NOVO DECRETO

Kalil anuncia dose de reforço contra Covid-19 para 4 meses

Publicados

em

Doses de reforço das vacinas contra Covid-19 dão uma proteção significativa contra doenças brandas causadas pela variante Ômicron, em parte revertendo a queda acentuada na eficácia dos imunizantes. As conclusões iniciais de um estudo empírico são parte dos primeiros dados sobre a proteção contra Ômicron não saídos de estudos de laboratório, que têm mostrado uma atividade neutralizadora reduzida das vacinas contra a Ômicron.

Duas doses de algumas vacinas quase não oferecem proteção contra uma infecção por Ômicron, embora devam reduzir bastante o risco de adoecer a ponto de precisar de cuidados hospitalares.

As vacinas foram todas desenvolvidas para combater a primeira forma do vírus que surgiu há dois anos. A proteção que você adquire após a terceira dose é maior, mais ampla e mais memorável do que você tinha antes.

Dose de reforço

O Prefeito da Cidade Industrial, Kalil Sarat Baracat de Arruda (MDB), determinou a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande (SMS/VG), a redução para quatro meses ou 120 dias no intervalo entre a segunda e a dose de reforço e solicitou novamente que fosse formalizado a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e ao Ministério da Saúde (MS) a vacinação das crianças de 5 anos acima, bem como a possibilidade da quarta dose diante da nova onda da COVID-19 pela variante Ômicron que tem se demonstrado de maior propagação, mas de menor poder ofensivo.

Na semana passada, durante a CIB da qual participou o secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, foi informada a posição da Secretaria de Estado de Saúde pela redução de 150 dias ou 5 meses de intervalo entre a segunda e a dose de reforço para 120 dias ou 4 dias e queremos avançar ainda mais”, disse o prefeito Kalil Baracat sinalizando que Várzea Grande trabalha para voltar ao novo normal, deste novo momento de pandemia.

A medida vale para todos os públicos já imunizados contra o Coronavírus. Várzea Grande começa a aplicar a dose antecipada já a partir desta  terça-feira, 14 de dezembro.

Leia Também:  Agricultores receberão a primeira parcela do Programa Fomento Produtivo

Um Novo Decreto de 102/2021, foi baixado, mantendo Situação der Emergência, vetando a realização de eventos e festas públicas e mantendo restrições para as festas privadas como 70% da capacidade local, uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social e principalmente fiscalização das forças policiais do Estado e de Várzea Grande, bem como da Vigilância Sanitária e em Saúde.

É preciso que haja um equilíbrio, pois a COVID-19 não passou e novos surtos não estão descartados, o que representa dizer, mais investimentos em saúde, mais leitos hospitalares, mais profissionais, enfim todas as exigências que uma pandemia requer, por isso, todo cuidado é pouco e as exigências vão continuar pelo bem de todos, pois já temos um óbito na Europa decorrente da Ômicron”, alertou Kalil Baracat.

O secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, também tomou várias decisões, em relação à aplicação da vacina contra a Covid-19, para este final de ano.

Após reunião com as equipes técnicas, decidimos manter até o final do ano, 16 pontos de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde, onde abrimos também a UBS do Água Vermelha, cuja aplicação se dará no horário de expediente de cada unidade. Nos dias 24 e 25, não haverá pontos abertos de vacinação e nem nos dias 31 e 1º de 2022. Neste próximo sábado (18) faremos uma ação especial, no Parque Berneck, em sistema drive thru, das 8h às 16 h. Nossos servidores, têm trabalhado muito este ano na vacinação, adotamos esta estratégia, para que eles também possam descansar um pouco e passar o Natal e Ano Novo com as famílias. A Vacinação já foi descentralizada, e a população deve procurar os pontos mais próximos de suas casas. Vacine-se”, orientou o secretário.

Várzea Grande aguarda decisão ainda dos Governos Federal e Estadual, para também vacinar crianças de 5 a 11.

Acreditamos que esta parcela da população também deve ser vacinada, ainda mais com a nova variante se espalhando pelo mundo todo. Acreditamos que esta decisão será tomada ainda no início do próximo ano. Aí sim ficaremos mais protegidos. Defendo e está mais do que comprovado que a vacina garante proteção para se evitar contrair formas mais graves do novo Coronavírus e até mesmo impedir que as pessoas venham a óbito”, disse o secretário.

Segundo ainda o secretário, a decisão de antecipar a aplicação da dose de reforço (de cinco para quatro meses) se deve ao risco de circulação de novas variantes e à baixa procura da população pela segunda dose e dose de reforço com o prazo que estava vigente.

Como Várzea Grande avança nos índices de aplicação, da primeira e segunda dose, queremos vacinar ainda mais a nossa população e nivelar os índices das três doses, e ter a certeza de que o várzea-grandense estará mais protegido da pandemia. O fim de ano chega, é inevitável encontros em família aconteçam, a orientação é manter o menor número de pessoas juntas, usar máscaras e manter as regras de higienização. A Pandemia não acabou. Evitar aglomerações”, disse o secretário.

Unidades de Saúde (Segunda a sexta-feira, 08 as 10:45 horas e das 13 às 16 horas)

📍Centro Saúde Nossa Senhora da Guia;
📍Centro de Saúde Cohab Cristo Rei;
📍Centro de Saúde Água Limpa (Maçonaria);
📍Clínica Atenção Primária Jd Glória;
📍Clínica de Atenção Primária 24 de dezembro;
📍Clínica de Atenção Primária Parque do Lago;
📍ESF Jardim Manaira;
📍ESF Ouro Verde;
📍Policlínica Atenção Primária Cristo Rei;
📍Policlínica Marajoara;
📍PSF Capão;
📍UBS Santa Isabel;
📍UBS Cabo Michel;
📍UBS São Mateus
📍UBS Aurília Curvo;
📍UBS Água Vermelha

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

Fecomércio-MT vai incluir jovens no mercado de trabalho

Publicados

em

O sonho de toda mãe é conseguir para os filhos uma vaga como jovem aprendiz ou estagiário, mas sabe que a realidade entre distribuir currículos e conseguir uma oportunidade é uma tarefa difícil.

O Sistema Fecomércio-MT/Sesc/Senac/IPF-MT dará início, na semana do dia 6 a 10 de junho, ao ‘Programa Empregar’, que busca qualificar jovens de 16 a 20 anos para o mercado de trabalho. A ação é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo link na BIO do Instagram da federação (@fecomercio_mt).

Esta é uma grande oportunidade para jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho. É importante destacar que o Brasil vive hoje uma de suas piores crises econômicas na história. Milhões de desempregados, mas ao mesmo tempo milhares de postos de trabalhos em aberto, e então por que a conta não fecha? Empresas hoje não têm mais tempo para treinamento, preferem aqueles que já estejam qualificados e prontos para começarem a trabalhar. Para os adolescentes, a cobrança é ainda mais dura. 

Leia Também:  Prefeitura entrega revitalização do Centro de Convivência de idosos "Maria Ignês"

Durante a programação do Sistema Fecomércio-MT/Sesc/Senac/IPF-MT, serão apresentadas palestras de capacitação aos jovens, com técnicas de comportamento, marketing pessoal e empreendedorismo. Também serão realizados testes vocacionais e de aptidão visando atender às demandas dos empresários do comércio.

Para o presidente da federação, José Wenceslau de Souza Júnior, a ideia do programa é contribuir para a capacitação dos jovens e atender as empresas dos setores do comércio e serviços.

Muitas empresas de varejo que atuam na região estão sempre em busca de profissionais qualificados, o que nem sempre é possível no mercado atual. Por isso, queremos fazer essa “ponte” para auxiliar tanto a empresa quanto o colaborador, afirmou.

O superintendente da entidade, Igor Cunha, disse que o programa, já realizado anteriormente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção de Mato Grosso (Sindcomac-MT), possibilitou a inserção de dezenas de jovens no mercado de trabalho.

Esta ação possibilitará atender aos diversos segmentos filiados à Fecomércio-MT, colocando os jovens no mercado de trabalho e melhorando a situação econômica da região e de suas famílias”.

As atividades serão promovidas na sede da Fecomércio-MT, no período da tarde, das 14h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3648-1400.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA