DOAÇÃO DE SANGUE

Ônibus do MT-Hemocentro estará no Tribunal de Justiça

Publicados

em

O ônibus do MT-Hemocentro estará no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) nesta terça-feira, 05 de outubro, em mais uma campanha de doação de sangue. A unidade ficará no estacionamento da recepção principal do Palácio da Justiça, em Cuiabá, das 8h ás 12h e das 13h ás 17h para todos aqueles que queiram contribuir com essa ação de amor ao próximo, salvando vidas através da doação.

A ação integra o Programa Bem Viver do Poder Judiciário de Mato Grosso. A iniciativa é feita em parceria com o MT-Hemocentro, que precisa de doações para manter o estoque de bolsas de sangue, que teve a lato crescimento na demanda em virtude da Pandemia da Covid-19.

Magistrados, magistradas, servidores, servidoras e público externo em geral, que trabalham ou estejam nas proximidades estão convidados a participar da campanha, de grande importância, já que o MT-Hemocentro abastece a rede hospitalar da Capital, conforme disse a enfermeira do Ambulatório do TJ e responsável pela ação, Priscilla Daleffe.

Essa parceria é muito interessante para o Tribunal de Justiça porque possibilita o público interno a ajudar com as doações sem que precise se deslocar até o centro, fazendo o bem ao próximo e contribuindo de forma direta com a sociedade”, afirma.

Doadores

Podem doar pessoas que estão bem de saúde, tenham entre 16 e 69 anos e pesem igual ou superior a 50 quilos. A pessoa interessada em doar deve apresentar documento oficial com foto. No caso de tatuagem, micropigmentação ou piercing, só podem doar sangue aqueles que fizeram ou colocaram há mais de um ano.

Covid-19:

Pessoas vacinadas podem doar sangue desde que tenha transcorrido o prazo conforme cada imunizante: Coronavac: 48h após a vacinação; Astrazeneca, Pfizer e Janssen: sete dias após a vacinação.

Aqueles que tomaram a vacina da gripe Influenza (H1N1) devem aguardar 48 horas.

Quem já teve Covid-19 poderá doar sangue somente 30 dias após o fim de todos os sintomas.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Águas Cuiabá entra no clima da Copa com promoção "Torcida Inesquecível"
Propaganda

Geral

Campanha de vacinação alerta para baixa adesão de adolescentes

Publicados

em

Cerca de metade do público de 12 a 17 anos estimado pelo Ministério da Saúde (MS) para Cuiabá fez o cadastro para receber a vacina contra o Coronavírus na capital até o momento. Segundo informações da coordenação da campanha, a meta prevista é de 53.824 adolescentes, e desse montante aproximadamente 26 mil fizeram o cadastro.

Quando liberamos o cadastro deste grupo, tivemos uma grande procura no começo. Os 26 mil cadastros foram feitos logo na primeira semana, mas depois disso não tivemos mais adolescentes se cadastrando”, revelou Valéria de Oliveira, coordenadora da campanha de vacinação.

Ela conta ainda que todos as pessoas deste grupo já foram agendadas.

Já liberamos as agendas para todos os adolescentes cadastrados. Temos pessoas de 12 a 17 anos agendadas até esta quinta-feira (21). Não temos mais ninguém dessa faixa etária no cadastro depois disso. Pedimos aos pais ou responsáveis por adolescentes que ainda não tenham feito o cadastro que façam o quanto antes, para darmos prosseguimento à imunização deste grupo”, pediu a coordenadora.

Segunda dose e dose de reforço

Valéria também alerta sobre a baixa procura para pessoas que precisam tomar a segunda dose de Pfizer e a dose de reforço.

Recentemente o Ministério da Saúde liberou para as pessoas tomarem a segunda dose de Pfizer 56 dias após a primeira, mas depois disso parece que as pessoas esqueceram que precisam receber essa segunda aplicação. Além disso, a procura de dose de reforço para idosos a partir de 70 anos e trabalhadores da saúde também está pequena. Nós, da vacinação, convocamos todo este público que venha aos polos de vacinação ou unidades básicas de saúde que aplicam as vacinas para tomarem sua dose e completar o esquema vacinal”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Obras da Praça Mandioca avançam para etapa de acabamento
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA