ÓLEO VELHO SENDO COLETADO
PGE-MT coleta óleo de cozinha usado para fazer sabão biodegradável
Centenas de litros de óleo de cozinha usado são descartados incorretamente todos os dias, seja por pessoas em seus lares que em restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos comerciais, causando sérios danos ao meio ambiente.
Onde descartar o óleo de cozinha?
O óleo velho deve ser coletado e enviado para postos de reciclagem e nunca devem ser jogados no vaso sanitário, na pia ou na terra. Infelizmente, no entanto, poucas pessoas cumprem essa regra simples e, sendo assim, o óleo acaba sendo derramado na natureza causando uma poluição enorme.
Atualmente a preocupação com as questões ambientais é bem maior do que há certo tempo atrás, visto que os problemas vêm crescendo diariamente e um desses problemas é o descarte inadequado do óleo de cozinha. Quando este é descartado de forma aleatória no meio ambiente, pode provocar inúmeros problemas aos ecossistemas aquáticos, além de provocar a impermeabilização do solo e obstrução das galerias de esgoto nas grandes cidades, ocasionando enchentes e trazendo muitos transtornos para toda a sociedade.
Transformar óleo de cozinha em sabão biodegradável
A Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso (PGE/MT) está arrecadando óleo de cozinha usado para transformar em sabão biodegradável. As doações podem ser entregues na sede da instituição por qualquer pessoa interessada em contribuir com a campanha que visa, além da reciclagem, proteger o meio ambiente.
Inicialmente, o sabão vai ser usado na limpeza do prédio da PGE, mas, dependendo de quanto for arrecadado, a produção pode ser doada.
“Um material que seria descartado, prejudicando o meio ambiente, é transformado em sabão por um custo muito baixo e pode representar uma economia ao poder público, ou seja, é muito vantajoso e sustentável”, afirmou a diretora da PGE, Soraya Queiroz Salvador, que mobilizou a campanha e está dando o curso sobre fabricação de sabão para servidores do órgão que participam da ação.
O óleo de cozinha, se descartado incorretamente, no ralo da pia, por exemplo, contamina as águas dos rios e o solo, e 1 litro de óleo dispensado irregularmente pode contaminar 25 litros de água. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), cada brasileiro consome, em média, 10 litros de óleo por ano.
Para fazer a doação à campanha da PGE, basta armazenar o óleo em garrafas PET limpa e seca. A dica é deixar o óleo esfriar antes de guardá-lo e não misturar com nenhum outro produto, nem mesmo água.
A sede da PGE-MT fica na Avenida República do Líbano, nº 2258, no Bairro Despraiado, em Cuiabá.
Geral
Hospital de Câncer inicia implantação de sistema robótico para cirurgias
O Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) inova mais uma vez ao trazer para Mato Grosso o Sistema Versius, uma tecnologia cirúrgica robótica de última geração, pequena e modular, com fácil adoção, implementação e transição para o uso. O HCanMT é a primeira instituição a receber a tecnologia CMR Surgical no Centro-Oeste.
O sistema será usado, principalmente, para cirurgias oncológicas, com indicações para cirurgias urológicas, torácicas, abdominais, colorretais e ginecológicas. O equipamento também será utilizado para cirurgias de remoção de tumores, com condições minimamente invasivas.
Entre os inúmeros benefícios da tecnologia, estão: precisão cirúrgica, visualização ampliada, acessibilidade em áreas difíceis, preservação funcional, redução de complicações, menor tempo de internação e, no caso da prostatectomia, a diminuição da incidência de incontinência e impotência no homem.
“O Hospital já recebeu o robô e agora está em fase de treinamento. O objetivo é que nos tornemos um polo de treinamento e capacitação de profissionais no estado. No momento, a tecnologia é voltada para cirurgias particulares, mas estamos na busca de parcerias, como emendas e consórcios, para o uso do Versius por meio da filantropia ou SUS“, aponta o Diretor Técnico do HCanmt, Dr. Rafael Sodré.
A CMR Surgical, empresa britânica com sede em Cambridge e presença em mais de 30 países, visando apoiar o crescimento do mercado e o sucesso do segmento, com base em um entendimento complexo das necessidades dos cirurgiões e dos hospitais, desenvolveu e comercializa o Versius, uma tecnologia cirúrgica robótica de última geração, pequena e modular, com fácil adoção, implementação e transição para o uso.
-
Política4 dias atrás
Disputa para o Senado em 2026 agita articulação política em MT; Maggi cadê você?
-
Política6 dias atrás
Eleição da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá pode ter surpresa
-
Política4 dias atrás
Vereador afastado e acusado por ligação com o CV pode escapar da cassação
-
Política4 dias atrás
PL realiza encontro estadual nesta segunda-feira em Cuiabá
-
Destaques6 dias atrás
Aeroporto Marechal Rondon recebe autorização para as operações internacionais
-
ESPORTES4 dias atrás
Botafogo é Campeão da Copa Libertadores 2024
-
Geral6 dias atrás
Lar de idosos de Cáceres precisa de recursos para finalizar obras
-
Geral6 dias atrás
Inscrições para concorrer a ingressos do jogo entre Cuiabá e Vasco