Search
Close this search box.

FIQUE POR DENTRO

Médica mato-grossense explica as diferenças entre exames para diagnóstico de “Covid-19”

Publicados

em

Existem dois tipos de testes para a “Covid-19“. O primeiro deles avalia a presença do vírus no indivíduo e o outro avalia a presença de anticorpos, conforme explica a pediatra e patologista Natasha Slhessarenko, que representa Mato Grosso no Conselho Federal de Medicina (CFM).

Diante do cenário de desconhecimento e dúvidas sobre o novo “Coronavírus“, a médica mato-grossense Natasha Slhessarenko explica que o teste que avalia a presença da “Covid-19” no paciente é o RT-PCR, que é um teste molecular que amplifica o material genético do vírus.

Esse teste é realizado com um cotonete que coleta material do nariz ou boca do paciente e deve ser coletado em pacientes que estão apresentando os sintomas da doença.

Preferencialmente ele tem que ser coletado entre o segundo e o sétimo dia de sintomas. Quanto mais sintomas, a gente sabe que esse teste é mais positivo. O PCR tem uma sensibilidade em torno de 80%, ou seja, em cada 100 pacientes com “Covid“, 80 vão ter esse teste positivo, quando respeitado esses critérios“, explica a médica.

Slhessarenko diz que o PCR é chamado de “padrão ouro“, pois é o teste que fornece o devido diagnóstico da presença do vírus.

É esse teste que quando realizado em pacientes sem sintomas, ele permite saber se o indivíduo é um portador assintomático. O indivíduo que transmite, mas não apresenta sintomas“.

A patologista ainda acrescenta que existe outro exame, o chamado teste rápido para pesquisa de antígeno, porém ele ainda não chegou ao Brasil.

Leia Também:  Santos defende Carvalho e detona "CPI da Covid"

Para além dos exames que avaliam a presença do vírus, há os testes que avaliam a presença dos anticorpos, ou seja, verifica se o indivíduo já foi exposto ao vírus. Apesar de existir e ser encontrados disponíveis em farmácias e consultórios médicos, Slhessarenko diz que eles não foram validados para a população brasileira.

Este teste pode ser realizado de duas formas. O teste rápido, em que o resultado sai em minutos, e o de sorologia convencional, ou seja, coleta de sangue. De acordo com a médica, nos estudos, até o momento, nenhum teste rápido se mostrou eficiente para detectar os anticorpos.

Eles chegam a uma proporção de 80% de falsos negativos“, acrescenta.

Esse exame pode ser realizado através da coleta de sangue da ponta dos dedos ou da coleta no braço. De acordo com Natasha Slhessarenko, este último demonstra ter um melhor desempenho.

São testes que não dão o diagnóstico, eles ajudam a complementar. O diagnóstico de Covid-19 é clínico, epidemiológico e por PCR“, finaliza a médica, responsável técnica pela Clínica Vida Diangóstico e Saúde, de Várzea Grande (MT), a médica mato-grossense Natasha Slhessarenko.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

Mercado do Porto oferecerá internet gratuita para feirantes e frequentadores

Publicados

em

Localizado na Avenida Oito de Abril, no tradicional bairro Porto, o Mercado Antônio Moysés Nadaf, o Mercado do Porto, em breve oferecerá internet gratuita tanto para os feirantes quanto à população que frequenta o local. Essa iniciativa, anunciada durante o Festival de Pimenta realizado no último fim de semana (12,13 e 14), é parte dos esforços da gestão municipal para proporcionar mais comodidade e qualidade aos frequentadores do mercado.

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, irá firmar uma parceria com a empresa Amigo para oferecer esse tipo de serviço.

Essa é mais uma ação efetiva da gestão Emanuel Pinheiro em proporcionar maior comodidade e qualidade aos feirantes e à população que frequenta o Mercado do Porto. Com o advento da tecnologia, onde a maior parte das vendas é feita via pix ou cartões de crédito e débito, temos que investir nesse setor, a fim de aquecer e fortalecer as atividades econômicas da região, declarou o secretário.

Na última sexta-feira (12), o prefeito Emanuel Pinheiro assinou a ordem de serviço para dar início às obras de reforma e ampliação do Mercado do Porto. As obras serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, e a previsão de entrega é para o mês de novembro.

Leia Também:  Escolas continuam de portas fechadas

Durante a primeira fase de obras, entregue em julho de 2023, a gestão Emanuel Pinheiro realizou a entrega de dois pisos de construção, banheiros destinados a PNE. O espaço conta com dezenove climatizadores, rampas e dois elevadores.

Estamos trabalhando para entregar aquele que é um dos cartões postais da cidade, com excelência e equidade. Então, nada mais certo que investir em detalhes importantes como na área tecnológica. Com essa parceria, será disponibilizada Wi-Fi Gratuita para todos, finalizou Pinheiro.

A parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, e a empresa Amigo visa atender à crescente demanda por conectividade, especialmente em um contexto em que muitas transações comerciais ocorrem por meio de Pix ou cartões de crédito e débito.

Essa medida não só beneficiará os comerciantes locais, mas também contribuirá para fortalecer as atividades econômicas da região.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA