IMUNIZAÇÃO DOS IDOSOS

Idosos asilados já estão recebendo a segunda dose da vacina contra a Covid-19

Publicados

em

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas maiores de 60 anos, no Brasil, mais do que triplicará nas próximas décadas: de 19,6 milhões em 2010, para 66,5 milhões em 2050. Assim, é preciso garantir a melhor qualidade de vida possível a estas pessoas e, nesse contexto, a vacinação é de extrema importância.

Por conta das alterações imunológicas ocorridas ao longo do processo natural de envelhecimento, os idosos são mais suscetíveis ao surgimento de algumas doenças infectocontagiosas, principalmente as do aparelho respiratório. Dessa forma, é fundamental que a população se conscientize sobre a importância da vacinação e se envolva nas campanhas.

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já deu inicio da aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 nos idosos institucionalizados, que são aqueles que vivem em asilos e casas de repouso.

Ao todo, 290 idosos e cuidadores que trabalham nessas instituições completarão o esquema de imunização com a CoronaVac. Em abril, outras 110 pessoas asiladas que receberam a primeira dose da vacina de Oxford/Astrazeneca também serão contempladas, já que este imunizante tem intervalo maior entre a primeira e a segunda dose.

Quem está executando o plano de vacinação nesse grupo de pacientes são duas equipes do programa Consultório na Rua, da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde. Na ultima segunda-feira (15), eles visitaram o Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, onde 140 doses foram aplicadas. Já na tarde desta quinta-feira (18), 40 pacientes do Abrigo Recanto Feliz foram contemplados.

De acordo com Vera Lúcia Ferreira, coordenadora do Consultório na Rua, o momento foi de muita emoção.

Muitos choram na hora da aplicação da vacina. A gente vê eles com os olhos cheios de lágrimas e pergunta porque estão chorando e eles respondem: Agora vou poder ver meu filho, vou poder ver meus netos. É muita emoção”.

Os asilos que ainda serão atendidos com a aplicação da segunda dose da CoronaVac são: Lar Doce Lar, com a vacinação de 40 pessoas e a instituição Casa Nova, nesta segunda-feira (22), com a imunização de 70 pessoas.

Para o mês de abril, serão atendidos 60 pessoas no asilo Village Bitencourt e 50 pacientes na Casa de Repouso Shalom. Ambos serão contemplados com a vacina de Oxford/Astrazeneca.

Esse momento de vacinação da segunda dose causa uma felicidade muito grande porque é o mais próximo que temos de saber que eles estão realmente imunizados. Entre 18 e 28 dias após a segunda dose que a imunização é realmente efetiva. Eles ficaram tão felizes que o pessoal do Abrigo Bom Jesus nos ligou agradecendo a atenção da equipe, não só com os idosos mas também com os profissionais, pelo compromisso de estar lá efetivando a dose”, destacou Vera Lúcia Ferreira.

Vacina Cuiabá

Além da vacinação em segunda dose dos idosos asilados, a campanha Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar também está realizando a vacinação em primeira dose dos idosos a partir de 85 anos acamados, que estão sendo atendidos em seus domicílios por quatro equipes do programa Melhor em Casa. O atendimento é feito por regionais, sendo quarta (17) e quinta (18) a imunização de 102 idosos acamados da Regional Leste.

Na sexta-feira (19) serão vacinados os idosos da Regional Norte, com um total de 79 pessoas. Na próxima segunda-feira (22) será a vez dos idosos da Regional Oeste. Serão 68 doses aplicadas para este público. E na terça (23) os idosos acamados da Regional Sul serão os contemplados. Estão agendadas 46 pessoas desta regional.

No Centro de Eventos foram vacinados 2.460 idosos entre os dias 11 e 15 de fevereiro. Até o dia 16 de fevereiro, foram vacinadas 23.569 pessoas com a primeira dose e 8.521 pessoas já haviam recebido a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Segundo torneio de Futmesas acontece neste domingo em Cuiabá
Propaganda

Geral

Cuiabá recebe mais 5.430 doses de CoronaVac para concluir imunização de idosos acima de 80 anos

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu, na tarde desta sexta-feira (5), mais 5.430 doses da CoronaVac enviadas pelo Ministério da Saúde para aplicação da segunda dose dos idosos.

Do total, 3.120 vacinas serão destinadas à segunda dose dos idosos na faixa etária acima de 85 anos de idade, que receberam a primeira dose entre os dias 11 a 14 de fevereiro.

2.310 vacinas serão reservadas para a segunda dose dos idosos na faixa de 80 a 84 anos que estão recebendo a primeira dose nesta semana, no polo central, que funciona de segunda a sábado, das 8h às 18 horas, no Centro de Eventos do Pantanal.

No momento, ainda não é possível fazer o agendamento da segunda dose de idosos. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cuiabá e da campanha de vacinação contra a Covid-19 Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar, Valéria de Oliveira, explica que a segunda dose será aplicada no intervalo de 28 dias, previsto na bula da CoronaVac.

Durante a aplicação da primeira dose, estamos anotando a aplicação da segunda dose com o prazo máximo do reforço na caderneta de vacinação da pessoa, pois esse prazo é mais eficaz para a produção de anticorpos pelo organismo. Quando estiver próximo da data dessa segunda aplicação, iremos liberar o sistema de agendamento e divulgar nos canais da Prefeitura, informa a coordenadora.

Agendamento da próxima semana

Com as doses que já haviam chegado anteriormente, nesta semana, estão sendo vacinados idosos entre 80 e 84 anos de idade com a primeira dose e trabalhadores da saúde com a segunda dose. Neste sábado (6), às 13 horas, o site Vacina Cuiabá estará liberado para agendamento da vacinação de segunda-feira (8). Serão liberadas 500 vagas para agendamento da primeira dose de idosos acima de 80 anos e 1.000 doses para primeira aplicação de trabalhadores da saúde.

A novidade no processo de vacinação dos trabalhadores da saúde é que será necessário imprimir a declaração de que faz parte do grupo prioritário dos trabalhadores da saúde em atividade, que deve ser preenchida com o número do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), assinada e levada no ato da vacinação no Centro de Evento do Pantanal. O documento estará disponível no site Vacina Cuiabá, onde é feito o cadastro para vacinação.

Tal medida atende à notificação recomendatória nº 007/2021, assinada pelo promotor de justiça Alexandre Guedes, da 7ª Promotoria de Justiça Cível, que orienta que sejam vacinados primeiro os trabalhadores vinculados a estabelecimentos e exercício de atividades com alto risco de contaminação pelo Coronavírus e que as categorias de profissionais de educação física, integrantes de serviços veterinários e/ou que sejam exclusivamente de estética sejam vacinados em momento posterior da campanha de imunização.

CONFIRA O PASSO A PASSO DO AGENDAMENTO PARA IDOSOS ACIMA DE 80 ANOS

-Entre no site www.cuiaba.mt.gov.br e clique no banner do Vacina Cuiabá;
-Clique em PRÉ CADASTRO;
-Clique em ACEITAR E CONTINUAR;
-No campo TIPO DE DOSE escolha PRIMEIRA DOSE e clique em PRÓXIMO PASSO;
-No campo GRUPO DE RISCO escolher IDOSOS (ACIMA DE 80 ANOS) e clique em PRÓXIMO PASSO;
-Preencha todos os dados que estão marcados com * (no campo INFORME SUA PROFISSÃO, pode escrever a profissão que desempenhava ou escrever aposentado/aposentada);
– Não precisa preencher os campos INFORME O ESTABELECIMENTO/LOCAL DE SAÚDE e INFORME SEU SETOR DE TRABALHO;
-Clique em enviar cadastro;
-No campo AGENDAR SUA TRIAGEM selecione a data e o horário e clique em SOLICITAR AGENDA;
-Os idosos não precisam imprimir o QR CODE. Ao se dirigirem ao Centro de Eventos devem levar documento com foto, número do cartão SUS e comprovante de residência. Caso o idoso não tenha comprovante de residência, é preciso trazer o comprovante do filho ou do familiar com quem ele mora e um documento que prove o parentesco.

IMPORTANTE:

Em caso de erro durante o agendamento, a pessoa deve mandar um email para o endereço [email protected] pedindo o cancelamento do agendamento. Após receber o e-mail com a confirmação do cancelamento, a pessoa poderá fazer um novo agendamento.

OBSERVAÇÃO:

No ato de agendamento, caso não apareça a data e o horário na tela AGENDAR SUA TRIAGEM é porque a agenda do dia já está lotada. Neste caso é necessário fazer o agendamento no dia seguinte. A agenda é aberta diariamente às 13h.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Treinamento só dentro de casa
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA