ALERTA DA DEFESA CIVIL

Nova onda de calor muito forte em MT

Publicados

em

Uma nova onda de calor está se instalando sobre o Brasil e vai elevar muito a temperatura em grande parte do país nos próximos dias. O calor intenso se inicia no fim da semana de 11 e 12 de novembro e deve se intensificar no decorrer da semana do feriado de 15 de novembro de 2023. Esta será a quarta onda de calor que o Brasil vive no segundo semestre deste ano e poderá ser mais forte do que as onda de calor de agosto, setembro e de outubro de 2023.

Nesta nova onda de calor, ao menos 12 estados brasileiros e o Distrito Federal (área vermelha) devem registrar vários dias com temperaturas pelo menos 5°C acima do normal para novembro. São eles: Paraná, São Paulo, Rio De Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí.

Defesa Civil alerta

Um alerta foi emitido pela Defesa Civil do Estado de Mato Grosso, nesta sexta-feira (10), para um grande perigo à saúde em razão da onda de calor prevista para o Estado até a próxima quarta-feira (15).

Leia Também:  Em pânico, população tem muito medo de bandidos que já mataram 12 pessoas em 4 meses

O alerta considera os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que apontam previsão de que a temperatura atinja 5ºC acima da média do período pelos próximos cinco dias. A previsão é que a temperatura máxima supere os 41ºC em diversas cidades do Estado.

Em razão da elevada temperatura, e da duração da onda de calor, o Ministério da Saúde emitiu orientações sobre um potencial risco de emergência em saúde pública em Mato Grosso.

As ondas de calor representam sérios riscos para a saúde humana, incluindo hipertermia, desidratação, problemas respiratórios e agravamento de condições médicas pré-existentes“, informou.

Diante do quadro, a Defesa Civil recomenda que, nesse período, a população evite exposição ao sol durante os horários de maior calor, como das 10h às 17h,, evite a prática de atividades físicas ao ar livre sem a proteção adequada e não deixe crianças ou pessoas idosas sem vigilância em veículos estacionados.

Também é recomendado que a população beba bastante água e consuma alimentos leves, tome banhos frios ou em locais seguros, evitando correntes fortes de água, mantenha os locais frescos e arejados, e garanta que as conexões elétricas do local sejam seguras.

Leia Também:  Polícia Civil localiza no Maranhão suspeito de estuprar enteadas e prima na Guia

É recomendado, ainda, o uso de umidificadores de ar (também podem ser usadas bacias com água para umidificar os ambientes ou estender toalhas e panos únicos), e roupas leves e soltas.

Já em caso de problemas respiratórios, é recomendado que a população procure um posto médico.

Em caso de incêndios ou emergências médicas, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. O Samu também pode ser acionado pelo 192.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

Inscrições abertas para 250 vagas gratuitas em oficinas culturais

Publicados

em

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso está com inscrições abertas para 250 vagas gratuitas em oficinas culturais, que serão realizadas de 01 a 17 de dezembro, em comemoração ao mês do Natal. A programação inclui abertura da exposição de fotografias ‘Festa tradicional de São Benedito’, no domingo (03), e a continuidade da mostra ‘Ele É Negro, Ele É Santo, É Bonito, Viva São Benedito’.

As oficinas gratuitas integram a programação de Natal do Museu, e contam com atividades com argila, desenho a mão livre e confecção de presépio em pedra, além de contação de histórias, caça ao tesouro e apresentação de teatro.

As inscrições são abertas conforme o cronograma de realização das oficinas, e cada atividade oferece de 20 a 40 vagas por turno, sendo manhã ou tarde.

É importante estar atento à indicação da idade, considerando que há oficinas livres, outras para crianças a partir de 04 anos e outras para maiores de 07 anos. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia pela internet, por este link..

Além das oficinas gratuitas, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso também conta com exposições permanentes e temporárias abertas para visitação ao público, com cobrança de entrada ao espaço cultural. Para quem quiser conhecer, em dezembro e janeiro estarão disponíveis as mostras ‘Festa tradicional de São Benedito’ e ‘Ele É Negro, Ele É Santo, É Bonito, Viva São Benedito’.

A exposição ‘Festa tradicional de São Benedito’ traz 38 fotos com registros dessa simbólica celebração do povo cuiabano, que tem mais de 300 anos de história. Ela será aberta ao público no domingo (03), às 10h. Serão expostos os trabalhos dos fotógrafos Alair Ribeiro, Célia Soares, Chico Valdiner, Cunto Neto, Emanoele Daiane, José Medeiros, Maria Anffe, Rai Reis e Vinícius Appolari.

A mostra é um recorte da exposição ‘Festa Religiosa’, apresentada em 2019 no espaço cultural, que abordou as tradicionais comemorações da Baixada Cuiabana, entre elas a de São Gonçalo, Divino Espírito Santo e São Benedito.

Leia Também:  Cuiabá recebe mais 5.430 doses de CoronaVac para concluir imunização de idosos acima de 80 anos

Já a exposição “Ele É Negro, Ele É Santo, É Bonito, Viva São Benedito”, com obras em cerâmica da artista Rosylene Pinto, está aberta para visitação desde junho. A mostra apresenta diferentes olhares sobre o santo padroeiro dos negros, cozinheiros e pobres. Nela, São Benedito é celebrado em representações com alimentos, flores, crianças e outros, que remetem aos milagres atribuídos a ele.

As duas exposições em homenagem a São Benedito ficam abertas ao público até 31 de janeiro de 2024.

Colônia de Férias na Biblioteca Estevão de Mendonça e no Museu de Arte Sacra

Programação de oficinas gratuitas

01/12 – Identificando o Museu de Arte Sacra e Oficina de Argila
Ministrante: Elaine Costa
Horário: 09h às 12h
Público: 05 a 12 anos

01/12 – Uma tarde de contos e criatividades
Ministrante: Gustavo Gonzalez
Horário: 13h às 17h
Público: 05 a 12 anos

02/12 – Uma manhã de contos e criatividades
Ministrante: Jessica Paniago
Horário: 09h às 12h
Público: 07 a 12 anos

08/12 – Cine Debate e Caça ao Tesouro
Ministrante: Hugo Devonne
Horário: 09h às 12h
Público: 04 a12 anos

08/12 – Oficina Mágica de Projetos e Criatividade
Ministrante: Karina Cuiabano
Horário: 13h às 17h
Público: Livre

Leia Também:  Polícia Civil localiza no Maranhão suspeito de estuprar enteadas e prima na Guia

09/12 – Oficina de Modelagem em Argila com técnica do Acordelado
Ministrante: Artista Rosylene Pinto
Horário: 09h às 11h
Público: Livre

09/12 – Espetáculo Palhaçando
Grupo Tibanaré
Horário: 14h
Público: Livre

15/12 – Oficina Árvore da Vida
Ministrante: Elaine Costa
Horário: 09h às 12h
Público: 06 a 12 anos

16/12 – Oficina Desenho a Mão Livre
Ministrante: Arquiteto e Artista Carlos Pina
Horário: 09h às 11h
Público: +12 anos

17/12 – Oficina de Presépio em Pedra
Ministrante: Artista Cida Silva
Horário: 10h às 12h
Público: Livre

Exposições em homenagem a São Benedito

Até 31/01/2024

Exposição “Ele é Negro, Ele é Santo, é Bonito, Viva São Benedito”
Artista: Rosylene Pinto

03/12 a 31/01/24

Exposição “Festa tradicional de São Benedito”
Fotógrafos: Alair Ribeiro, Célia Soares, Chico Valdiner, Cunto Neto, Emanoele Daiane, José Medeiros, Maria Anffe, Rai Reis e Vinícius Appolari.
Abertura: 03 de dezembro às 10h
Período: 03 de dezembro a 31 de janeiro de 2023

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é um espaço cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) que funciona em gestão compartilhada com a Ação Cultural.

Horário de funcionamento: Quarta a domingo, das 9h às 17h.
Entrada para visitar as exposições: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Gratuidade é concedida para estudantes e professores de escolas e universidades públicas, guias de turismo, pessoas com deficiências e menores de 5 ou maiores de 60 anos.
Entrada para oficinas: Gratuito. Inscrições AQUI.
Endereço: Clóvis Hugueney, n° 239, bairro Dom Aquino – Cuiabá/MT
Mais informações: (65) 3056-1373 e Instagram @museudeartesacramt

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA