Geral

MT Hemocentro precisa de doações para o período de Carnaval

Publicados

em

A direção do MT Hemocentro reforça a necessidade de doações de sangue durante o período de carnaval. O atendimento durante o feriado será na Unidade de Coleta e Transfusão do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, que estará aberta ao público das 7h às 18h, exceto no domingo (07.02). A unidade do MT Hemocentro retoma o atendimento na quarta-feira (10.02), no período vespertino, a partir das 13h.

Hemocentro de Cuiabá2016

Hemocentro de Cuiabá2016

Diretora do MT Hemocentro, Eliane Curvo explica que como o carnaval é um feriado prolongado há um aumento no número de acidentes e, consequentemente, aumento da demanda por bolsas de sangue em procedimentos médicos. “Infelizmente é neste período que as doações caem. Para manter os estoques de bolsas de sangue em níveis seguros convidamos os doadores à prática de um gesto de amor ao próximo”.

Eliane acrescenta que a unidade está conseguindo atender a demanda, mas a tendência é que o estoque fique cada vez mais baixo. “Para que isso não ocorra estamos fazendo esse chamamento. Precisamos que os doadores venham, porque existem alguns períodos do ano em que a procura reduz bastante, estamos nesse período agora". Nos dias que antecedem o carnaval as doações tendem a cair de 30% a 40%, porque muitas pessoas viajam no feriado.

Para ser um doador é preciso ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. Estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto são requisitos imprescindíveis para quem decide fazer a doação.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro, que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, a doação é voluntária, anônima, altruísta e não remunerada. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, levando cerca de 40 minutos. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano homens a cada 60 dias e mulheres devem respeitar um intervalo de 90 dias entre as doações.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Inauguração do novo Shopping Popular terá palestras e shows regionais e nacional dia 21 de julho

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Geral

Todos os polos de vacinação podem aplicar a dose de reforço contra o Coronavírus

Publicados

em

A partir desta segunda-feira (6), todos as pessoas de 18 a 59 anos que tenham tomado a segunda dose de qualquer vacina contra o Coronavírus há 5 meses (150 dias) poderão receber a dose de reforço. Até então apenas trabalhadores da saúde e pessoas a partir de 60 anos estavam recebendo a terceira aplicação, mas com o recebimento de mais doses, a campanha Vacina Cuiabá – Sua Vida em Primeiro Lugar ampliou o público.

O anúncio foi feito pelo Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), na tarde desta ultima sexta-feira,3.

Com apoio de todos vocês, juntos, vamos vencer essa cruzada contra a Covid-19“, declarou o prefeito.

É como se estivéssemos começando novamente a campanha de vacinação, pois agora toda a população adulta poderá ser vacinada com a dose de reforço. Por isso pedimos encarecidamente que as pessoas verifiquem com cuidado a data que tomaram a segunda dose, para só comparecerem aos polos de vacinação para receber a terceira aplicação no prazo correto, que é de 150 dias após a segunda vacina”, explicou Valéria de Oliveira, coordenadora da campanha.

Em relação à segunda dose da Janssen, Valéria revelou que é necessário aguardar a chegada das vacinas.

Recebemos cerca de 15 mil doses de Janssen para aplicação de dose única na época e ela já foi toda usada, não temos mais nenhuma dose. Precisamos aguardar o envio da segunda dose para o público que recebeu essa vacina para darmos continuidade ao esquema vacinal”, disse.

A coordenadora aproveita para fazer o chamamento das pessoas que estão com a segunda dose ou a dose de reforço atrasadas.

Temos muitas pessoas que precisam comparecer aos polos de vacinação para completarem o esquema vacinal. Quem tomou a primeira dose de Pfizer ou Astrazeneca, pode tomar a segunda depois de 56 dias. Quem tomou a primeira de Coronavac, pode tomar a segunda após 28 dias. Pessoas acima de 12 anos que ainda não tomaram nenhuma dose, devem fazer o cadastro no site Vacina Cuiabá e comparecer a qualquer polo e se vacinar o quanto antes“.

Ela reforça a importância de se completar o esquema vacinal e tomar a dose de reforço.

Temos visto nos noticiários que vários países da Europa estão passando por mais uma onda da Covid-19 porque a cobertura vacinal está abaixo do esperado. O Brasil tem uma forte cultura de vacinação e já conseguiu controlar inúmeras doenças por meio da imunização. É essencial que as pessoas venham se vacinar, pois quanto mais pessoas imunizadas, menos risco corremos de passarmos por uma nova onda da pandemia. Quem se vacina, protege si mesmo e o próximo”, concluiu Valéria.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mato Grosso apresenta redução de 5% em "Crimes de Homofobia"
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA