bariátrica, a videoenteroscopia permite o exame e tratamento endoscópico de lesões localizadas nos segmentos não alcançados através dos endoscópios convencionais“, observa o médico.

Procedimento

O aparelho é similar ao endoscópio ou colonoscópio, sendo mais longo. Ele desliza dentro de um tubo para auxiliar a progressão por todo o intestino delgado. O procedimento é realizado sob sedação, analgesia ou anestesia geral venosa para reduzir o desconforto e dura cerca de uma a duas horas.

Leia Também:  Defensor Público intervém em favor de 45 famílias do Bairro Jardim Gramado III

Nos casos de introdução através do ânus, é necessário o preparo dos cólons através da ingestão por via oral de soluções recomendadas, de modo similar ao preparo para colonoscopia.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

Fecomércio-MT vai incluir jovens no mercado de trabalho

Publicados

em

O sonho de toda mãe é conseguir para os filhos uma vaga como jovem aprendiz ou estagiário, mas sabe que a realidade entre distribuir currículos e conseguir uma oportunidade é uma tarefa difícil.

O Sistema Fecomércio-MT/Sesc/Senac/IPF-MT dará início, na semana do dia 6 a 10 de junho, ao ‘Programa Empregar’, que busca qualificar jovens de 16 a 20 anos para o mercado de trabalho. A ação é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo link na BIO do Instagram da federação (@fecomercio_mt).

Esta é uma grande oportunidade para jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho. É importante destacar que o Brasil vive hoje uma de suas piores crises econômicas na história. Milhões de desempregados, mas ao mesmo tempo milhares de postos de trabalhos em aberto, e então por que a conta não fecha? Empresas hoje não têm mais tempo para treinamento, preferem aqueles que já estejam qualificados e prontos para começarem a trabalhar. Para os adolescentes, a cobrança é ainda mais dura. 

Leia Também:  Uma mulher no comando do 7º Batalhão

Durante a programação do Sistema Fecomércio-MT/Sesc/Senac/IPF-MT, serão apresentadas palestras de capacitação aos jovens, com técnicas de comportamento, marketing pessoal e empreendedorismo. Também serão realizados testes vocacionais e de aptidão visando atender às demandas dos empresários do comércio.

Para o presidente da federação, José Wenceslau de Souza Júnior, a ideia do programa é contribuir para a capacitação dos jovens e atender as empresas dos setores do comércio e serviços.

Muitas empresas de varejo que atuam na região estão sempre em busca de profissionais qualificados, o que nem sempre é possível no mercado atual. Por isso, queremos fazer essa “ponte” para auxiliar tanto a empresa quanto o colaborador, afirmou.

O superintendente da entidade, Igor Cunha, disse que o programa, já realizado anteriormente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção de Mato Grosso (Sindcomac-MT), possibilitou a inserção de dezenas de jovens no mercado de trabalho.

Esta ação possibilitará atender aos diversos segmentos filiados à Fecomércio-MT, colocando os jovens no mercado de trabalho e melhorando a situação econômica da região e de suas famílias”.

As atividades serão promovidas na sede da Fecomércio-MT, no período da tarde, das 14h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3648-1400.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA