Search
Close this search box.

Geral

Mato Grosso comemora aniversário e legado de Dom Aquino Corrêa

Publicados

em

130 anos nascia em Cuiabá Francisco de Aquino Corrêa, o Dom Aquino, criador de dois dos maiores símbolos oficiais do Estado: o brasão e o hino de Mato Grosso. Grande incentivador da cultura e da preservação da memória, Dom Aquino, enquanto “presidente” do Estado entre 1918 e 1922, se preocupou em eternizar a história mato-grossense.

domaquinocorreiaHomem de letras, poeta, escritor, como descreve o pesquisador João Carlos Vicente Ferreira, Dom Aquino viu seu poema “Canção Mato-grossense” ser musicado pelo então tenente do Polícia Militar Emílio Heine, que também era maestro da banda da polícia, e entoado pelos mato-grossenses assim como um hino – ainda que não oficializado à época.

A institucionalização só aconteceu em 1983, 64 anos após a primeira apresentação em público da composição, em 1919, durante comemorações do aniversário de Cuiabá. Na década de 80, recorda Ferreira, discutia-se muito sobre a oficialização ou não do poema como hino. Afinal, a divisão do estado era recente e a frase “de Dourados até Corumbá” causava conflito.
 
Na época, conta o pesquisador, foi preciso montar uma comissão para avaliar a utilização do poema e da música como hino. “Quando Dom Aquino escreveu, pensava em Dourados e Corumbá como pontos de resistência da Guerra do Paraguai. Chegou-se à conclusão que deveria ser mantido, pois a letra era uma alusão a um período em que aqueles locais eram importantes para a defesa do solo mato-grossense”.

Leia Também:  Secel vai selecionar 28 projetos de diferentes categorias

Tão quanto o poema, o Brasão também é uma aula de história. Instituído logo no primeiro ano da gestão de Dom Aquino Corrêa, por meio da Resolução nº 799, de 14 de agosto de 1918, o símbolo é uma referência à origem do estado, à economia e ao povo mato-grossense. A começar pelo escudo ao estilo português que traz a imagem de um morro, descrito como “morro de ouro”. Segundo o pesquisador, trata-se do morro de Santo Antônio, uma referência geográfica utilizada pelos bandeirantes que viajavam a Mato Grosso.

Ainda no centro está um braço armado, empunhando uma bandeira com a Cruz da Ordem de Cristo, o mesmo desenho presente no brasão da cidade de São Paulo. É outra referência aos bandeirantes e aos portugueses, afirma Ferreira. Ao redor do escudo estão ramos de erva mate e seringueira, que no início do século XX movimentavam a economia de Mato Grosso juntamente com a exploração de ouro, representado pela cor amarela do morro.

Sobre o escudo está a Fênix, uma ave mítica que representa o renascimento, e abaixo dele a frase em latim “Virtute Plusquam Auro”, que significa pela virtude mais que pelo ouro. Juntos, analisa o pesquisador, os dois elementos deixam uma mensagens aos mato-grossenses: “Somos um povo como uma fênix, que vamos vencer sempre. Uma mensagem muito forte, que se completa com a frase em latim”. 
 
O poema Canção Mato-grossense prevalece até os dias de hoje como o Hino do Estado de Mato Grosso e o Brasão foi resgatado pela atual gestão como alternativa ao uso de uma logomarca referente ao governo.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Geral

Nefropediatras de todo o Brasil se reúnem em Cuiabá

Publicados

em

A nefrologia pediátrica é a subespecialidade da pediatria responsável por prevenir, diagnosticar e tratar de condições que assolam rins e bexiga. Nesse caso, os pacientes têm entre 0 e 18 anos de idade, ou seja, bebês, crianças e adolescentes.

Nessa fase da vida, é comum que aconteçam condições como as infecções urinárias. Os rins ainda estão em desenvolvimento e o corpo ainda não possui um sistema imunológico completamente estabelecido. Por isso, esses problemas são tratados especialmente pela nefrologia pediátrica.

“Do Prematuro ao Adolescente: Nefrologia Pediátrica na Era da Inteligência Artificial”, esse será o tema do XX Congresso Brasileiro de Nefrologia Pediátrica. O evento acontecerá no Hotel Odara entre os dias 01 e 04 de maio de 2024 e tem como público alvo estudantes, médicos generalistas, pediatras, nefropediatras, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais.

A organizadora do evento a nefropediatra, Emmanuela Bortoletto Santos dos Reis, que atua na área em Cuiabá, disse que nesse Congresso serão discutidas novas técnicas, medicamentos, tratamentos na área de nefropediatria, área da medicina pouco conhecida do público e que já falta tantos profissionais médicos pelo aumento de casos.

É importante participar desse Congresso para além de se atualizar e capacitar ainda trocar experiências com médicos de outras regiões do país“.

O Congresso terá como um dos palestrantes o Nefropediatra, Carl H. Cramer de Rochester, de Minnesota (USA) que vai abordar o tema “Nefrologia Neonatal”. Hoje ele atua como professor assistente de Medicina Pediátrica e do Adolescente da Clínica Mayo, vice-presidente de prática do centro infantil e diretor médico de transplante renal pediátrico.

Leia Também:  Batalhão de Trânsito intensifica fiscalização no feriado prolongado 

Haverá ainda a participação da Clotilde Druck Garcia, Nefrologia Pediátrica de Porto Alegre (RS) que é chefe do Serviço de Nefrologia Pediátrica da Santa Casa de Porto Alegre e coordenadora do Departamento de Transplante Pediátrico da ABTO. Ela estará no Painel e na Miniconferência sobre “Transplante Renal”.

Também estará presente a Nutricionista, Gabriela Salvatte de Olivera Segri, que atua em Cuiabá e tem experiência em consultoria na área de Health Marketing para indústrias de alimentos ou personal care. Ela vai estar presente na mini-conferência “Doença Renal e Nutrição”.

Ao todo serão 50 médicos de várias regiões do país e internacionais que estarão nesse XX Congresso Brasileiro de Nefrologia Pediátrica dando sua contribuição.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA